Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Leia meu livro O Espírito Santo

Leia meu livro O Espírito Santo

Ratings: (0)|Views: 406 |Likes:

More info:

Published by: Pastor Marco Rodrigues on Apr 28, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/23/2013

pdf

text

original

 
QUEM É O ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é a terceira pessoa da ³Santíssima Trindade´ não é umaforça uma coisa ou um poder impessoal, a Bíblia ensina que o Espírito Santo éum ser pessoal. Jesus nunca chamou o Espírito Santo de ³Isto´ quando falavadele. Em (João 14.15 e 16), por exemplo, Jesus falou do Espírito Santo como³Ele´. Na verdade falta orientação Bíblica e discernimento da pessoa que tratao espírito Santo como ³isto´ ou então como ³coisa´. Ao ler na Bíblia sobre o Espírito Santo percebemos que ele tem intelecto,emoções e vontade, a Bíblia diz que Ele faz atos e coisas que uma forçaimpessoal não faria, somente um ser dotado de personalidade real pode fazer.Pode-se dizer que a personalidade existe quando se encontram em uma únicacombinação, inteligência, emoção e volição, ou ainda autoconsciência eautodeterminação. Deste modo, ao usarmos o termo ³pessoa´, aplicando aosmembros da Trindade, deve ser entendido qualitativo ou limitado, e não emorganismos separados, confundindo-o com corporalidade humana, conformeusamos o termo em relação ao homem.Existem qualidades e ações atribuídas apenas a uma personalidade, bemcomo:
Falar:
 
³Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz as Igrejas´.
 
(Ap 2.7)
 
³Servindo eles o Senhor, e jejuando disse o espírito Santo: Separai-me agora aBarnabé e a Saulo para obra que os tenho chamado´. (At 13.2)
Gui
ar:
 
³Então disse o Espírito a Filipe aproxima-te desse carro, e acompanha-o´ (At 8.29)
Intercede:
 
³Do Mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza: porquenão sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmointercede por nós com gemidos inexprimíveis´ (Rm 8.26)
Test
ifi
ca
:
³ Quando, porem, vier o consolador, que eu vos enviarei da parte do pai, O Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim´.(João 15.26)
Ordena:
 
³E percorrendo a região Frígio-Galata, tendo sido impedidos peloEspírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Nísia, tentavam ir paraBiínia, mais o Espírito de Jesus não permitiu´ (At 16.6-7).
 
Co
nd
uz
:
 
³Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em todaa verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido evos anunciará o que há de vir´. (João 16:13).
 
N
om
e
i
a:
 
³Olhai, por vós e por todo rebanho sobre que o espírito Santo vosconstituiu Bispos, para apascentardes a Igreja de Deus, que ele resgatou comseu próprio sangue´ (At 20.28)
P
o
de-se
m
ent
i
r para ele:
 
³Então disse Pedro: Ananias, por que encheuSatanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando partedo valor do campo? Conservando-o,porventura, não seria teu? E, vendido, nãoestaria em teu poder? Como,pois, assentaste no coração este desígnio? Nãomentistes aos homens, mas a Deus´(At 5:3,4).
P
o
de-se
i
ns
u
ltá-l
o
:
 
³De quanto mais severo castigo julgais vós seráconsiderado digno aquele que calcou aos pés o filho de Deus, profanou osangue da aliança com o qual foi santificado e ultrajou o Espírito da graça´?(Hb 10:29).
P
o
de-se blas
e
m
ar c
o
ntra ele:
 
³Por isso vos declaro: Todo pecado eblasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o EspíritoSanto não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o filho dohomem ser-lhe-á isto perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo,não lhe será isto perdoado, nem neste mundo, nem no porvir´.(Mt. 12:31,32).
P
o
de-se entr 
i
stecê-l
o
:
).
³E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostesselados para o dia da redenção´ (Ef. 4:30 
 Notamos então que cada uma das emoções e atitudes alistadas acima sãocaracterísticas de uma pessoa.
O ESPÍRITO SANTO NO ANTI
G
O TESTAMENTOO Espír 
i
t
o
Sant
o
na cr 
i
açã
o
:
Q
uando a Bíblia diz que no princípio criou Deus os céus e a terra, não quer dizer que neste ato agiu apenas uma das pessoas da divindade. Pai, Filho eEspírito estavam envolvidos na obra da criação. Colossenses 1: 16 afirma quetodas as coisas foram criadas em Jesus,
³por meio dele e para ele´ 
. O próprioJó reconhece que o Espírito de Deus dá vida, 33: 4.
³O Espírito de Deus semovia sobre a face das águas´, Gn 1: 2.
a) De
u
s,
o
Pa
i
-
A palavra criar aparece três vezes no primeiro capítulo deGênesis, vv. 1, 21 e 27. Deus criou o mundo do nada, pelo poder de suapalavra, Sl 33: 6.
³Disse Deus: haja luz, e houve luz´,
v. 3.
b) De
u
s,
o
F
i
lh
o
-
O Evangelista João (1: 1-4), falando sobre a criação, diz queo Deus Filho estava com o Deus Pai na criação do mundo.
c) De
u
s,
o
Espír 
i
t
o
- De acordo com o texto de Gênesis 1: 2, a terra era semforma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deuspairava sobre as águas. Aqui está a ação do Espírito na criação.
³Com o sopro
 
de sua boca Deus estabeleceu tudo´, Sl 33: 6.
Na sua profunda sabedoria, Jóafirmou:
³Pelo seu sopro os céus se aclararam´,
26: 13.Gênesis 1: 2 afirma:
³E o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas´.
Este texto indica a atuação do Espírito do Senhor na criação do universo. Aexpressão
³pairava sobre a face das águas´ 
poderia ser literalmente traduzida³continuava cobrindo-a´, como faz a ave ao chocar seus ovos. O Espírito trazordem onde há o vazio, abrindo caminho para a poderosa atuação do DeusCriador. Vemos então que no início Ele estava ao lado de Deus Pai e de Cristo,Jó 26: 13; Jo 1: 1-3.
O ESPIRÍTO SANTO NO PERÍODO ANTEDILUVIANO
Primeiro houve a criação do universo e dos seres viventes. Só depois Deuscriou o homem à sua imagem e semelhança, 1: 26. Mais tarde Ele deu aohomem uma auxiliadora, 2: 22. Deus os colocou no Jardim do Éden, dando-lhes uma ordem que deveria ser obedecida, 2: 16 e 17. Vencidos pelo golpe dodiabo, Adão e Eva desobedeceram a Deus e foram expulsos do Jardim, 3: 23. A raça humana se multiplica a cada dia, e com isso também a maldade do seucoração, 6: 5. Então Deus se arrepende de ter criado o homem e decideconsumi-lo da face da terra, enviando sobre ela um dilúvio, 6: 7 e 17.O espaço de tempo entre a criação e o dilúvio é chamado de períodoantediluviano. Nesse período, vemos claramente o Espírito agindo para que oplano de Deus se realizasse, da seguinte forma:
a) Av
i
sand
o
,
G
n 6: 13 -
A palavra ³Deus´ neste versículo, no original hebraico,está no plural (Elohim). Isso mostra que a Trindade estava presente quandoDeus avisava Noé sobre o dilúvio;
b)
Co
ntendend
o
,
G
n 6: 3 -
Aqui está uma referência ao ministério do EspíritoSanto no Antigo Testamento semelhante ao que Ele realiza no Novo. Ageração daqueles dias estava pervertida, e somente Noé e sua famíliapermaneciam fiéis a Deus. O Espírito Santo continuou agindo nos coraçõesdurante 120 anos, e só então Deus pronunciou a sentença de destruição detoda a raça humana;
c) Or 
i
entand
o
,
G
n 6: 13-22 -
Novamente a pessoa do Espírito está presentena forma hebraica Elohim, orientando Noé na construção da arca.
O ESPIRÍTO SANTO NO PERÍODO PÓS-DILUVIANO

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Cuica da Silva liked this
saraen liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->