Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
20Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Guia de Mobilidade Sustentável

Guia de Mobilidade Sustentável

Ratings: (0)|Views: 596 |Likes:
Published by forumdesenv
Edição PDF do Guia de Mobilidade Sustentável da Fetranspor.
Edição PDF do Guia de Mobilidade Sustentável da Fetranspor.

More info:

Categories:Types, Brochures
Published by: forumdesenv on Apr 26, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/13/2012

pdf

text

original

 
A
Fetraspor – Feerao as Empresas e Trasportese Passageros o Estao o Ro e Jaero –, ao apre-setar este Ga a Moae Sstete, preteecotrr para qe aqees qe coro os est-os e ossas caes os prmos aos teham em mos -ormaes qe os ajem a emasar ecses sore m atorameta para o ser hmao ao ogo e toa sa estcae qe se costt m os tes etermates a qaae ea os espaos raos – a moae.Cmpro se pape a soceae c orgaaa, estaFeerao aota postra prata e comprometa com se pr-cpa ema – “Mehor trasporte, mehor qaae e a”. AFetraspor sca proocar o ogo com os emas segmetos,cetao estos téccos e o esoro cojto para qe,eteeo-se mehor o coameto as caes, seja masc o acace e soes para os proemas a moae r-aa qe aetam a toos.É com este esprto e coaorao, ca a caaa etraaho pea casa comm o reto e r e r os caosqe a Fetraspor oerece a presete pcao, aeo otose qe sra e ote e costa àqees qe tero, para o t-ro, coes e tererr em qestes mportates para qetehamos caes qe coem a coteto, etro e moeossstetes qe permtam a ses hatates ma a massae e e.
Lelis Marcos TeieiraPresidenteRio de Janeiro, janeiro de 2009.
uma
cidade
melhor para uma vida
melhor
ga a moae sstete
 
2 |
A
 
mobilidade é um ator essencial para todas asatividades urbanas e como tal pode inuen-ciar benéfca ou prejudicialmente os indivídu-os, as atividades econômicas e regiões inteirasde uma cidade. Além disso, a mobilidade é determi-nante para o desenvolvimento econômico e para aqualidade de vida, promove a inclusão social e a equi-dade no uso do espaço urbano e de todos os serviçospúblicos.As condições de mobilidade são aetadas direta-mente pelo espaço urbano em unção das característi-cas de seus terrenos, vias e calçadas, das redes regu-lares de transporte urbano, da qualidade de seusserviços e do preço. Este conjunto de atores irá deter-minar a cidade em que vivemos: uma cidade social-mente inclusiva, voltada para as pessoas, ou exclusi-va, centrada no automóvel. Vamos ter um espaçourbano democrático ou segregado?A mobilidade urbana sustentável é a proposta deuma nova cultura que promova a utilização equitativado espaço público, priorizando o transporte coletivo eo transporte não-motorizado e restringindo o uso in-discriminado do automóvel. Com isso, o uso da cida-de será redemocratizado, permitindo a aplicação so-cial de seus equipamentos de saúde, educação,cultura, esporte e lazer.
Introduão
 
| 3
No Estado do Rio de Janeiro, assim como no Bra-sil, a rápida urbanização associada à baixa renda azdo transporte público a única opção motorizada damaioria da população. Paradoxalmente, muito poucooi eito no sentido de priorizar o transporte coletivo erestringir o transporte individual. Isso fca especial-mente claro quando percebemos a ausência de corre-dores exclusivos para ônibus, um sistema mundial-mente conhecido como BRT (
 Bus Rapid Transit 
). Oprojeto, desenvolvido pela primeira vez em Curitiba,na década de 1970, reconhecido internacionalmente erecomendado pela ONU como solução para os paísesem desenvolvimento por sua rápida implantação abaixos custos, ainda não oi adotado no Rio.Uma cidade deve ser um espaço urbano democrá-tico que garanta a mobilidade de todos seus habitan-tes ou um local onde o acesso aos bens e serviçospúblicos seja privilégio da minoria que viaja em auto-móveis? Queremos uma cidade acessível a todos inde-pendentemente de suas necessidades especiais, sejamde ordem ísica ou social? Uma cidade econômica eambientalmente sustentável? Um ambiente amigávelonde as pessoas prefram os espaços públicos ou umambiente amedrontador onde as pessoas se confnemem seus espaços privados?Devemos reetir cuidadosamente antes de tomarnossas decisões, porque a cidade que nós queremos é,antes de tudo, uma escolha política.

Activity (20)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
maymytsuk liked this
enedy1650 liked this
patyfl liked this
Mario Azevedo liked this
Gilberto Studart liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->