Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword or section
Like this
184Activity
×
P. 1
Apostila de Atualidades

Apostila de Atualidades

Ratings: (0)|Views: 75,217|Likes:
Published by lu_previdencia

More info:

Published by: lu_previdencia on Apr 01, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

02/07/2014

pdf

text

original

 
Atualidades EeConcursos Você Aprovado!!! 1
CONHECIMENTOS GERAIS (ATUALIDADES)
Caro candidato, você tem em mãos uma apostila que contempla todos os conhecimentos que estão sendo cobradosnos atuais concursos públicos. “Os itens das provas objetivas avaliarão habilidades mentais que vão além do meroconhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, valorizando a capacidadede raciocínio”. Por isso mesmo, faz-se necessário uma grande disciplina, determinação e muita organização no quetange aos seus estudos para a conquista de uma vaga no serviço público. Essa apostila tem como objetivo auxiliá-lonesta conquista.O tema “Atualidades” é constantemente reescrito, tendo em vista as permanentes transformações da sociedade.Por isso, será de grande importância para os seus estudos o acompanhamento, se possível diariamente, dos principaisacontecimentos no Brasil e no Mundo veiculados pelos meios de comunicação. Sugiro que você dê preferência aosmeios de comunicação por “escrito”, exemplo: Jornais, Revistas e a Internet. Ao longo dos textos que compõem estaapostila, vários sites serão apresentados para que você possa ampliar e aprofundar os seus estudos.Sugiro que preste atenção nos seguintes temas gerais, pois as provas dos últimos anos estão, na maioria dos casos,discutindo algo em relação a um dos seguintes temas:
ATUALIDADES
Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia,energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental, segurança e ecologia,e suas vinculações históricas.Vale ressaltar algumas dicas importantes para um candidato tornar suas atividades mais eficientes:Limpe sua mesa e deixe sobre ela somente o material indispensável para a realização da tarefa imediata. Oexcesso de cadernos, papéis, livros ou pastas aguardando suas providências, provoca distração e desânimo, alémde dificultar a localização daquilo que é necessário ao desenvolvimento da atividade.Faça uma coisa de cada vez. A preocupação com várias tarefas simultâneas divide a atenção, ocasionando perdade tempo e prejuízos.Escolha um lugar para guardar os materiais que serão utilizados em seus estudos, e mantenha-o sempreorganizado. Para isso, utilize apenas os materiais necessários naquele momento, lembrando de retorná-los ao seudevido lugar após o uso. Não deixe para depois o que você puder fazer na hora.
Execute ao menos o primeiro passo, o mais rápidopossível
.Mantenha sempre à mão uma relação de tarefas. Registre-as em uma agenda, caderno ou pasta com folhas soltas. Na medida em que surgirem tarefas, determine um prazo máximo para o cumprimento de cada uma, contando comos possíveis imprevistos.Toda papelada que já foi usada e que você sabe que não terá mais utilidade, jogue no lixo. O acúmulo de lixo sóatrapalha.
INTERRUPÇÕES
Telefonemas interrompem sua concentração e quebram o ritmo de estudo. Quanto mais constantes eles forem,mais lenta será sua produção. Fofocas, passatempos e pessoas que não tem ocupação, acabam atrapalhando seuhorário de estudo e gerando perda de tempo.Procure observar quem o interrompe e com quais objetivos - na maioria das vezes é sempre a mesma pessoa.Se possível, estude em lugar isolado, onde não transitem pessoas livremente. Tire, por exemplo, cadeirasconfortáveis das proximidades de sua mesa, para que você não seja incomodado por alguém.
 
Atualidades EeConcursos Você Aprovado!!! 2
Deixe claro que você está atarefado. Continue com a caneta em posição de escrever, a máquina ligada ou o papelna mão, mostrando que você deseja continuar sua tarefa. Diga que você tem pouco tempo disponível e seja bemobjetivo. Não deixe que essas interrupções sirvam de desculpas para mais perda de tempo. Assim que a pessoa for embora,reinicie seus estudos.Seja flexível e criativo. Lembre-se que sair da rotina dá mais sabor à vida, aumenta nossa experiência e amplia as possibilidades de realizações.
Dicas Gerais
O local de estudo deve ser limpo, quieto, bem iluminado pelo sol, arejado e confortável. Deve ser um local emque você se sinta bem. A cadeira e a mesa devem ser adequadas ao seu peso/tamanho.O ambiente de estudo deve ser simples e bem organizado. Dê preferência a sua casa, a fim de não perder tempocom o trânsito. A não ser que suas condições de concentração no ambiente doméstico esteja comprometido.Evite estudar numa sala que tenha telefone, TV ou um aparelho de som.Tenha sempre à mão muitos lápis (ou lapiseiras), borrachas macias, apontadores, canetas, grampeador, réguamilimetrada, esquadros, compasso, papéis para rascunho e uma estante com os livros e apostilas para o Concurso.Acostume-se a usar sempre os mesmos lápis e canetas que você levará no dia da prova, para se familiarizar como material e diminuir o nervosismo na hora do exame.Quando estiver na sala do exame, imagine-se no seu ambiente de estudo e esqueça dos outros candidatos aoredor.Saiba que você é o seu próprio fator limitante no concurso e a concorrência não importa, pois eles provavelmenteestarão suando frio durante a prova.Para obter sucesso no estudo individual, é preciso planejar seu horário, priorizando as disciplinas nas quaisapresente maiores dificuldades e estabelecendo um cronograma para cada uma dessas matérias.Dedique o resto do dia ao estudo das matérias menos prioritárias.Estude várias horas por dia, sete dias por semana. Estude o máximo que puder, numa boa e com tranqüilidade.Será cansativo, mas será um grande investimento para o seu futuro. É melhor investir o tempo dessa maneira,não é mesmo?Como se dar bem nos resultadosPara ajudar vocês na hora da prova do concurso, aqui estão algumas dicas de como agir na hora e pouco antesdas provas:
1
 Não tome energéticos para "virar a noite", eles ajudam a te manter acordado, porem diminuem acapacidade de raciocínio.
2
Evite comer chocolate no dia da prova. Por ser muito gorduroso, demora a ser digerido e causa sonolência.
3
Se for almoçar alguma comida muito gordurosa, tome um suco de laranja ou limão para ajudar na digestãoe evitar que fique com sono, prejudicando assim o estudo.
4
 Não fique jejuando, nem coma só verduras, coma carboidratos, presentes nas massas, que são facilmentedigeridos e dão bastante energia.
5
Jante pelo menos quatro horas antes de dormir.
6
 Na hora da prova, você pode levar barras energéticas de cereais ou frutas (dê preferência a banana, maçã e pêra), para beber, água ou isotônico, chá, (como o mate) pode dar sonolência e refrigerante, gases.
7
 Na véspera da prova, não invente de comer um acarajé, scargot, bobo de camarão, coma o que já estáacostumado. Quer uma dica? Um prato de macarrão com pouco molho de tomate vai super bem
.
Boa prova!
 
Atualidades EeConcursos Você Aprovado!!! 3
ATUALIDADES
Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia,energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas.
INTRODUÇÃO
A segunda metade do século XIX e a primeira do século XX podem ser consideradas de várias formas, entre elas, como umaetapa da história da humanidade de uma dinâmica de transformações significativas. O término de revoluções burguesas e iníciodas revoluções socialistas; o surgimento das potências emergentes, como os EUA, o Japão e a Rússia, em concorrência com osimpérios europeus, principalmente com o Império britânico; os avanços tecnológicos que aumentam a produção, a produtividade ea diversidade industrial, acelerando o consumismo com um aumento na exploração dos recursos naturais seguido de umadegradação ambiental superior à homeostase, Isto é, superior à capacidade de recuperação natural, com a formação de mercadosconsumidores no Terceiro Mundo; expansão e posterior esgotamento da fase neocolonial, modificando de forma drástica a vidasócio cultural dos povos africanos, americanos e da Ásia tropical.A disputa pela hegemonia mundial provoca a Primeira Guerra Mundial, a primeira revolução socialista vitoriosa na Rússia,seguida da crise de superprodução do sistema capitalista em 1929 e chega ao auge com a Segunda Guerra Mundial terminando,assim, com a fase do capitalismo industrial ou selvagem, e iniciando o que hoje classificamos de capitalismo monopolista oufinanceiro.Estas mudanças alteram as relações internacionais de forma radical quanto ao seu eixo de comando, onde a “Nova Ordem”(EUA) substitui os impérios europeus. No final do século XX e início do XXI assistimos a profundas mudanças na organizaçãomundial. Após o final da Segunda Grande Guerra Mundial, segui-se um período de quatro décadas que podemos caracterizar comode certa estabilidade, apesar da Guerra Fria e a ocorrência de conflitos em várias partes do mundo. No início dos anos 90 o mundo participou do fim da Guerra Fria, com o desmoronamento do bloco socialista da EuropaOriental e o fim da URSS. Em seguida vários países passaram por uma série de conflitos internos e mesmo lutas com seusvizinhos, crises econômicas se sucederam em diversos lugares do globo.Estudar esse mundo de hoje significa entender as novas tendências econômicas, sociais e políticas de um mundo cada vezmais globalizado, significa também analisar a situação e as potencialidades dos continentes e dos países diante das oportunidadessurgidas com o novo panorama mundial.
RÁPIDA UTOPIA
Antes de encerrar esta seção de prognósticos para os próximos anos, seria interessante refletir sobre os significados do séculoque se encerrou e este que ora se inicia. Afinal, é do passado que retiramos boa parte da inspiração necessária para planejar omundo que desejamos.Ação à distância, velocidade, comunicação, linha de montagem, triunfo das massas, Holocausto: por meio das metáforas e dasrealidades que marcaram o século XX, aparece a verdadeira doença do progresso...O século XX talvez tenha sido menos hipócrita que os anteriores. Ele enunciou regras de convivência; certamente as violou,mas moveu processos públicos contra essas violações, e o atual está dando prosseguimento a essa dinâmica. Se isso não impedeque elas se repitam, ao menos teve influência sobre nosso comportamento cotidiano e sobre as probabilidades de um grandenúmero de cidadãos, sobretudo no mundo ocidental, viver por mais tempo, evitando abusos de poder de toda ordem.Hoje posso andar pela rua sem me fazer matar por alguém que queira manter sua trajetória na mesma calçada que a minha, esei que meus filhos não receberão cacetadas do filho de um duque como meio de aprendizagem do poder. Indivíduos prepotentestentam ainda hoje expulsar uma mulher negra do ônibus, mas a opinião pública os condena: há apenas dois séculos, teríamos pensado em agir como honestos cidadãos se tivéssemos investido uma parte de nosso pecúlio numa empresa que teria vendido essamulher como escrava aos Estados Unidos.O século XX é também o da aceleração tecnológica e científica, que se operou e continua a se operar em ritmos antesinconcebíveis. Foram necessários milhares de anos para passar do barco a remo à caravela ou da energia eólica ao motor deexplosão; e em algumas décadas se passou do dirigível ao avião, da hélice ao turborreator e daí ao foguete interplanetário.Mas as conquistas tecnológicas estão intimamente ligadas ao fato de ter sido, nesse século, que a humanidade colocou maisdiretamente em questão a sobrevivência do planeta. Um excelente químico pode imaginar um excelente desodorante, mas não possui o conhecimento que lhe permite saber que seu produto irá fazer um buraco na camada de ozônio.Vivemos no tempo da linha de montagem, no qual cada indivíduo conhece apenas uma fase do trabalho. Privado da satisfaçãode ver o produto acabado, cada um é também liberado de qualquer responsabilidade. Podem-se produzir, e isso ocorre comfreqüência, venenos sem que isso seja percebido. A vantagem da linha de montagem é permitir a fabricação de aspirinas emquantidade para o mundo todo. E rápido. Mas a outra face disso é que se pode destruir o mundo em apenas um dia.O século XX é o da comunicação instantânea. Hernán Cortez pôde destruir uma civilização e, antes que a notícia seespalhasse, teve tempo para encontrar justificativas para seu empreendimento. Hoje, os massacres da praça da paz Celestial, emPequim, tomam-se atualidades no mesmo momento em que se desenrolam e provocam a reação de todo o mundo civilizado. Masinformações simultâneas em excesso, provenientes de todos os pontos do globo, produzem um hábito. O século da comunicaçãotransformou a informação em espetáculo. Arriscamo-nos a confundir a todo instante a atualidade e o divertimento.Ciência, tecnologia, comunicação, ação a distância, princípio da linha de montagem: tudo isso tornou possível o Holocausto.A perseguição racial e o genocídio não foram uma invenção do século XX, mas o que a torna terrível em nosso tempo é o fato de o

Activity (184)

You've already reviewed this. Edit your review.
Fran Carlos liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Carlos Aparecido liked this
William Jordão liked this
Carlos Israel liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->