Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
8Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Mulher Cristã no Lar

Mulher Cristã no Lar

Ratings:

5.0

(2)
|Views: 1,316 |Likes:
Published by jcruz

More info:

Published by: jcruz on May 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/20/2012

pdf

text

original

 
1
 A Mulher Cristã no Lar
Owen D. Olbricht
Mulher
 A C
ristã
 Mulher virtuosa, quem a achará?O seu valor muito excede o de finas jóias….........................................................................Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa;seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente,mas tu a todas sobrepujas(Provérbios 31:10, 28, 29).
Provérbios descreve com beleza uma mulherpiedosa agindo dentro do lar. Ela tem a confiançado marido, trata-o bem e o ajuda a sustentar afamília. O coração dela atenta para que o maridoe os filhos recebam os devidos cuidados. Nosnegócios, ela é astuta. A compaixão dela alcançaos pobres e ela ajuda no sustento deles. Ela falacom sabedoria. Por causa da maneira como elademonstra seu amor pelos membros da família,eles a admiram e falam bem dela. As própriasobras que ela realiza a louvam (Provérbios 31:10–31). “Enganosa é a graça, e vã, a formosura, masa mulher que teme ao Senhor, essa será louvada”(Provérbios 31:30).Uma boa mulher é de grande valor nacomunidade em que vive e é uma influênciapara o bem dentro do seu lar. “O que acha umaesposa acha o bem e alcançou a benevolência doSenhor” (Provérbios 18:22). “A mulher graciosaalcança honra” (Provérbios 11:16). “A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do Senhor,a esposa prudente” (Provérbios 19:14).As mulheres têm sido a força ou a derrota demuitos homens e de muitas famílias. Lemos: “Amulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas aque procede vergonhosamente é como podridãonos seus ossos” (Provérbios 12:4). “A mulhersábia edifica a sua casa, mas a insensata, com aspróprias mãos, a derruba” (Provérbios 14:1).
A MULHER COMO MÃE
É impossível superestimar a influência da es-posa no lar. A vida dela exerce um grande impactosobre a família; geralmente, é ela quem passamais tempo com os filhos. A direção para a qualos filhos vão geralmente reflete a vida da mãe.A Bíblia admoesta em especial os pais (mari-dos) a instruírem os filhos. Paulo escreveu: “Evós, pais [homens], não provoqueis vossos filhosà ira, mas criai-os na disciplina e na admoestaçãodo Senhor” (Efésios 6:4). Esta orientação pressu-põe que as mães, por natureza, instruem os filhos,enquanto que os homens às vezes negligenciamesse dever. Todavia, a responsabilidade final recainos ombros do pai. Um exemplo disso é acondenação de Eli por não ter corrigido seusfilhos (1 Samuel 2:29, 30; 3:13, 14). A promessadivina de abençoar Abraão estava ligada àexigência de que este instruísse seus filhos e a suacasa no caminho de Deus (Gênesis 18:19).Obviamente, as mães têm uma responsabili-dade importante na instrução dos filhos dentrodo lar. Maria, e não José, foi quem repreendeu omenino Jesus por ter ficado em Jerusalém: “Filho,por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, afli-tos, estamos à tua procura” (Lucas 2:48b). Pauloreferiu-se às mulheres que haviam influenciadoa fé de Timóteo: “pela recordação que guardo de
tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramen-
te, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice,e estou certo de que também, em ti” (2 Timóteo1:5). Grandes mulheres criaram filhos valorosos.Os filhos são obrigados a obedecer aos pais.
 
2
Na aliança que Deus fez com Israel, Ele instruiuos filhos a honrarem a mãe e o pai (Êxodo 20:12;Deuteronômio 5:16). Salomão deu o seguinteconselho ao filho:
Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes
a instrução de tua mãe (Provérbios 1:8; 6:20).Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes atua mãe, quando vier a envelhecer (Provérbios23:22).
Grandemente se regozijará o pai do justo, e quem
gerar a um sábio nele se alegrará. Alegrem-seteu pai e tua mãe, e regozije-se a que te deu àluz (Provérbios 23:24, 25).
O Novo Testamento abordou esse tema. Paulocitou a aliança e disse para os filhos honrarem aseus pais e a suas mães (Efésios 6:2), após dar-lhes esta instrução: “Filhos, obedecei a vossospais no Senhor, pois isto é justo” (Efésios 6:1). Eletambém disse: “Filhos, em tudo obedecei a vossospais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor”(Colossenses 3:20). Como aqui a palavra “pais”inclui o pai e a mãe, os filhos são orientados aobedecer tanto à mãe como ao pai. Mães e paispartilham da responsabilidade de instruir osfilhos. Os filhos que desobedecem às mães estãodesobedecendo ao mandamento de Deus.Paulo retratou a maligna sociedade gentilcomo sendo desrespeitosa e desobediente aospais, o que inclui desobediência às mães. Aquelesque tratam seus pais desse modo são alistadosentre os que assassinam, os que estão cheios demaldade e têm a mente depravada (Romanos1:28–31), e também entre os egoístas, jactanciosos,inimigos do bem, traidores (2 Timóteo 3:2–4).Alguns são ainda citados como assassinos dospróprios pais (1 Timóteo 1:9).Debaixo da lei de Moisés, os filhos que semostrassem desobedientes aos pais ou às mãesdeveriam ser severamente castigados. Levítico20:9 diz: “Se um homem amaldiçoar a seu pai oua sua mãe, será morto; amaldiçoou a seu pai oua sua mãe; o seu sangue cairá sobre ele”. (Vejatambém Deuteronômio 22:18–21.)As mães e as mulheres em geral devem sertratadas com respeito. Paulo instruiu Timóteo arespeitar as mulheres idosas como a mães, e atratar as mais jovens como a irmãs, com toda apureza (1 Timóteo 5:2). Isto mostra a atitude dePaulo para com as mulheres e a honra que deveriaser dada às mães e a todas as mulheres. O NovoTestamento apresenta as mulheres que viverampela causa de Jesus como sendo dignas de elevadaconsideração.
A MULHER COMO ESPOSA
As instruções que as mulheres idosas deve-riam dar às mais jovens revela o lugar importanteda esposa dentro do lar:
Quanto às mulheres idosas, semelhantemente,que sejam sérias em seu proceder… sejammestras do bem, a fim de instruírem as jovensrecém-casadas a amarem ao marido e a seusfilhos, a serem sensatas, honestas, boas donasde casa, bondosas, sujeitas ao marido, paraque a palavra de Deus não seja difamada(Tito 2:3–5).
Essas instruções indicam que as jovens esposasdevem ser boas mães dentro do lar. Elas devemamar seus maridos (gr.:
 philandrous
) e filhos (gr.:
 philoteknous
). O amor que devem ter pelosmaridos e filhos é definido como “amor”
 phile
 , enão “amor”
agape
. Esta palavra pode ter sidousada para expressar a afeição e a amizade queuma mulher deve ter pelo marido e pelos filhos.Esse amor evidentemente pode ser ensinado edesenvolvido.As esposas também são instruídas a serem
oikourous
 , literalmente “trabalhadoras em casa”,um termo encontrado no Novo Testamentosomente em Tito 2:5. A declaração feita àsmulheres — em contraste com a dos maridos,cuja responsabilidade é de sustentar a família —é que elas tomem conta da casa. O versículo nãorevela até que ponto essa instrução se limita;porém, a descrição da mulher virtuosa indicaque sua atividade não se limitava ao lar (Pro-vérbios 31:14, 16, 24). As viagens e atividadesde Priscila, em Atos 18:18, também indicamque as mulheres não estavam exclusivamentelimitadas ao lar.
CONCLUSÃO
Nunca é demais salientar a importância damulher cristã no lar. Ela dá o toque feminino queo homem não consegue dar. O cuidado terno damulher, seu modo compreensivo, sua amávelpreocupação e seu espírito bondoso acrescentamao lar o que nenhuma outra pessoa pode dar. Osfilhos buscam nela força e ânimo, conselho eajuda e todos aqueles pequenos detalhes quemuitas vezes são ignorados pelo homem no lar.

Activity (8)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Tonleo Ton liked this
victoriagrosche liked this
waldircomp5621 liked this
shirleymoreira liked this
oliv13 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->