Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
80Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Física - Resoluções - Calorimetria

Física - Resoluções - Calorimetria

Ratings:

4.67

(3)
|Views: 39,993|Likes:

More info:

Published by: Física Concurso Vestibular on May 15, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/04/2013

pdf

text

original

 
COMO ESTUDAR FÍSICA
Quando você estuda Português ou História, uma lição passada pelo professorabrange, na maioria das vezes, um grande número de páginas de texto. A Física, tal como aMatemática, é mais condensada. Uma lição de Física pode reduzir-se apenas a uma ou duaspáginas. Você poderia decorar a lição, mas isto não lhe adiantaria nada. Algumas vezes, oseu trabalho é compreender urna lei. Depois de compreender essa lei - e a lei é muitas vezesexpressa por uma equação - e a puder explicar e aplicar na resolução de problemas, vocêterá aprendido a lição.
Sugestões para o estudo:
1. Leia toda a lição, a fim de saber do que se trata.2. Leia novamente a lição, porém, mais devagar, e escreva no seu caderno a lei (se houveralguma) e outros pontos importantes da lição. Verifique se você compreende cada parágrafo.Certifique-se também se compreende o verdadeiro significado de cada palavra nova. Estudecom cuidado as definições de termos como "trabalho" e "potência" até ficar completamenteseguro do seu verdadeiro sentido em Física.3. Se a lei for expressa por uma equação matemática, pergunte a si mesmo de que maneiracada símbolo da equação está relacionado com a lei. Por exemplo, (trabalho =força . deslocamento) nos diz que, duplicando-se o deslocamento, se duplica o trabalhorealizado e, do mesmo modo, fazendo duplicar a força, duplica-se o trabalho produzido.4. Resolva os problemas incluídos no texto do seu livro.5. Discuta a lição com os seus colegas.Durante a aula e o trabalho de laboratório1. Faça, sem hesitação, perguntas a respeito do que você não compreende.2. Esteja alerta e pronto a explicar o que você compreende.3. Pense por você mesmo; faça o seu trabalho. Você não pode aprender Física olhando parao seu companheiro.
Revisão para as provas:
1. Estude todos os dias, conscienciosamente, as suas lições. Reveja as notas que tomou naúltima aula. Nunca deixe as suas notas se acumularem, sem estudá-las metodicamente.2. Antes da prova, escreva todos os pontos difíceis da parte que está revendo; façaperguntas sobre os mesmos, na aula.3. Pense nas perguntas que faria se você fosse o professor. Tente responder, você mesmo, aessas perguntas.4. Faça uma “cola” com as fórmulas ou conceitos mais importantes. Não exagere. Coloqueapenas pontos importantes da matéria.
Durante as provas:
1. Antes do professor distribuir a prova, dê uma última “olhadinha” na cola que você fez.
 
2. Guarde a cola dentro da sua pasta. Você não a usará, já que já memorizou tudo que tinhanela.3. Ao receber a prova escreva, em algum lugar dela, tudo que puder de fórmulas, conceitose exemplos. Essas anotações serão muito úteis quando você estiver cansado e surgirem osfamosos “brancos” de memória.4. Faça as questões da prova como se estivesse resolvendo os testes em casa, com calma emuita atenção. Lembre-se que sempre existirão mais questões “fáceis” do que “difíceis” .5. Lembre-se que quando um aluno diz que foi mal numa prova, é devido aos erros nasquestões “fáceis”. Todo aluno que vai mal usa como desculpa as tais questões “difíceis” comoargumento para mascarar sua falta de estudos.
COMO RESOLVER PROBLEMAS DE FÍSICA
O seu professor passa problemas numéricos para que você possa aumentar a suacapacidade em resolvê-los ou possa compreender alguma lei cientifica.Por exemplo, uma das primeiras equações que aprendemos é:Resolvendo esta equação, você aprende a relação entre a força necessária para mover umobjeto e o peso deste.Sugerimos seis etapas para resolver os problemas1. Leia o seu problema cuidadosamente; compreenda o que está enunciado.2. Escreva cada item que é dado.3. Escreva o que pretende determinar.4. Desenhe um diagrama simples com os dados do problema e do que pretende determinar.5. Pense num modo de resolver o problema. (Use uma equação, se possível).6. Resolva o problema, eliminando tudo aquilo que for desnecessário, onde for possível eaconselhável.Verifique a resposta obtidaPergunte a si mesmo se a solução encontrada é lógica ou não. Se a sua resposta a umproblema sobre movimento é que um automóvel se move com uma velocidade de 1.500km/h, (!) provavelmente a solução encontrada não está certa e o melhor que tem a fazer éverificar tudo novamente. Todas as vezes que você usa uma equação, pode verificar, atécerto ponto, a correção do seu resultado substituindo a resposta na equação. Elimine ostermos semelhantes em ambos os membros da equação. Finalmente, se obtiver doismembros iguais, você pode concluir que a solução algébrica está correta. Deve, pois,procurar o erro noutra parte do problema.
 
Problema:Calorimetria#01
Uma piscina com 40m
2
contém água com profundidade de 1m. Se a potência absorvida daradiação solar, por unidade de área, for igual a 836W/m
2
, o tempo de exposição necessáriopara aumentar a temperatura da água de 17
o
C a 19
o
C será, aproximadamente, de:"Calculando a quantidade de energia:Calculando o tempo necessário para que ocorra a absorção de energia suficiente (supondoperda zero):
Problema:Calorimetria#02
UFRGS 2001Uma mistura de gelo e água em estado líquido, com massa total de 100 g, encontra-se àtemperatura de 0°C. Um certo tempo após receber 16.000 J de calor, a mistura acha-secompletamente transformada em água líquida a 20°C. Qual era, aproximadamente, a massade gelo contida na mistura inicial? [Dados: Calor de fusão do gelo = 334,4 J/g; calorespecífico da água = 4,18 J/(g.°C)].(A) 22,8 g(B) 38,3 g(C) 47,8 g(D) 72,8 g(E) 77,2 gChamando detemos então

Activity (80)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Taislan Diêgo added this note
uma pedra de gelo a 0ºC é colocada em 200g de água a 30ºC, num recipiente de capacidade térmica desprezivel e isolado termicamente. O equilibrio térmico se estabelece em 20ºC.qual a massa da pedrade gelo? (dados calor especifico da agua c=1,0cal/gºC; calor latente de fusao de gelo L=80cal/g
Judson Duda liked this
Hudson Venturim liked this
Silvani Caproni liked this
ludmila001 liked this
Mauricio Cardoso liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->