Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
6Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
educ amb glossario

educ amb glossario

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 18,514|Likes:
Published by Antonio Prado

More info:

Published by: Antonio Prado on Sep 19, 2007
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

09/18/2012

pdf

text

original

 
Para obter mais informações,procure os técnicos do IAP e Emater-PR ou a Unidade de Gerenciamentodo Projeto
Rua Máximo João Kopp, 274,Bloco 1 • CEP: 82630-900 • Curitiba-PR • Fone (41)
3351-6298
• Fax (41)
3351-6285
prbio@sepl.pr.gov.br 
• Este glossário foi impresso com tiragem de
 
 22
   S   A   B   E   N   D   O    +   G   L   O   S   S    Á   R   I   O
 
O termo Biodiversidade foi criado por Edward Wilsonem 1986, portanto ainda estamos no processode entendimento deste conceito de extrema importância,colocando o Brasil em primeiro lugarno ranking mundial de Diversidade Biológica.O Glossário “
Biodiversidade, sabendo +
” foielaborado através da compilação de alguns termos utilizadospor palestrantes e técnicos do Projeto Paraná Biodiversidadenos eventos de Capacitação e Educação Ambiental realizadospara 63 municípios paranaenses.Os termos escolhidos são principalmente da áreaagronômica, biológica e educação ambiental. Para algunstermos muito específicos, a equipe técnica procurou simplificarpara um melhor entendimento do público-alvo.Desejamos que este glossário venha contribuir para oesclarecimento de dúvidas conceituais, bem como enriquecerseu vocabulário sobre a conservação e uso sustentável dabiodiversidade.
 Abiótico (sem vida)
21
 
Aplica-se as características físicas de umecossistema. Por exemplo: umidade, radiação solar ou elementos minerais,como as rochas.
 Aceiros
11
 
Faixa de terreno que é mantida livre de vegetação em tornode uma área, com o objetivo de evitar a propagação do fogo.
 Adaptabilidade
 20
 
Capacidade de determinada espécie de viver emcondições ambientalmente diferentes de seu hábitat natural.
 Adubação
11
Processo de adição de substâncias ao solo, produtos ouorganismos, que contenham elementos essenciais ao desenvolvimento deplantas que são cultivadas.
 Adubação foliar 
 20
 
Forma de aplicação de uma substância fertilizanteque, com um equipamento chamado de pulverizador, a substância édissolvida em algum meio líquido, como água e aplicada nas partes aéreasdas plantas.
 Adubação química
8
 
Adição no solo de fertilizantes minerais (emquantidades maiores de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio).
 Adubação verde
11
 
Técnica agrícola utilizada para elevar o conteúdo dematéria orgânica no solo. As plantas que apresentam crescimento rápidosão cortadas jovens, ainda verdes e incorporadas ao solo, promovendo seuenriquecimento através da ação de microorganismos decompositores,aumentando a capacidade de reter fertilizantes e manter a umidade dosolo. Devem ser preferidas aquelas da família das leguminosas, que alémda matéria orgânica, incorporam ainda nitrogênio ao solo.
 Adubo mineral
11
 
Material inorgânico geralmente de origem industrial,que é adicionado ao meio em que a planta é cultivada para fornecerdeterminados nutrientes.
 
33
   S   A   B   E   N   D   O    +   G   L   O   S   S    Á   R   I   O
 Adubo orgânico
8
 
Constituído essencialmente por matéria orgânicadecomposta (resíduos vegetais, esterco, dentre outros).
 Afloramento
11
 
Exposição natural em superfície, de rocha ou mineral eoutras exposições acessíveis à observação humana, tais como: corte deestradas, túneis, galerias subterrâneas, poços, etc.
 Agenda 21
11
 
Protocolo contendo uma lista de compromissos e ações, quetem como objetivo reestruturar a economia, assegurando a sobrevivênciahumana digna, preservando a saúde e os recursos naturais do planeta,objetivando o desenvolvimento sustentável . Este documento foi assinadopor 170 países, durante a Conferência das Nações Unidas sobre MeioAmbiente e Desenvolvimento, também conhecida como “ Rio-92”.
 Agente biológico de controle
 20
 
Organismo vivo, de ocorrência naturalou obtido através de manipulação genética, sem utilizar moléculas de DNAe/ou RNA, introduzido no ambiente com o objetivo de controlar a populaçãoou atividade de determinado organismo vivo considerado nocivo.
 Agrobiologia
 20
 
Ciência que usa os conhecimentos básicos da biologiaem suas relações com a agricultura.
 Agroecossistema
11
 
Sistema ecológico natural, transformado em espaçoagrário, utilizado para produção agrícola ou pecuária, segundo diferentestipos e níveis de manejo.
 Agroflorestal
 20
 
Sistema de cultivo de espécies arbóreas e herbáceas.
 Agricultura biodinâmica
10
 
Aplica todos os princípios da agriculturaorgânica, além de preparados biodinâmicos (homeopatia agrícola) e enfocaas propriedades rurais como organismos agrícolas incluindo a influência defatores cósmicos complementares ao comprimento dos dias e ao clima emgeral. Utiliza o calendário biodinâmico publicado anualmente.
 Agricultura biológica
10
 
Destaca-se pelo controle biológico, manejointegrado de pragas, doenças e pela teoria da trofobiose (plantas doentespelo uso de agrotóxicos). Reforça o uso da adubação orgânica e demaistécnicas biológicas.
 Agricultura conservacionista
8
 
Contempla o plantio direto na palhacom cobertura permanente do solo, o manejo integrado: de pragas, dedoenças e de ervas daninhas; o uso do solo conforme aptidão das terrase práticas complementares de controle da erosão e da poluição.
 Agricultura integrada
8
 
Sistema de exploração agrária que produzalimentos e outros produtos de qualidade, minimizando o uso dos insumos.
 Agricultura natural
10
 
Preconiza a menor alteração possível nofuncionamento natural dos ecossistemas e utiliza microorganismosbenéficos à produção vegetal e animal, conhecidos pela sigla EM(microorganismos eficazes).
 Agricultura orgânica
10
 
Tem como base a manutenção da fertilidadedo solo e da sanidade geral da planta, através da adubação orgânica,diversificação e rotação de culturas.
 Agrobiodiversidade
6
 
Valoriza os conhecimentos das populaçõestradicionais e locais, como os povos indígenas, pescadores artesanais,agricultores familiares, caboclos, ribeirinhos e sertanejos, acumulam umimportante saber tradicional sobre a produção de alimentos e formas decultivo mais adaptados às condições ecológicas e a ausência da utilizaçãode adubação química e agrotóxicos.
 Agroecologia
8
Tem como base uma abordagem que integra os princípiosagronômicos, ecológicos e sôcio-econômicos, utilizando o agroecossistemacomo unidade de estudo e trabalho.
 Agronomia
 20
 
Parte da agricultura que trata da teoria e prática docultivo de plantas, manejo do solo e criação de animais.
 Agroquímico
 21
 
Agentes químicos sintéticos que são utilizados naagricultura.
 Agrossilvopastoril
 20
 
Uso integrado de áreas rurais com cultivo,pastagem e florestas.
 Agrotóxico
 21
 
Produto químico utilizado no combate e prevenção depragas e doenças agrícolas. Também conhecido por defensivo agrícola oubiocida.
 Água de superfície
17 
 
Que corre na superfície da Terra.
 Água Doce
 21
 
Água de rios, lagos, lagoas e fontes na superfície ousubterrâneas, que contém pouquíssima quantidade de sal (0,05%);representa apenas 2,5% da água que existe no planeta.

Activity (6)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Victor M liked this
Roberta Ely liked this
goncalves_pa9768 liked this
goncalves_pa9768 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->