Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
E Arde o Olho...

E Arde o Olho...

Ratings: (0)|Views: 423|Likes:
Published by Eliel Vieira
O que acontece quando cantores evangélicos como Fernandinho, Soraya Moraes, Luiz Arcanjo, Kleber Lucas, Baby do Brasil, Mariana e André Valadão, decidem imitar "We are the World"?
O que acontece quando cantores evangélicos como Fernandinho, Soraya Moraes, Luiz Arcanjo, Kleber Lucas, Baby do Brasil, Mariana e André Valadão, decidem imitar "We are the World"?

More info:

Published by: Eliel Vieira on Apr 28, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/28/2010

pdf

text

original

 
Página | 1
- www.
ElielVieira
.org -
E ARDE O OLHO...
Por Eliel Vieira
Em 2004, no Big Brother Brasil 4 (sim, naquela época eu assistia Big Brother) surgiu uma peçatotalmente rara chamada Solange. Seu jeito totalmente
embromation
de cantar a música “We Are TheWorld”, clássico de Michael Jackson, arrancou muitas risadas do povo brasileiro. Nesta época umtrocadilho com o título da música surgiu. “We Are The World” passou a ser chamada ironicamente de“E arde o olho”.Mas antes de qualquer coisa, vamos primeiro contar a história de “We Are The World” (averdadeira). Para quem não sabe, ou não se lembra, em 1985 Michael Jackson e vários outros artistasfamosos da música como Ray Charles, Bob Dylan, Diana Ross e Tina Tuner decidiram lançar um LP,cujo lucro da vendagem seria inteiramente voltado para ajudar no combate à fome na África. Em umaatitude de desprendimento e amor ao próximo, 100% do lucro do LP foi doados à África – cerca de 60milhões de dólares.Este ano, 2010, “We Are The World” ganhou outra versão. Visando ajudar as vítimas doterremoto no Haiti, vários cantores famosos – entre eles Akon, Jason Mraz, Bono, Wyclef Jean, CarlosSantana, Enrique Iglesias, Usher,Toni Braxton e Lady Gaga – se uniram para regravar a música deMichael Jackson 25 anos depois da primeira versão. Todo o lucro, obviamente, tem sido revertido paraajudar as vítimas do terremoto que aconteceu no Haiti.Que tamanha atitude de amor ao próximo, não!? Se podemos observar isto em não-crentes, porque os cristãos não agem de forma semelhante?, vocês devem ter se perguntado isto 25 anos atrás etambém este ano ao assistir ambas versões de “We Are The World”.A se julgar pelo resultado do primeiro “We Are The World” gospel, entretanto, seria melhornão termos esperado por isto.
 
Página | 2
“Sorria” é o nome do projeto, que reúne os seguintes cantores gospel (ou góspeis?):Fernandinho e Paula, Peter Quintino, Soraya Moraes, Luiz Arcanjo, Davi Fernandes, Claudio Claro,Kleber Lucas, Oséias de Paula, Genésio de Sousa, Baby do Brasil, Linvingston Farias, MarianaValadão, André Valadão, Carlinhos Felix, Geraldo Alcântara e Clayton Olee.O clipe de lançamento do Projeto (assista mais abaixo), com a música “Sorria”, já estádisponível no Youtube e o CD completo do Projeto tem previsão de lançamento para Maio deste ano.O clipe (imitação bem descarada de “We Are The World”) mostra todos os artistas cantando juntos,sorrindo, felizes, repetindo com ardor o meloso refrão da música “Nunca desista da vida, Tudo épossível ao que crê, Sempre existe uma saída, Deus não se esqueceu de você”. Entre estas repetições,frases de “alto astral” como “Sorria, Já não há mais para que chorar, A tempestade já se acalmou, Olhepara o céu lá fora e veja o dia que surgiu”.Não posso negar que a letra da música é bem bonita, e sua mensagem é totalmente cristã: sealegre mesmo nos momentos mais difíceis. Porém é difícil não sentir uma pontinha de nojo por causada hipocrisia de quem está cantando. Quando estavam cantando estes trechos mencionados acima eupensei comigo, “Bem, para você que tem três carros importados na garagem e ganha 40 mil reais decachê por cada ‘ministração’ que faz a vida deve mesmo estar boa, não é?”. Será que as pessoas quemoram nos morros do Rio de Janeiro, em Niterói, por exemplo, que foi tão castigada por causa daschuvas, será que é fácil para elas, que perderam todas as coisas, “não desistir da vida”?O contraste entre os cantores gospel (com suas roupas e ornamentos de grife) dizendo a todasas pessoas do Brasil (algumas que nem tem o que vestir) “Não desista da vida [...] Deus não seesqueceu de você” gera em mim tristeza, não “alegria”. É como se todos eles estivem em um botesalva-vidas, a salvo, olhando para aqueles que estão no navio que está naufragando e cantando a eles“Hey, você no barco! Não desista da vida, Tudo é possível ao que crê...”. Eles não estão “chorandocom os que choram”, mas rindo enquanto os outros choram. Isto não traz felicidade. Isto é trágico.Mas o pior ainda está por vir.Os lucros do primeiro “We Are The World” (1985) foram revertidos em totalidade para ocombate a fome na África. Os lucros do segundo “We Are The World” (2010) têm sido revertidos paraajudar a população do Haiti, cujo terremoto no início do ano destruiu completamente o país.E o “We Are The World Gospel”? E o “Sorria”?

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->