Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
493Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Matemática - Ensino Fundamental - É Fácil Aprender Frações

Matemática - Ensino Fundamental - É Fácil Aprender Frações

Ratings:

4.78

(36)
|Views: 502,026|Likes:

More info:

Published by: Matemática Mathclassy on May 22, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/19/2013

pdf

text

original

 
Curso de Matemática - Módulo 5
 É fácil aprender frações?
Os números naturais são aqueles com os quais as crianças têm o primeiro contato:0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8,...No entanto, esses números não conseguem resolver certos problemas que as fraçõesresolvem. Vejamos um exemplo:Pelo telefone, Dona Maria dá uma receita de bolo a Dona Lúcia.-Use 2 xícaras de farinha e menos que a metade de uma xícara de requeijão... Não. É menosque a metade, mas é mais que a metade da metade.Ficou complicado, não é mesmo? É provável que Dona Maria estivesse pensando numaquantidade equivalente à fração (um terço):Se tivesse dito "um terço", Dona Lúcia teria entendido melhor a receita..., se soubessefrações.Este foi um pequeno exemplo da utilidade das frações. Veremos outros no decorrer dessalição.Note que, na maneira de Dona Maria dar a receita, há um outro problema: as xícaras emgeral têm um formato que torna difícil saber o que é exatamente a metade. Por isso, nailustração representamos uma caneca, na qual é fácil marcar a metade.Cláudia teve sua primeira aula sobre frações. Ela aprendeu que a parte sombreada desseretângulo corresponde à fração (dois terços).Perguntamos à Cláudia:- Por que ?- Porque o retângulo foi dividido em três partes e nós pintamos duas partes, respondeu amenina.Aparentemente, ela tinha aprendido muito bem a lição. No entanto, ao apresentarmos estanova figura, Cláudia afirmou que (três quartos) da figura estavam sombreados:
 
 Ora, sabemos que, a região sombreada não corresponde a , porque a figura não foidividida em 4 partes iguais.Para se ter uma fração é preciso considerar:
 
uma unidade ou um todo;
 
uma divisão dessa unidade ou desse todo em
partes iguais;
 
 
um certo número dessas partes iguais.Provavelmente ninguém havia alertado Cláudia sobre esse detalhe: as partes devem seriguais. Embora esta idéia seja muito importante, freqüentemente passa despercebida aosnossos alunos.Uma fração é sempre representada por dois números naturais:Essas designações têm razão de ser: "denominador" significa "aquele que dá o nome" (noexemplo acima, estamos lidando com "terços") e "numerador" significa "aquele que dá onúmero de partes consideradas". Portanto, os nomes das frações dependem do número departes em que a unidade é dividida e do número de partes que estamos considerando.Vejamos alguns exemplos:
 
 
FRAÇÕES COM DENOMINADORES 10, 100, 1000, 10000,etc. :
 3/10 três décimos  37/100 trinta e sete centésimos  4/1000 quatro milésimos  71/10000 setenta e um sobre dezmil Quando Marcelo começou a aprender frações, resolvia facilmente exercícios como estes:

Activity (493)

You've already reviewed this. Edit your review.
Carlos Rodrigues liked this
Sergio Baleixo Peres added this note|
adoro este site eu sei que já disse isto umas 500 vezes mas este site é o melhor de detudo.
Antonio Lopes liked this
Michele Jenifer liked this
Gleice Pereira liked this
Magda Mongelli liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->