Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
24Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico.

Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico.

Ratings: (0)|Views: 13,176|Likes:
Published by Enelson Ramos
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de notas parcial na disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico, no Curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Estado do Amazonas.
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de notas parcial na disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico, no Curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Estado do Amazonas.

More info:

Published by: Enelson Ramos on Apr 26, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

06/15/2013

pdf

text

original

 
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONASPRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃOCENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TABATINGACURSO DE LICENCIATURA EM LETRASRESUMO DO DEBATE SOBRE OS TEMAS DA APOSTILA:EDUCAÇÃO, ESCOLAS E PROFESSORES.
Tabatinga2009
 
ENELSON RAMOS RAMIRESMARILENE RAMOS DOS SANTOSVALDILENE BENÍTEZRESUMO DO DEBATE SOBRE OS TEMAS DA APOSTILA:EDUCAÇÃO, ESCOLAS E PROFESSORES.
Orientadora: Professora Mª AuxiliadoraTabatinga2009
PARA QUE ENSINAR?
Trabalho apresentado como requisito para obtençãode notas parcial na disciplina de Estrutura eFuncionamento do Ensino sico, no Curso deLicenciatura em Letras da Universidade do Estadodo Amazonas.
 
O docente tem que ter a consciência de ensinar, não apenas por dinheiro ou necessidade,mas na necessidade transmitir conhecimento e aprender educando, tendo uma interatividadede ambas as partes. Não só repassar unicamente uma metodologia educativa estática, e simfazer com que esse método coincida com a realidade vivida naquela sociedade, comunidade,etc. Sempre fazendo um auto questionamento; Estou ensinado meu aluno, mas para que?Algum objetivo tem que ter pra você. Será que o que estou aprendendo servira para meusalunos? Será que isso servira para ele quanto profissional? Sempre com a consciência o queeu ensino e que eu estou ensinando seja de relevância para no futuro dos discentes, aprender algo hoje pra servir no futuro, É essa visão que todos os docentes deve ter para responder essaquestão.
O QUE É EDUCAÇÃO?
A educação tem visões diferenciadas e amplas, que desenvolvem a capacidade física,intelectual, moral e religiosa do individuo dentro de uma determinada sociedade. Podendo ser classificada em Educação formal, não-formal e a informal. Cada país, cada sociedade temrealidade diferentes e, por isso, tem uma concepção diferente de Educação, devemos aconcepção de que não há uma forma única nem um único modelo de Educação. Portanto todae qualquer tipo de educação tem seu valor.
EDUCAÇÃO E VALORES.
Quando discutimos os valores em educação estamos nos referindo a valores que podemser positivo ou negativo. Mas essa visão é muito relativa, pelo fato de quem a determina. Oque para mim é uma educação é positiva, para outros essa mesma educação é totalmentenegativa, pelo simples fato do homem estar constantemente sendo solicitado a escolher,inevitavelmente atribuindo significado de bom ou mau às educações ou coisas que o rodeiam.
EDUCAÇÃO, VALORES, OBJETIVOS E PRIORIDADES
Quando falamos de valores, objetivos e prioridades, e se nos colocarmos comoexemplos. E deveríamos nos perguntar. Quais objetivos querem alcançar na vida? Qual a prioridade desses objetivos? Será que isso irá ter valor na minha vida futuramente? Podemosresponder facilmente, mas cada um vivendo a sua realidade tanto social, cultural e econômica.Porque se fossemos analisar o aspecto em relação à prioridade os valores, a valoreseducacionais seriam superiores aos valores econômicos, porque a educação é uma prioridadeque não esta ligada as questões sociais, e é com ela que tudo se torna mais fácil, e com ela podemos alcançar as nossas metas.
OBJETIVOS PRIORITÁRIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Activity (24)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Rosi Queiroz liked this
Raudynna Kedma liked this
Ana Bittencourt liked this
Raysa Marcelino liked this
Giulia Gomes liked this
Marciano Janke liked this
Jaiani Vitor liked this
Mayara Gonzaga liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->