Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
5Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Gestão da BE - Agrupamento

Gestão da BE - Agrupamento

Ratings: (0)|Views: 418|Likes:
Published by António Pires

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: António Pires on Apr 08, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/06/2010

pdf

text

original

 
Para uma gestão integrada dabiblioteca escolar do agrupamento
orientações
 
Sumário
Nota introdutória............................................2OrientaçõesDirector............................................3Professor bibliotecário............................................5Docentes............................................10 Anexos Afectação recursos humanos............................................16Serviço de biblioteca............................................17
 
Para uma gestão integrada da biblioteca escolar do agrupamento
 
 
2
 
 
Nota introdutória A política de criação e desenvolvimento de bibliotecas escolares (BE) considera o agrupamento como unidadeorganizacional e pedagógica com objectivos educativos comuns. Cada agrupamento deve contar com uma ou maisbibliotecas ou serviço de biblioteca, que faculte recursos capazes de apoiar o percurso formativo e curricular dosalunos. A gestão das bibliotecas escolares, no quadro do agrupamento, e a sua optimização pedagógica devem favorecero trabalho escolar de professores e alunos. Essa gestão implica uma visão de aproveitamento e uso comum daspossibilidades da BE, que pode traduzir-se em: 
uso informal do espaço, com possibilidades pedagógicas acrescidas e com impacto no funcionamentoglobal da escola;
 
agregação de recursos (livros, outros documentos e equipamentos) com um papel determinante nodesenvolvimento do gosto pela leitura e pelo saber e na formação sócio-afectiva e cognitiva dos alunos.
 
 criação de serviços e possibilidades de trabalho potenciadoras de melhores aprendizagens, comum papel importante na aquisição de competências críticas que correspondam aos desafios digitais e dainformação inerentes à Sociedade do Conhecimento.O envolvimento de todos no reconhecimento do papel da BE, bem como na criação de condições que conduzam a umuso mais eficaz dos espaços e dos recursos, é crucial no desenvolvimento das literacias para o século XXI.Todas as escolas do 1.º Ciclo e Jardins-de-Infância requerem medidas diferenciadas e integradoras como garantia decondições de igualdade no acesso aos serviços que a BE disponibiliza.

Activity (5)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
isabelmarreiros liked this
Beta Maria liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->