Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
493Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Matemática - Ensino Fundamental - É Fácil Aprender Frações

Matemática - Ensino Fundamental - É Fácil Aprender Frações

Ratings:

4.78

(36)
|Views: 258,597 |Likes:

More info:

Published by: Matemática Mathclassy on May 22, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/19/2013

pdf

text

original

 
Curso de Matemática - Módulo 5
 É fácil aprender frações?
Os números naturais são aqueles com os quais as crianças têm o primeiro contato:0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8,...No entanto, esses números não conseguem resolver certos problemas que as fraçõesresolvem. Vejamos um exemplo:Pelo telefone, Dona Maria dá uma receita de bolo a Dona Lúcia.-Use 2 xícaras de farinha e menos que a metade de uma xícara de requeijão... Não. É menosque a metade, mas é mais que a metade da metade.Ficou complicado, não é mesmo? É provável que Dona Maria estivesse pensando numaquantidade equivalente à fração (um terço):Se tivesse dito "um terço", Dona Lúcia teria entendido melhor a receita..., se soubessefrações.Este foi um pequeno exemplo da utilidade das frações. Veremos outros no decorrer dessalição.Note que, na maneira de Dona Maria dar a receita, há um outro problema: as xícaras emgeral têm um formato que torna difícil saber o que é exatamente a metade. Por isso, nailustração representamos uma caneca, na qual é fácil marcar a metade.Cláudia teve sua primeira aula sobre frações. Ela aprendeu que a parte sombreada desseretângulo corresponde à fração (dois terços).Perguntamos à Cláudia:- Por que ?- Porque o retângulo foi dividido em três partes e nós pintamos duas partes, respondeu amenina.Aparentemente, ela tinha aprendido muito bem a lição. No entanto, ao apresentarmos estanova figura, Cláudia afirmou que (três quartos) da figura estavam sombreados:
 
 Ora, sabemos que, a região sombreada não corresponde a , porque a figura não foidividida em 4 partes iguais.Para se ter uma fração é preciso considerar:
 
uma unidade ou um todo;
 
uma divisão dessa unidade ou desse todo em
partes iguais;
 
 
um certo número dessas partes iguais.Provavelmente ninguém havia alertado Cláudia sobre esse detalhe: as partes devem seriguais. Embora esta idéia seja muito importante, freqüentemente passa despercebida aosnossos alunos.Uma fração é sempre representada por dois números naturais:Essas designações têm razão de ser: "denominador" significa "aquele que dá o nome" (noexemplo acima, estamos lidando com "terços") e "numerador" significa "aquele que dá onúmero de partes consideradas". Portanto, os nomes das frações dependem do número departes em que a unidade é dividida e do número de partes que estamos considerando.Vejamos alguns exemplos:
 
 
FRAÇÕES COM DENOMINADORES 10, 100, 1000, 10000,etc. :
 3/10 três décimos  37/100 trinta e sete centésimos  4/1000 quatro milésimos  71/10000 setenta e um sobre dezmil Quando Marcelo começou a aprender frações, resolvia facilmente exercícios como estes:

Activity (493)

You've already reviewed this. Edit your review.
Sergio Baleixo Peres added this note
adoro este site eu sei que já disse isto umas 500 vezes mas este site é o melhor de detudo.
Carlos Rodrigues liked this
Antonio Lopes liked this
Michele Jenifer liked this
Gabriela Lopes added this note
qac nkhjhn
Edinaldo2011 added this note
Valeu pela apostila.É isso aí gente, temos que compartilhar para ajudar a todos, pois assim estamos ajudando a nós mesmos.Parabéns a pessoa que postou essas apostilas. edin_pravaler@hotmail.com...e migrando para o skype.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->