Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Pedagogia Espírita: um Projeto Brasileiro

Pedagogia Espírita: um Projeto Brasileiro

Ratings: (0)|Views: 107 |Likes:
Published by robertomalcan
Pedagogia Espírita: um Projeto Brasileiro
e suas Raízes Histórico-Filosóficas de Dora Alice Colombo
Pedagogia Espírita: um Projeto Brasileiro
e suas Raízes Histórico-Filosóficas de Dora Alice Colombo

More info:

Published by: robertomalcan on Apr 08, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/21/2013

pdf

text

original

 
Dora Alice Colombo(Dora Incontri)
Pedagogia Espírita: um Projeto Brasileiroe suas Raízes Histórico
-
Filosóficas
FeuspSão Paulo – 2001
 
Dora Alice COLOMBO (Dora INCONTRI),
Pedagogia Espírita: um projeto brasileiro esuas raízes histórico-filosóficas.
São Paulo, Feusp, 2001. (Tese de doutorado).Esta tese apresenta a Pedagogia Espírita, como uma proposta nascida no Brasil,atualmente o país com maior número de adeptos do Espiritismo no mundo, mascujas raízes remontam a Sócrates e Platão, passando por interpretações não-ortodoxas do Cristianismo e por pedagogos, como Comenius, Rousseau ePestalozzi, que influenciaram Kardec, educador francês e codificador da doutrinaespírita. A primeira parte da tese discute as bases epistemológias do Espiritismo, quese pretende ciência, filosofia e religião, e defende o que se chama neste trabalho de“o paradigma do espírito”. Contextualizada a doutrina de Kardec, primeiro no séculoXIX, em que surgiu, e depois no século XX, estabelecem-se paralelos e confrontoscom vertentes atuantes nesses períodos. Nesse diálogo, faz-se uma leitura crítica dealguns elementos do pós-moderno, a partir da visão espírita, propondo-se oparadigma do espírito como alternativa às perplexidades epistemológicas eexistenciais que o homem contemporâneo enfrenta. A segunda parte da teseexamina as heranças e abordagens do Espiritismo e suas conseqüênciaspedagógicas, buscando evidenciar que o paradigma do espírito vinha sendoconstituído desde os gregos e, com isso, faz-se uma releitura da tradição ocidental.Descrevendo-se especificamente as contribuições de Sócrates e Platão, Comenius,Rousseau e Pestalozzi, encerra-se esta parte com a abordagem proposta por Kardec. Na terceira parte, faz-se um estudo exploratório da teoria e da prática deuma Pedagogia Espírita emergente no Brasil, desde princípios do século XX, dandovoz a educadores e pensadores espíritas, até agora ignorados no contexto da culturabrasileira. Os que fazem parte desta análise, pela contribuição original que deram àconstrução da Pedagogia Espírita são: Eurípedes Barsanulfo (1880-1918), AnáliaFranco (1853-1919), Tomás Novelino (1901-2000), Ney Lobo (1919- ) Pedro deCamargo (Vinicius) (1878-1966) e J.Herculano Pires (1914-1979). A terceira partetermina com a apresentação de uma proposta de Pedagogia Espírita, com seusfundamentos filosóficos, princípios gerais e aplicações práticas. Conclui-se a tese,com a inserção da proposta pedagógica espírita num projeto de educação brasileira,como elemento de influência para fazer validar a dimensão espiritual do educando.
Unitermos:
Espiritismo, Pedagogia Espírita, Cristianismo, pós-moderno, tradiçãoocidental, paradigma do espírito, educação brasileira.
Linha de Pesquisa: História e Filosofia da EducaçãoBanca Examinadora:
Orientadora: Roseli FischmannExaminadores: João F. Regis de Morais, José J. Queiroz, LuizJean Lauand, Terezinha Alves Ferreira Collichio.
Data da Defesa:
17/08/2001
Dora Alice Colombo (Dora Incontri)
(1962- ), nascida em São Paulo, formada emJornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, fez mestrado naFaculdade de Educação da USP, com a dissertação “A ontologia de Pestalozzi e aprática da educação moral em Stans”. Atua como docente e consultora pedagógicaem escolas fundamentais e como professora universitária. É diretora da EditoraComenius, especializada em educação.Contato: e-mail: editoracomenius@uol.com.br.
 
Agradecimentos
 
 À Profª. Drª. Roseli Fischmann, pela coragemde assumir comigo a abertura desse espaço de diálogo e tolerância na universidade; Ao Prof. Dr. Luiz Jean Lauand, pela exemplar integridade de apoiar projetos que nãocorrespondem inteiramente às suas convicções; À Profª. Drª. Terezinha Alves FerreiraCollichio, pelos amistosos diálogos e pelaentusiástica conversão à Pedagogia Espírita; Ao Prof. Dr. Regis de Moraes, pelas tambémagradáveis trocas de idéias e ideais;À minha família na terra, que me apóia e me  fortalece: meu pai Roberto, meu irmão Luis, meus filhos espirituais, que reencontrei e adotei já crescidos, Lili, Cassi e Alê , tendo todoscompartilhado cada trecho escrito e, mais, o Alê me ajudado com leituras, pesquisas e revisão e a Lili com a revisão e com os almoços. Aos amigos Cleber Novelino, filho de Tomás Novelino e a Amélia Anhaia Ferraz, cunhada de J.Herculano Pires, pelas informações e materiais e  Eduardo Carvalho Monteiro, pesquisador espírita,que me abriu fraternalmente seu vasto e preciosoarquivo. A CNPq, pelo financiamento desta pesquisa.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->