Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Oficina_Jogos_Teatrais

Oficina_Jogos_Teatrais

Ratings: (0)|Views: 40 |Likes:
Published by sel_rick6760

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: sel_rick6760 on Apr 01, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/27/2010

pdf

text

original

 
 
Curso de Extensão e Curso de especialização em Educação Ambiental
OFICINA DE JOGOS TEATRAISOficina Cescar 26/ 05/2007
Facilitadoras:
Bianca Miranda de AlmeidaDaniela da Silva
Contato:ramuda@ramuda.org Introdução
O teatro possui valorosa importância social na ação educativa e oferece inúmerassituações de aprendizagem, interagindo com o cotidiano da comunidade. Assim,funciona como elo entre cultura, sociedade e indivíduo.Ajuda a entender os grandes dilemas sociais e individuais, pois exige do ator e dopúblico, participação ativa, instigando o olhar sobre diferentes realidades; sualinguagem, ajuda no aprendizado sobre nós mesmos, nossas relações, o cotidiano, ahistória do país.Assim, a presente proposta pretende ampliar a vivência do teatro das pessoasinteressadas nesta forma de expressão, para formar assim, um público sensível àlinguagem teatral e capaz de utilizá-lo como instrumento para fomentardiscussões.Nosso trabalho baseia-se fundamentalmente em Augusto Boal, que fala do teatrocomo instrumento libertador de ações e visões. São utilizadas técnicas latino-americanas de teatro, teatro fórum, entre outras técnicas adaptadas, com oobjetivo de trazer à cena “o ator e o não-ator com vontade de dizer algo atravésdo teatro” (BOAL, 1979). Afinal, ”o teatro não está dentro de nada, mas se servede todas as linguagens: gesto, sons, palavras, gritos, encontra-se exatamente noponto em que o espírito tem necessidade de uma linguagem para produzir as suasmanifestações” (STANISLAWSKI).
 
Teatro - Fórum
Espetáculo baseado em fatos reais, no qual personagens oprimidos e opressoresentram em conflito, de forma clara e objetiva, na defesa de seus desejos einteresses.Neste confronto, o oprimido fracassa e o público é convidado, pelo Curinga (ofacilitador do Teatro do Oprimido), a entrar em cena, substituir o Protagonista (ooprimido) e buscar alternativas para o problema encenado.No Teatro-Fórum o espectador é estimulado a entrar em cena,improvisar como protagonista e buscar alternativas ao problema encenado
Objetivo
 
 
Aguçar os sentidos: visão, audição, tato, olfato e o sentido poético, enfim,despertar capacidades criadoras;
 
Proporcionar uma experiência coletiva prazerosa, de modo que os participantessintam-se cativados pela prática teatral;
 
Experimentar o teatro com o corpo. Vivenciar práticas de ator, tais comoaquecimento vocal e corporal, improvisação cênica e construção de personagem
 
Justificativa
Os jogos teatrais são exercícios de sensibilização sensorial e motora e servempara atrair e estimular um “elenco” de não atores a representar. Comumente, é umrecurso usado pelo diretor para deixar o ator pronto para o palco.Há um sem número de jogos teatrais para atores e não-atores. Através deles oparticipante é conduzido para si e para o outro, para a cena e para seu lugar nasociedade, para o espaço real e imaginário, para a criatividade, a ação e aexperiência mágica do contato com a platéia que a vivência do teatro proporciona.
Categoria: Alongamento
 O alongamento é uma preparação do corpo para as aulas de teatro, sem ele ficaimpossível a realização dos exercícios que virão na seqüência. O alongamentoproporciona uma melhor flexibilidade do corpo e representação do esquemacorporal.
AlongamentoPrática do remo
Em duplas os participantes deverão simular que estão em um barco em meio aomar remando. Uma hora vai para o corpo para frente e leva o outro consigo, horaoutro vai com o corpo para trás levando o outro consigo e assim sucessivamente.
 
O mediador poderá simular para os participantes um rio caudaloso, um mar bravio,mar calmo...
Categoria: Jogos e exercícios de aquecimento físico
 Os jogos servem como brincadeiras, proporcionam concentração, interação econfiança.Os alunos aprendem a se posicionar e locomover no espaço cênico, (organização doespaço e do tempo), estimulando bases psicomotoras como equilíbrio, coordenaçãoe respiração, cujo conjunto conduz à percepção e ao controle do corpo. Essesfatores formam a imagem corporal.
1)
 
Reconhecimento do espaço
Andar pelo espaço o maior homem do mundo o menor homem do mundo.
2)
 
Roda de ritmo e movimento
Forma-se um círculo com os participantes; um deles vai ao centro e executa ummovimento qualquer, acompanhado de um som e dentro de um ritmo que elepróprio inventa. Todos os (a) participantes o seguem, tentando reproduzirexatamente os seus movimentos e sons, dentro de um ritmo. Quem está no meioda roda desafia outro (a), que vai ao centro do círculo e lentamente muda demovimentos, de ritmo e de som. Todos seguem este segundo ator, que desafia umterceiro e assim sucessivamente.
3)
 
Hipnotismo
Um participante põe a mão a poucos centímetros da cara de outro e este ficacomo que hipnotizado, devendo manter a cara sempre à mesma distância da mãodo hipnotizador. Este inicia uma série de movimentos com a mão, para cima e parabaixo, fazendo com que o companheiro faça com o corpo todas as contorçõespossíveis a fim de manter a mesma distância. A mão hipnotizadora pode mudar,para fazer, por exemplo, com que o ator hipnotizado seja forçado a passar porentre as pernas do hipnotizador.
4)
 
Fila de Cegos
Duas filas. Faz-se uma fila de pessoas com os olhos fechados, esta procura sentir,com as mãos, o rosto e as mãos das pessoas da outra fila (que estarão de olhosabertos) cada qual os do ator que está na sua frente. Depois os atores separam-se e os cegos tentarão descobrir, tocando nos rosto e as mãos de todos, qual oator que estava na sua frente.
5)
 
Futebol imaginário

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->