Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
53Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Biologia - Aula 22 - Verminoses

Biologia - Aula 22 - Verminoses

Ratings:

4.78

(9)
|Views: 44,154|Likes:

More info:

Published by: Biologia Concurso Vestibular on May 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

06/11/2013

pdf

text

original

 
Aula 22Verminoses
Muitas parasitoses humanas são causadas por vermes, entre elasencontramos a teníase, a cisticercose, a esquistossomose, a ascaridíase,a ancilostomíase, a elefantíase.Os vermes podem apresentar o corpo achatado (filo dosplatelmintos) ou corpo cilíndrico (filo dos asquelmintos). Observeabaixo, exemplos de platelmintos e asquelmintos.
 
Principais parasitoses causadas por  platelmintos:
Teníase
A teníase é causada por tênias (ou solitárias) vermes adultos dasespécies Taenia solium e Taenia saginata, que pertencem à classeCestoda; possui o corpo dividido em: cabeça ou escólex, colo eestróbilos ou proglotes:
 
Cabeça ou escólex é a porção anterior destinada a manter aTaenia presa à parede intestinal.
 
Colo é a porção não segmentada, posterior ao escólex,responsável pela produção dos novos anéis ou proglotes porestrobilização.
 
Estróbio é constituído por vários anéis ( mais ou menos 800). Asproglotes mais próximas do colo são chamadas imaturas; asproglotes com ovários e testículos desenvolvidos sãodenominadas maduras e, no final do corpo do animal,encontramos as proglotes grávidas, com o útero cheio de ovos.A Taenia adulta é encontrada no intestino delgado do homem;destacam-se continuamente do seu corpo as proglotes grávidas,que são eliminadas com as fezes humanas.Esse anéis contêm ovos que também são liberados e ingeridos pelohospedeiro intermediário (porco ou boi).
 
ParasitasHospedeirointermediárioHospedeirodefinitivo
Taenia soliumporcohomemhomemboiTaenia saginata
 
Ciclo de vida da Taenia solium
O porco ingere os ovos, e estes, ao atingir o seu estômago, a cascado ovo é digerida, libertando a larva oncosfera ou hexacanta (6espinhos). A larva passa para o intestino e cai na circulação sangüínea,atingindo a musculatura estriada e o sistema nervoso do porco, onde setransforma em cisticerco (larva). Cada cisticerco tem de 0,5 a 1,0 cm dediâmetro e o aspecto de um grão de canjica.O homem desenvolve a doença ao ingerir a carne de porco crua oumal cozida, contendo cisticercos vivos.
Cisticercose
É uma doença causada pela presença do cisticerco no sistemanervoso, provocando sérios problemas neurológicos e até a morte. Ohomem adquire essa doença, ingerindo os ovos da Taenia solium.

Activity (53)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Karine Schultz liked this
Filipi Gomes added this note|
ese dimdim e do pai dele
Lucimara Diniz liked this
Fernando Alex liked this
Luana Segatto liked this
Laís Fernandes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->