Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
564Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Matemática - Exercícios Resolvidos - Equações - Dicas para Resolução

Matemática - Exercícios Resolvidos - Equações - Dicas para Resolução

Ratings:

4.6

(5)
|Views: 184,314 |Likes:

More info:

Published by: Matemática Mathclassy on May 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/18/2013

pdf

text

original

 
Introdução às Equações
Para resolver um problema matemático, quase sempre devemos transformar umasentença apresentada com palavras em uma sentença que esteja escrita em linguagemmatemática. Esta é a parte mais importante e talvez seja a mais difícil da Matemática.
Sentença com palavras Sentença matemática
2 melancias + 2Kg = 14Kg 2 x + 2 = 14Normalmente aparecem letras conhecidas como variáveis ou incógnitas. A partirdaqui, a Matemática se posiciona perante diferentes situações e será necessárioconhecer o valor de algo desconhecido, que é o objetivo do estudo de equações.Vamos trabalhar com uma situação real e a partir dela, tirar algumas informaçõesimportantes. Observe a seguinte balança:A balança está equilibrada. No prato esquerdo há um "peso" de 2Kg e duas melanciascom "pesos" iguais. No prato direito há um "peso" de 14Kg. Quanto pesa cadamelancia?2 melancias + 2Kg = 14KgUsaremos uma letra qualquer, por exemplo x, para simbolizar o peso de cadamelancia. Assim, a equação poderá ser escrita, do ponto de vista matemático, como:2x + 2 = 14Este é um exemplo simples de uma equação contendo uma variável, mas que éextremamente útil e aparece na maioria das situações reais. Valorize este exemplosimples.Podemos observar que toda equação tem:Uma ou mais letras indicando valores desconhecidos, denominados variáveis ouincognitas;Um sinal de igualdade, denotado por =.Uma expressão à esquerda da igualdade, denominada primeiro membro;Uma expressão à direita da igualdade, denominada segundo membro.No link sobre Expressões Algébricas, estudamos várias situações contendo variáveis.A letra x é a incógnita da equação. A palavra incógnita significa desconhecida eequação tem o prefixo equa que provém do Latim e significa igual.2 x + 2 = 14
 
1o. membro sinal de igualdade 2o. membroAs expressões do primeiro e segundo membro da equação são os termos da equação.Para resolver essa equação, utilizaremos o seguinte procedimento para obter o valorde x.2x + 2 = 14 Equação original2x + 2 - 2 = 14 - 2 Subtraímos 2 dos dois membros2x = 12 Dividimos por 2 os dois membrosx = 6 SoluçãoObservação: Quando adicionamos (ou subtraímos) valores iguais em ambos osmembros da equação, ela permanece em equilíbrio. Da mesma forma, semultiplicamos ou dividimos ambos os membros da equação por um valor não nulo, aequação permanece em equilíbrio. Este processo nos permite resolver uma equação,ou seja, permite obter as raízes da equação.
Exemplos:
A soma das idades de André e Carlos é 22 anos. Descubra as idades de cada umdeles, sabendo-se que André é 4 anos mais novo do que Carlos.Resolução: Primeiro passaremos o problema para a linguagem matemática. Vamostomar a letra c para a idade de Carlos e a letra a para a idade de André, logo a=c-4.Assim:c + a = 22c + (c - 4) = 222c - 4 = 222c - 4 + 4 = 22 + 42c = 26c = 13Resposta: Carlos tem 13 anos e André tem 13-4=9 anos.A população de uma cidade A é o triplo da população da cidade B. Se as duas cidades juntas têm uma população de 100000 habitantes, quantos habitantes tem a cidade B?Resolucão: Identificaremos a cidade A com e letra A e a cidade B com B=3A. Assim:
 
A + B = 100000A + 3A = 1000004A = 100000A = 25000Resposta: Como B=3A, então a população de B é igual a: 3×25000=75000.Uma casa contendo 260m2 de área construída possui 3 dormitórios de mesmotamanho. Qual é a área de cada dormitório se as outras dependências da casa ocupam140m2 ?Resolução: Tomaremos a área de cada dormitório com letra x.3x + 140 = 2603x = 260-1403x = 120x = 40Resposta: Cada dormitório tem 40m2.
Desigualdades do primeiro grau (1 variável)
Relacionadas com as equações de 1o. grau, temos as desigualdades de primeiro grau,(também denominadas inequações) que são expressões matemáticas em que ostermos estão ligados por um dos quatro sinais:< > < >menor < maior> < menorou = igual > maiorou igual =Nas desigualdades, deseja-se obter um conjunto de todas os possíveis valores quepode assumir uma ou mais incógnitas na equação proposta.Exemplo: Determinar todos os números inteiros positivos para os quais vale adesigualdade:2x + 2 < 14Para resolver esta desigualdade, deveremos seguir os seguintes passos:

Activity (564)

You've already reviewed this. Edit your review.
Marco Lucas added this note
Já o disseram, mas eu repito: A questão da população na cidade A e B está mal! A cidade A é que tem os 75000 habitantes.
Edna Lima liked this
Mario liked this
Francis Britto liked this
Aline Maia liked this
Daniela Granhen liked this
Larissa Tito liked this
Leyla Reis liked this
Sergio Estevao liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->