Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
22Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
14 Bioenergia

14 Bioenergia

Ratings: (0)|Views: 452|Likes:
Published by LuisMQBaros

More info:

Published by: LuisMQBaros on Apr 07, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/24/2012

pdf

text

original

 
IPPB Mediunidade & Espiritualidade 2008 Apostila 3
 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO
Como vemos nas obras da codificação espírita, Kardec dividiu a manifestação do espírito encarnado basicamente em três aspectos diferentes: espírito, perispírito e corpo físico, intimamente ligados durante o período em que dura uma encarnação.
O corpo físico, o duplo, o perispírito e uma representação do espírito, ligados pelo cordão de prata e o cordão de ouro.
O espírito pode existir sem o perispírito e o corpo físico, mas não pode se manifestar ou atuar nomundo físico mais denso sem eles. A matéria, representada pelo perispírito e o corpo físico, também podeexistir sem o espírito, mas não é capaz de sustentar a vida ou manter a vitalidade a não ser quando animada por um espírito ligado a ela.
O CORPO FÍSICOO CORPO FÍSICO
Acreditamos não ser necessário definir o corpo físico, muito embora seja conveniente convencioná-lodo ponto de vista espírita.Para o Espiritismo, o corpo físico vivo não passa de um amontoado de carne, cuja vitalidade émantida pela ligação com um espírito. O corpo físico não é capaz de pensar, raciocinar ou mesmo comandar sozinho suas funções. Todos esses processos são realizados pelo espírito. Assim também a inteligência, amente e a memória são atributos do espírito que os manifesta no mundo físico através do perispírito que, por sua vez, os transmite em forma de reação e movimentos ao corpo físico.Como parte do mundo material mais denso, o corpo físico está sujeito a todas as leis da matéria maisdensa, sendo composto pelos mesmos elementos básicos existentes na natureza. Como matéria, o corpo físiconasce, cresce, amadurece e se desgasta com o passar do tempo. Quando o desgaste é severo demais, essecorpo torna-se incapaz de continuar realizando suas funções naturais e não mais registra os comandos doespírito, cessando sua atividade vital. Nesse momento ocorre a morte do corpo físico, ponto em que o espíritoque o animava é automaticamente desligado dele para retornar ao seu meio natural de origem e manifestação:o mundo espiritual.
O ESPÍRITOO ESPÍRITO
O espírito seria a individualização do princípio inteligente do universo. Para nós, não tem formadefinida e pode ser considerado imaterial, uma vez que se compõe de algo completamente diferente de tudo oque concebemos como matéria em nosso grau evolutivo.
1
 
IPPB Mediunidade & Espiritualidade 2008 Apostila 3
Para os espíritos mais evoluídos, entretanto, o espírito tem forma e composição definida, a qual nãonos é ainda possível conhecer ou perceber, devido à nossa limitada compreensão, conhecimento, vocabulárioe termos de comparação.Para facilitar a diferenciação e o estudo, Kardec convencionou chamar de alma o espírito que seencontra encarnado, ou seja, ligado a um corpo físico de carne, e simplesmente de espírito o espíritodesencarnado, livre de um corpo físico de carne.Ambos, porém, são uma e a mesma coisa, pois o espírito não deixa de ser espírito enquanto estáencarnado. A única diferença entre o espírito encarnado e o desencarnado, é a ligação com um corpo físico decarne. No mais, o espírito será sempre o mesmo, intelectual, moral, psicológica e emocionalmente. Suaindividualidade e personalidade não se perdem e só se aperfeiçoam à medida que o espírito evolui, sejadurante as encarnações, seja durante o período que passa no plano espiritual entre uma encarnação e outra.
O PERISPÍRITOO PERISPÍRITO
Também conhecido como corpo astral, corpo extrafísico, psicossoma ou corpo espiritual, é o corposemimaterial de que se acha revestido o espírito a fim de poder se manifestar no mundo físico mais denso.É composto de substância vaporosa semimaterial retirada do fluido cósmico universal do planeta quehabita, servindo de intermediário entre o espírito e o seu corpo físico durante a encarnação, uma vez que adiferença de densidade, composição e propriedades entre os dois é muito acentuada, impedindo a interaçãodireta entre eles.Essa substância é extremamente maleável, podendo tomar a forma que o espírito desejar. É tambémelástica e passível de se tornar visível e palpável em determinadas condições, tais como as materializaçõesectoplasmáticas. É ainda bastante sensível, sendo capaz de registrar todos as nuances emocionais, morais,intelectuais e psicológicas do espírito.As características do perispírito variam de acordo com o grau evolutivo do espírito. Quanto maisevoluído for o espírito, mais sutil e vaporoso será o seu perispírito. Assim também o domínio do espíritosobre o seu perispírito varia de acordo com o avanço evolutivo que o espírito tiver feito. Quanto maisevoluído for o espírito, maior será sua habilidade para moldar, transportar, sutilizar ou adensar o perispírito deacordo com a necessidade ou a circunstância.O perispírito permanece sempre o mesmo durante as diversas encarnações de um espírito numdeterminado planeta, pois, ao contrário do corpo físico de carne, ele não se desgasta e só se transforma deuma encarnação para a outra. O que morre é apenas o corpo físico. O corpo perispiritual não morre e permanece ligado ao espírito após a morte física, refletindo o estado mental e emocional desse espírito. Noentanto, quando um espírito muda de planeta, é necessário que ele troque também de perispírito, a fim de ter um corpo perisipiritual adequado às características do planeta onde deverá se manifestar.O perispírito é sempre uma réplica perfeita do corpo físico a que se acha ligado o espírito. Melhor dizendo, é o perispírito que serve de molde para o corpo físico no momento da encarnação, sendo este últimouma cópia perfeita do primeiro, que lhe é preexistente e sobrevivente.
 Nestas figuras, vemos os filamentos energéticos se juntando para formar o cordão de prata.
Durante a encarnação, o perispírito acha-se ligado ao seu corpo físico por meio de um feixe defilamentos energéticos conhecido como cordão de prata. O cordão de prata, também composto de fluidocósmico universal, funciona como uma espécie de cordão umbilical, levando os estímulos do mundo físico aoespírito e trazendo para o mundo físico as reações do espírito a esses estímulos. Este cordão é extremamentesensível a todas as reações do espírito, podendo retrair-se ou expandir-se ao infinito dependendo de cada
2
 
IPPB Mediunidade & Espiritualidade 2008 Apostila 3
situação. Sendo um feixe de filamentos energéticos, não pode ser cortado, interrompido, embaraçado,enroscado, enrolado, arrebentado, perfurado, ou sofrer qualquer dano mecânico de qualquer natureza, seja por ação física, fluídica ou espiritual. Enquanto o corpo físico a que se encontra ligado mantiver vitalidade, ocordão de prata permanecerá íntegro, só vindo a ser rompido/cortado em definitivo por ocasião da morte docorpo físico, quando então o espírito se desliga do corpo de carne, passando a se manifestar somente pelo perispírito.Quando o espírito deve se encarnar novamente, um novo cordão de prata é formado, ligando o seu perispírito ao novo corpo físico, desde o momento da concepção. No processo de preparação para oreencarne, o espírito perde pouco a pouco sua consciência até que, no momento exato da concepção, quando éfinalmente ligado ao embrião, o espírito perde quase completamente a consciência, só vindo a recuperá-la parcialmente no momento do nascimento do novo corpo, o qual, na medida em que cresce e amadurece suasfunções, possibilita a gradativa recuperação da consciência espiritual. Durante a gestação, o perispírito sofre aação energética da ligação com seu novo corpo físico e reduz e adapta sua forma ao corpo físico de criançaem formação, ao mesmo tempo em que comanda a formação do novo corpo físico, determinando suaaparência e características morfológicas.A ligação entre perispírito e corpo físico é de molécula a molécula, sendo que os dois corpos seconfundem e misturam, interagindo entre si. É como se o perispírito estivesse dentro e em volta do corpofísico ao mesmo tempo. E como se o espírito, composto de substância completamente diversa de ambos oscorpos e totalmente desconhecida por nós, estivesse também, ao mesmo tempo, envolto por esses dois corpose envolvendo-os totalmente, interpenetrando-os continuamente.Sendo composto de matéria, ainda que em estado fluídico extremamente sutil quando comparada àmatéria que compõe o corpo físico, o perispírito também tem seu duplo energético e sua aura própria, osquais, durante a encarnação, se confundem com o duplo e a aura do corpo físico a que se encontra ligado. Ascaracterísticas da aura e do duplo variam de pessoa para pessoa, conforme veremos em seguida.
 A AURA e os CORPOS ÁURICOS  A AURA e os CORPOS ÁURICOS 
Segundo
Wagner Borges
, pesquisador, professor e prático em projeciologia e bioenergética, emhttp://www.minuto.poetico.nom.br/proj19.htm, “aura (do latim "
aura
" = sopro de ar) é o campo energéticoque se apresenta em torno do corpo denso. Aparece à percepção parapsíquica do clarividente como um campoluminoso mesclado por várias cores. Essas cores refletem a qualidade dos pensamentos e sentimentosmanifestados pela consciência.”
 Representações artísticas da aura humana.
A aura apresenta várias camadas vibratórias sobrepostas correspondentes aos diversos corpos(veículos de manifestação do espírito), por onde a consciência manifesta-se nos vários planos.Para facilitar, podemos dividi-la em três níveis ou freqüências de manifestação (para facilitar acompreensão, pedimos voltar à figura 1):
-
a
aura do corpo sico
(ou soma), também denominada duplo etérico, corpo vital, corpo bioplasmático ou simplesmente corpo energético. Reflete apenas as condições do corpo físico numdeterminado momento e suas predisposições energéticas. Contudo, é bom lembrar que o soma oucorpo físico é afetado diretamente pelo clima psíquico dos corpos sutis. É essa aura que é captadanuma foto Kirlian, como mostram as figuras abaixo.
3

Activity (22)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Paulo C Bulhões liked this
Fátima Cidreira liked this
Fabio Muzy liked this
jose_mairena liked this
Georgina Bruno liked this
Josue Passos liked this
batatinhalol liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->