Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
95Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Biologia - Aula 06 - Mitose

Biologia - Aula 06 - Mitose

Ratings:

4.64

(11)
|Views: 27,965 |Likes:

More info:

Published by: Biologia Concurso Vestibular on May 15, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/01/2013

pdf

text

original

 
Aula 6Mitose
A mitose nos seres pluricelulares é responsável pelo crescimento,devido ao aumento do número de células e reposição das célulasmortas, por exemplo, a epiderme é renovada a cada 28 dias.
Fases da mitose
Prófase
Prófase:
Durante a prófase, ocorre duplicação dos centríolos, aformação de ásteres ao redor dos mesmos e formação do fuso mitótico.Enquanto os cromossomos iniciam a sua condensação, o nucléolo ea carioteca desintegram-se até desaparecer, e os cromossomos ligam-seao fuso mitótico através do centrômero.
Metáfase:
Os cromossomos atingem o graumáximo de condensação, tornando-se bem visíveisao microscópio. Ocupam a região equatorial dacélula. Nessa fase, é possível fazer a análise docariótipo da célula e descobrir se há uma anomaliacromossômica.
 
Anáfase:
Separação das cromátides irmãs, quepassam a formar cromossomos simples (fita única).Fibras do fuso tracionam os cromossomos para ospólos.
Telófase:
Ocorre a citocinese, divisão do citoplasma.Os cromossomos descondensam-se e desaparece o fuso mitótico.No final da telófase, temos duas células - filhas idênticas entre si eidênticas à célula - mãe.
Importante:
Os vegetais superiores não possuem centríolo(mitose acêntica), e, portanto, não formam ásteres (mitose anastral).A citocinese nos vegetais é chamada centrífuga devido à formaçãode vesículas no centro da célula, que se dividem para periferia. Ocorre afusão das mesmas, formando uma placa que separa as duas células -filhas.
Diferença entre mitose animal e vegetal
VegetalAnimalastralcitocinese centrípetacêntricaanastralcitocinese centrífugaacêntrica
 
Citocinese vegetal
Durante o ciclo celular, ocorrem modificações na quantidade deDNA, mas não no número dos cromossomos. Ocorrem tambémmodificações na estrutura dos cromossomos, observe as mudançasabaixo:Após a mitose as células - filhas entram em grande atividademetabólica – intérfase.Durante a intérfase, ocorre intensa síntese de RNA e proteínasnos períodos G1 e G2, e duplicação do DNA no período S.

Activity (95)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Nando Sousa liked this
Rita Luis liked this
origem1859 liked this
Fábio Júnior liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->