Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
70Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Contabilidade Geral - Como Entender Balanços

Contabilidade Geral - Como Entender Balanços

Ratings:

5.0

(4)
|Views: 15,119 |Likes:
Published by Debiticia

More info:

Published by: Debiticia on May 16, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/28/2013

pdf

text

original

 
COMO ENTENDER BALANÇOS
 
Antoninho Marmo Trevisan
 
Destrinchar os segredos de um Balanço não é nenhum bicho de sete cabeças. Com 35questões, cujas respostas você agora vai conhecer, Ter acesso aos mistérios da contabilidadeserá muito mais fácil.A partir daqui você vai poder desenvolver conhecimentos mais amplos sobre análise deBalanços, ponto fundamental para que investidores, administradores e demais usuáriosidentifiquem a situação financeira de uma empresa, sua liquidez, sua rentabilidade e suastendências.1. O que é Balanço?2. O que é Ativo?3. O que é Passivo?4. O que é Patrimônio Líquido?5. Quais são as demais Demonstrações Contábeis de uma empresa, além do BalançoPatrimonial?6. Qual é o conjunto de informações que uma empresa deve divulgar para fazer a suaprestação de contas?7. É obrigatória a publicação das Demonstrações Contábeis?8. O que é o Parecer dos Auditores Independentes?9. Em que ordem as informações do Balanço devem ser analisadas?10. Qual a importância dos Princípios Fundamentais da Contabilidade?11. O que acontece com uma empresa que não obedece a um Princípio Fundamental daContabilidade?12. Quais são os Princípios Fundamentais da Contabilidade?13. O que diz o Princípio da Continuidade?14. O que dizem os Princípios do Custo como Base de Valor e Denominador Comum Monetário?15. O que são os Princípios de Realização da Receita e de Confronto das Despesas com asReceitas e com os Períodos Contábeis?16. Qual a diferença entre custo e despesa?17. O que é receita?18. O que é Demonstração do Resultado do Exercício?19. O que é Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido?20. O que é dividendo?21. Para que servem as Notas Explicativas?22. Por que o Balanço é dividido em Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e em Contas?23. Se o Ativo representa os bens e direitos da empresa, por que as Contas do Ativo têmsaldos devedores?24. Como a empresa registra no seu Ativo os chamados bens intangíveis, como o seu "know-how", a tradição, a marca e tantos outros?25. Como se dividem as contas do Balanço?26. O que é Ativo Circulante?27. O que é Passivo Circulante?28. O que é Capital de Giro e qual o objetivo da Demonstração de Origens e Aplicações deRecursos?29. E quando existe dúvida quanto ao registro de uma perda ou divulgação de umainformação?30. Por que se diz que o "Balanço não bate", que "se está procurando uma diferença" ou quese está "fechado para Balanço"?31. Como é iniciado um Balanço?32. Como fica o Balanço num segundo momento, se a empresa tomar um empréstimobancário?33. Como fica a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos?34. E os lançamentos contábeis para registrar esses fatos?35. O que significa Consolidação de Balanços?
 
 
 
1. O que é Balanço? 
 O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações contábeis preparadas pelas empresas edemais organizações. Mostra a posição numa determinada data, normalmente 31 dedezembro, como se fosse uma fotografia. Está dividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
2. O que é Ativo? 
 É a parte do Balanço que demonstra onde foram aplicados os recursos da empresa. O Ativoestá representado pelos bens e direitos. Inclui, por exemplo, o dinheiro em caixa e em bancos,estoques de mercadorias, equipamentos, imóveis, duplicatas a receber, entre outros.
3. O que é Passivo? 
 São recursos de terceiros colocados na empresa através de obrigações ou dívidas. É tudoaquilo que ela deve na data do balanço.
4. O que é Patrimônio Líquido? 
É a outra parte dos recursos da empresa chamados de próprios, porque pertencemverdadeiramente aos donos. É a diferença entre o Ativo e o Passivo. Uma empresa pode termuitos bens, mas se ela tiver muitas dívidas também, o patrimônio dos donos poderá ser nuloou até negativo.
5. Quais são as demais Demonstrações Contábeis de uma empresa, além do BalançoPatrimonial? 
 a. Demonstração do Resultado do Exercício;b. Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos;c. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, que nas empresas de capital fechadopode ser substituída pela Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados; ed. Notas Explicativas.
6. Qual é o conjunto de informações que uma empresa deve divulgar para fazer a sua prestação de contas? 
 a. Relatório da Administração;b. Demonstrações Contábeis e as Notas Explicativas que as integram; ec. Parecer dos Auditores Independentes, que é obrigatório para as empresas de capital abertoe instituições financeiras, além de algumas outras.
7. É obrigatória a publicação das Demonstrações Contábeis? 
 Para as sociedades por ações, sim, de acordo com a Lei 6404 de 15 de Dezembro de 1976,que, em seu artigo 133, determina a publicação dessas informações. As empresas de capitalaberto sujeitam-se, ainda, às normas da Comissão de Valores Mobiliários - CVM, que é o órgãofiscalizador do mercado de capitais. Empresas de capital aberto são aquelas que têm suasações, ou quaisquer outros de seus valores mobiliários, negociados em bolsa ou em mercadode balcão.
 
8. O que é o Parecer dos Auditores Independentes? 
 O Parecer do Auditor trata da qualidade das demonstrações contábeis em relação a:a. Práticas contábeis de aceitação geral e apropriadas às circunstâncias;b. Demonstrações e notas com informações suficientes sobre assuntos que possam afetar seuuso, entendimento e interpretação; ec. Conteúdo das demonstrações classificadas e agrupadas de maneira apropriada.O parecer compõe-se basicamente de três parágrafos:1. identificação das Demonstrações Contábeis e definição das responsabilidades daadministração e dos auditores;2. extensão dos trabalhos; e3. opinião sobre as Demonstrações Contábeis.
9. Em que ordem as informações do Balanço devem ser analisadas? 
 A primeira coisa que você deve ler é o Relatório da Administração, que, adequadamenteelaborado, reúne melhores condições de entendimento e apresenta uma análise corporativa,setorial e financeira. Também enfoca projeções e contém, ainda, informações do passadoexplicando o desempenho do período e as tendências. Em seguida, é recomendável a leituradas Notas Explicativas, que tratam do contexto operacional e das práticas contábeis adotadasde acordo com os Princípios Fundamentais da Contabilidade. Depois, você deve passar àDemonstração do Resultado, ao Balanço Patrimonial, à Demonstração das Origens e Aplicaçõesde Recursos e às Mutações do Patrimônio Líquido. As Notas Explicativas devem ser lidas emconjunto com o Balanço, pois são um detalhamento desse demonstrativo. Não deixe de ler oParecer dos Auditores Independentes, que trata da qualidade das Demonstrações Contábeis.Nesse parecer poderão estar contidas informações que modificarão completamente sua opiniãosobre a empresa. Normalmente, as demonstrações são apresentadas em colunas comparativaspara facilitar a análise da evolução de um ano para o outro. Propicia, também a comparaçãode, pelo menos, dois anos, pois o Princípio Contábil da Consistência prevê a utilização decritérios de valorização e avaliação semelhantes. Em alguns momentos, novas colunas sãocriadas para mostrar a situação da empresa dentro do que manda a lei e de acordo com ainflação.
10. Qual a importância dos Princípios Fundamentais da Contabilidade? 
 O objetivo dos princípios é garantir a comparação e a integridade das DemonstraçõesContábeis e, por isso, são homologados por órgãos internacionais de contabilidade. No Brasil,além da CVM, também pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, com a elaboração doInstituto Brasileiro de Contadores - IBRACON. Eles permitem a você ter uma razoável garantiade que a empresa e a administração utilizaram critérios uniformes em relação às demaisempresas brasileiras e ao restante do mundo. Sem os princípios contábeis, seria uma grandeconfusão, pois cada empresa adotaria o seu critério e seria impossível fazer qualquercomparação entre elas. Os princípios buscam assegurar regras definidas e eqüitativas. Vocêdeve ter em mente que a contabilidade e os critérios adotados baseiam-se no princípio geralda sinceridade e seriedade da informação contábil.

Activity (70)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Luisa Amieiro liked this
Lorivan Bezerra added this note
Gostei ta bem explicado
Moacir Pereira da Silva added this note
Muito bom gostaria de receber um resumo desse conteudo se for possível.
MUITO INTERESSANTE ESSA EXPLICAÇÃO
Nanci Rocha added this note
Gostaria de obter mais informações referente as demonstrações aqui mencionadas.
Cristiane Ferreira added this note
muito bom!!! bem explicado...
Ricardo Ribeiro liked this
Jozana Marins added this note
muito bom ,parabens

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->