Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
TE - A Formação do Canon - 2010

TE - A Formação do Canon - 2010

Ratings: (0)|Views: 357 |Likes:
Published by Daniel Deusdete
Trabalho escolar sobre a formaçaão do cânon bíblico
Trabalho escolar sobre a formaçaão do cânon bíblico

More info:

Published by: Daniel Deusdete on Apr 29, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/13/2012

pdf

text

original

 
SEMINÁRIO PRESBITERIANO DE BRASÍLIA
TEOLOGIA PARA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA
TEOLOGIA SISTEMÁTICA - NOTURNO
Prof. Héber
A FORMAÇÃO DO CANON
A FORMAÇÃO DO CANON
Ora, se eu desenvolvo qualquer estudo bíblico já partindo da idéia de que aBíblia é um livro qualquer e que ele não é, mas contem a palavra de Deus eainda de que os relatos sobrenaturais não existem, eu poderia desenvolverqualquer teoria, talvez até melhor do que a Hipótese JEDS, mas ela nãorefletirá a verdade.Não há como provar a autoria de diversos livros da Bíblia Sagrada, emespecial o primeiro deles atribuído a Moisés: o livro de Gênesis. Há muitasreferências indiretas, já a partir de Josué, indicando a autoria de Moisés.Além disso, há cerca de 200 referências ou mais a Moisés em 27 dos livrosposteriores da Bíblia. Além disso, como já mencionado, não há oposição nemda tradição judaica, nem da cristã sobre ser Moisés o autor de Gênesis.Discussões como essa fazem parte de um assunto mais abrangente queenvolve a formação do Cânon. É o que pretendemos, abaixo, apenas daruma pequeníssima noção.O Cânon Bíblico é o conjunto de livros do antigo e do novo testamento quecompõem a Bíblia Sagrada que têm evidências de Inspiração Divina. Cânon,significa literalmente "régua" ou "cana - de medir", como se fosse umcatálogo.A formação do non blico se deu muito lentamente e de formaprogressiva ao longo de mais de 2000 anos tendo começado, como tudoindica, por Moisés que escreveu os cinco primeiros livros sagrados e deve terterminado o Antigo Testamento com Malaquias e o Novo Testamento com oApocalipse de João, em 90 D.CAntes mesmo de Deus ter dado ordens a Moisés para escrever registros queseriam memoriais a Josué, ao povo, a Palavra de Deus já era conhecida detodos por causa da tradição dos israelitas na tradição oral, onde cada pai efamília contava as suas histórias aos seus filhos. “
Entãodisse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-oaos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a meria de Amaleque de debaixo dos céus.
Disse mais o SENHOR aMoisés: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavrastenho feito aliança contigo e com Israel.
4
E aconteceuque, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei 
.” 
ALUNO
: Daniel Deusdete Araújo Barreto Página 1 de 3
 
SEMINÁRIO PRESBITERIANO DE BRASÍLIA
TEOLOGIA PARA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA
TEOLOGIA SISTEMÁTICA - NOTURNO
Prof. Héber
A FORMAÇÃO DO CANON
Os Evangelhos são riquíssimos em citações de Jesus referenciando o AntigoTestamento: comentou sogre Gênesis, Deuteronômio, Números, I Samuel,Salmos, Malaquias, Daniel, e ainda os chamou e os reconheceu comoEscrituras, ou a Palavra de Deus (Mateus 12:3; 19:4; 22:37-40). Osdiscípulos e autores do Novo Testamento também fazem inúmeras citaçõesda Lei, dos profetas e outros escritos.Sem dúvidas, um dos livros mais polêmicos entre todos do AT é o deEclesiastes. Seu conteúdo é surpreendente e tem causado as mais diferentesreões entre aqueles que m se dedicado à sua interpretação. Entre judeus e cristãos muitos têm questionado o direito de Eclesiastes estar entreos livros do cânon. Rabi Shamai, conservador da escola conservadora, eracontra a permanência do livro no cânon; não deveria ficar por ser blasfemo eímpio. Rabi Hillel, no entanto, era Segundo a literatura judaica, Esdras, naqualidade de escriba e sacerdote, presidiu um conselho formado por 120membros chamado Grande Sinagoga que teria selecionado e preservado osrolos sagrados.O Cânone Hebraico de 39 livros, só foi realmente fixado no Concílio deJâmnia em 90 D.C. A idéia corrente era de que este conselho veio apenasratificar o que já era reconhecido pela tradão judaica, mas hácontrovérsias. Durante os primeiros quatro séculos houve muita discussãosobre o assunto com opiniões bem diversas. O Cânon Alexandrino aceitavacomo canônico os 7 livros apócrifos, chamando-os de deuterocanônicos.Depois dessas discussões, o Cânon Alexandrino havia obtido aceitação amplaem toda Igreja Católica: no Ocidente com as versões da Vetus Latina e aVulgata, e no Oriente com a Septuaginta.A Reforma, principalmente com Lutero, volta a dicutir a questão e consideraos livros chamados de Deuterocanônicos como apócrifos, salientandoinclusive que eram contrios a . Surgem nessa época duas bíbliasimportantes a do Rei Tiago da Inglaterra, KJV (King James Version) e a deGenebra. Esta caracterizava os Deuterocanônicos como apócrifos.Foi somente no século XVII que se adotou o AT o Cânon Hebraico conformeinstituído no Concílio de Jâmnia. A Igreja Ortodoxa Russa deixou comofacultativa a aceitação ou não do Cânon Alexandrino. A Igreja Católica ficou
ALUNO
: Daniel Deusdete Araújo Barreto Página 2 de 3

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Tânia Sanches liked this
Suzana liked this
silviool liked this
tiagovoices liked this
tribaldicted liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->