Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
18Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Religiões históricas Comparadas

Religiões históricas Comparadas

Ratings:

4.33

(6)
|Views: 2,818 |Likes:
Published by lewry
Compara e agrupa as cinco maiores religiões do mundo tendo por base o cristianismo.
Compara e agrupa as cinco maiores religiões do mundo tendo por base o cristianismo.

More info:

Published by: lewry on May 11, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/03/2013

pdf

text

original

 
RELIGIÕES COMPARADAS1. RELIGIÕES HISTÓRICAS:
A. Islamismo B. Cristianismo C. Budismo D. Hinduísmo E. Judaísmo
2. SEITAS SECRETAS:
A. Cientologia B. Ordem Rosa Cruz C. Igreja de Satanás D. Maçonaria
3. PSEUDOCRISTÃS:
A. Mormonismo B. Testemunhas de Jeová C. Adventista do Sétimo Dia
4. ESPÍRITAS:
A. Espiritismo B. LBV
5. ORIENTAIS:
A. Hare Krishna B. Meditação Transcendental
6. UNICISTAS:A
. Unicismo B. Voz da Verdade C. Igreja Local
7. MOVIMENTO NOVA ERA
 
CRISTIANISMO BÍBLICOFUNDADOR 
: Jesus Cristo. Fundado por volta dos anos 30-33 d.C na Judéia, região da Palestina (atualIsrael).
ESCRITURAS
: A Bíblia escrita originalmente em hebraico e aramaico (Antigo Testamento) e grego(Novo Testamento).
DEUS
: O Deus Único é Trino (Um Deus em três Pessoas, não três deuses): Pai, Filho e Espírito Santo.Freqüentemente o título Deus indica a primeira pessoa, Deus Pai. Deus é um Ser Espiritual sem corpofísico. Ele é pessoal e está envolvido com a humanidade. Criou o universo do nada. É eterno, nuncamuda. É santo, amoroso e perfeito.
JESUS
: Jesus é Deus, a segunda pessoa da Trindade. Ele sempre existiu como Deus Filho e não foicriado. É plenamente Deus e plenamente Homem (duas Naturezas Unidas e não Amalgamadas). Comosegunda pessoa da Trindade, é igual a Deus Pai e Deus Espírito Santo. Para se tornar humano, foigerado pelo Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Jesus é o Único caminho para ir ao Pai, aSalvação e a Vida eterna. Ele morreu numa cruz, de acordo com o plano de Deus, como um SacrifícioCompleto e expiou os nossos pecados. Ressuscitou dentre os mortos três dias após sua morte,fisicamente imortal. Durante os 40 dias seguintes foi visto por mais de 500 testemunhas oculares.Suas feridas foram tocadas e ele comeu diante dos discípulos. Ascendeu fisicamente aos céus. Jesusregressará outra vez, visivelmente e fisicamente, no fim dos tempos para estabelecer o Reino de Deuse julgar o mundo.
ESPÍRITO SANTO
: O Espírito Santo é Deus, a terceira Pessoa da Trindade. O Espírito Santo é umapessoa, não uma força ou um campo de energia. Ele consola, repreende, convence, guia, ensina e seentristece. Ele não é o Pai, nem o Filho, Jesus Cristo.
SALVAÇÃO
: A Salvação é obtida pela Graça de Deus e não pelas obras.A Salvação é recebida pela Fé.Basta crer no coração que Jesus morreu por nossos pecados e ressuscitou fisicamente, dentre osmortos. Teremos, então, assegurados o perdão e a ressurreição do nosso corpo. Este é o PlanoAmoroso de Deus para perdoar os pecadores.
MORTE
: Depois da morte, todas as pessoas esperam o Juízo Final. As pessoas salvas e as perdidasressuscitarão. Os salvos viverão com Jesus nos céus. Os perdidos, porém, sofrerão o tormento(inferno), a separação eterna de Deus. A ressurreição corporal de Jesus garante aos crentes que elestambém terão corpos imortais.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS
: A adoração em grupo, usualmente praticada nas igrejas. Não cerimônias secretas. O batismo e a Ceia do Senhor (comunhão). Trabalho missionário voluntário. Ajudaaos necessitados: pobres, viúvas, órfãos e oprimidos. Os cristãos crêem que Jesus é o Messias Judeuprometido a Israel no Antigo Testamento. Jesus disse que os seus seguidores seriam conhecidos peloamor fraternal.
ISLAMISMO:PROFETA
: Maomé (579-632 d.C). Surgiu por volta de 610 d.C, em Meca e Medina. A sede se encontraem Meca, na Arábia Saudita. As divisões principais: Sunitas e Xiitas.
ESCRITURAS
: Alcorão, escrito em árabe. El Hadith (as palavras e obras de Maomé). A Lei de Moisés,
 
os Salmos e os Evangelhos são aceitos pelo Alcorão. Os muçulmanos, entretanto, os consideramadulterados.
DEUS
: Alá é Deus . Ele revelou o Alcorão a Maomé por intermédio do anjo Gabriel. Alá é um juizsevero e não é representado como amoroso.
JESUS
: Jesus é um dos 124 mil profetas enviados por Deus a diferentes culturas. Abraão, Moisés eMaomé são alguns.Jesus nasceu de uma virgem, mas não é o Filho de Deus sem pecado. Não é Deus.Não foi crucificado (ascendeu ao céu sem ser morto) É conhecido como Messias e Ayatollah (AyatAllah, sinal de Alá). Jesus regressará no futuro para viver e morrer.
ESPÍRITO SANTO
: O Alcorão se refere a Jesus como o Espírito de Deus. Os eruditos muçulmanosvêem o anjo Gabriel como o Espírito Santo.
SALVAÇÃO
: Os homens são basicamente bons, mas falíveis e precisam de direção. O equilíbrio entreas boas obras e as más determinam o destino eterno: paraíso ou inferno.
MORTE
: Admite a ressurreição dos corpos. Haverá um dia final para julgar e recompensar. O paraísoeterno para aqueles que creram no Islamismo, o inferno para os infiéis que não aceitaram oIslamismo.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS
: Os adeptos são chamados Muçulmanos. Vão às mesquitas (templos)para orar, ouvir sermões e conselhos. Esforço santo para expandir o Islamismo (Jihad). Cinco pilaresdo Islamismo: confessar que Alá é o único Deus verdadeiro e Maomé o seu profeta, orar cinco vezesao dia voltado para Meca, dar esmolas, jejuar durante o mês de Ramadã e fazer uma peregrinação aMeca (ao menos uma vez na vida).
BUDISMOFUNDADOR 
:Buda (Sidharta Gautama). Fundado em 525 a.C, na Índia. Ramo do Hinduísmo.
ESCRITURAS
:O Tupitaka (Os três cestos).
DEUS
:O Budismo de um modo geral, é ateísta. Muitos budistas não crêem num Deus e nem num SerSupremo. Outros acreditam que Buda seja um iluminado universal com um estado de consciênciasemelhante a de Deus.
JESUS
:Jesus Cristo é indiferente para o Budismo. Os budistas do Ocidente geralmente vêem Jesuscomo um homem iluminado.
ESPÍRITO SANTO
:O Espírito Santo não faz parte desta crença.
SALVAÇÃO
:O objetivo da vida é o Nirvana, para eliminar todos os desejos e evitar o sofrimento. Ocaminho Óctuplo é um sistema para impedir que os budistas desejem qualquer coisa.
MORTE
:As pessoas não têm alma e espírito. Os desejos e sentimentos de uma pessoa podem serreencarnados em outra pessoa. Não há céu nem inferno. Há o Nirvana (libertação final).
OUTRAS CARACTERÍSTICAS
:O caminho óctuplo recomenda: conhecimento correto, intenção, fala,conduta, esforços corretos, cuidado e meditação. Alguns grupos budistas falam acerca de um Budaeterno (força de vida). Alguns ramos budistas incluem: Zen, Nichiren Shoshu e Budismo Tibetano(ocultista).
HINDUÍSMOFUNDADOR 
:Não há um só fundador. Existem muitas seitas. Seus fundamentos abrangem um períodoque vai de 1800 a 1000 a.C, na Índia, tendo influência da religião Bramânica.
ESCRITURAS
:Muitas escrituras, incluindo o Bhagavad-Gita (antigo), o Upanishads (mais antigo) e osVedas (os mais antigos, por volta de 1000 a.C.).
DEUS
:Tudo é Deus (Panteista). Todos somos parte de Deus (Brama). As pessoas adorammanifestações de Brahma (deuses e deusas). As pessoas são deuses, mas não sabem.
JESUS
:Jesus Cristo é um mestre, um guru, o avatar (uma encarnação de Vishnu). Ele é um filho deDeus assim como são os outros. Sua morte não expia pecados e não ressuscitou dentre os mortos.
ESPÍRITO SANTO
:O Espírito Santo não faz parte desta crença.
SALVAÇÃO
:Libertação do ciclo de reencarnação. Recebida através de ioga e meditação. Pode-se termuitas vidas. A salvação final é uma união com Brama.
MORTE
:A reencarnação a um estado melhor (Carma bom) se a pessoa se portou bem. Se portou-semal, pode voltar a nascer e pagar por seus pecados passados sofrendo ( Carma mau).
OUTRAS CARACTERÍSTICAS
:Alguns discípulos usam túnicas alaranjadas e têm a cabeça raspada.Muitos hindus adoram ídolos de pedra e madeira em seus templos.Os gurus exigem obediência total.

Activity (18)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
111GGGG liked this
Saphira Lourinho liked this
Jack Amorim added this note
Quem é o autor desse texto? Tem muita coisa errada, faltou mais pesquisa, principalmente sobre o Budismo. O Budismo não é um campo do hinduísmo, as escrituras são os sutras e não somente o Tupitaka, o budismo é considerado Não-teísta ao invés de Ateísta, o budismo não nega a existência da alma especificamente, nem prega a extinção dos desejos.
Marcos Stahl liked this
Sérgio Gregory liked this
Helen Galvão liked this
Jamilly E Paulo liked this
Thiago Carlos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->