Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
270Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Matemática - Exercícios Resolvidos - Geometria Cones

Matemática - Exercícios Resolvidos - Geometria Cones

Ratings:

4.89

(9)
|Views: 65,496 |Likes:

More info:

Published by: Matemática Mathclassy on May 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/27/2013

pdf

text

original

 
Geometria Espacial: Cones
 
O conceito de cone
Considere uma região plana limitada por uma curva suave (sem quinas),fechada e um ponto P fora desse plano.Denominamos cone ao sólido formado pela reunião de todos ossegmentos de reta que têm uma extremidade em um ponto P (vértice) e aoutra num ponto qualquer da região.
Classificação do cone
Ao observar a posição relativa do eixo em relação à base, os conespodem ser classificados como retos ou oblíquos. Um cone é dito retoquando o eixo é perpendicular ao plano da base e é oblíquo quando não éum cone reto. Ao lado apresentamos um cone oblíquo.Observação: Para efeito de aplicações, os cones mais importantes são oscones retos. Em função das bases, os cones recebem nomes especiais.Por exemplo, um cone é dito circular se a base é um círculo e é ditoelíptico se a base é uma região elíptica.
 
Elementos do cone
Em um cone, podem ser identificados vários elementos:1.Vérticede um cone é o ponto P, onde concorrem todos ossegmentos de reta.2.Basede um cone é a região plana contida no interior da curva,inclusive a própria curva.3.Eixodo cone é quando a base do cone é uma região que possuicentro, o eixo é o segmento de reta que passa pelo vértice P e pelocentro da base.4.Geratrizé qualquer segmento que tenha uma extremidade no vérticedo cone e a outra na curva que envolve a base.5.Alturaé a distância do vértice do cone ao plano da base.6.Superfície lateralde um cone é a reunião de todos os segmentos dereta que tem uma extremidade em P e a outra na curva que envolvea base.7.Superfície do coneé a reunião da superfície lateral com a base docone que é o círculo.8.Seção meridianade um cone é uma região triangular obtida pelainterseção do cone com um plano que contem o eixo do mesmo.
 
Observações sobre um cone
 
circular reto
Um cone circular reto é denominado cone de revolução por ser obtido pelarotação (revolução) de um triângulo retângulo em torno de um de seuscatetosA seção meridiana do cone circular reto é a interseção do cone com umplano que contem o eixo do cone. Na figura ao lado, a seção meridiana éa região triangular limitada pelo triângulo isósceles VAB.Em um cone circular reto, todas as geratrizes são congruentes entre si. Seg é a medida da geratriz então, pelo Teorema de Pitágoras, temos umarelação notável no cone: g²=h²+r², que pode ser "vista" na figura abaixo:A Área Lateral de um cone circular reto pode ser obtida em função de g(medida da geratriz) e r (raio da base do cone):A(lateral) = pi.r.gA Área total de um cone circular reto pode ser obtida em função de g(medida da geratriz) e r (raio da base do cone):A(total) = pi.r.g + pi.r² = = pi.r.(g+r)

Activity (270)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
Samuel Perazzo liked this
Samuel Perazzo liked this
Leon Andrade added this note
otimo esse site .. gostei mt
alexsoandra liked this
Jessika Ferreira added this note
mt bom!!!!!!
Lenimar Silveira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->