Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
300Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Planejamento escolar

Planejamento escolar

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 58,809 |Likes:
Published by Waldirene Amorim

More info:

Published by: Waldirene Amorim on Apr 30, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/12/2013

pdf

text

original

 
DIDÁTICAProf. Waldirene Amorim
PLANEJAMENTO ESCOLAR
O planejamento escolar é uma tarefadocente que inclui tanto a previsão dasatividades didáticas em termos da suaorganização e coordenação em face dosobjetivos propostos, quanto a sua revisãoe adequação no decorrer do processo deensino. O planejamento é um
meio
parase programar as ações docentes, mas étambém um momento de pesquisa ereflexão intimamente ligado à avaliação
1 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, DECURRÍCULO E DE ENSINO
Se qualquer atividade exigeplanejamento, a educação não foge dessaexigência. Na área da educação temos osseguintes tipos de planejamento:
1.1Planejamento educacional:
Consiste na tomada de decisões sobre aeducação no conjunto dodesenvolvimento geral do país. Aelaborão desse tipo de planejamentorequer a proposição de objetivos em longoprazo que definam uma política daeducão. É o realizado pelo GovernoFederal, atras do Plano Nacional deEducação e da legislação vigente.
1.2Planejamento de currículo:
O problema central do planejamentocurricular é formular objetivoseducacionais a partir daqueles expressosnos guias curriculares oficiais. Nessesentido, a escola não deve simplesmenteexecutar o que é prescrito pelos órgãosoficiais. Embora o currículo seja mais oumenos determinado em linhas gerais,cabe à escola interpretar eoperacionalizar estes currículos. A escoladeve procurar adap-los às situõesconcretas, selecionando aquelasexperiências que mais poderão contribuirpara alcançar os objetivos dos alunos, dassuas famílias e da comunidade.
1.3 Planejamento de ensino:
Podemos dizer que o planejamento deensino é a especificação do planejamentode currículo. Consiste em traduzir emtermos mais concretos e operacionais oque o professor fará na sala de aula, paraconduzir os alunos a alcançar os objetivoseducacionais propostos. Um planejamentode ensino deverá prever:
Objetivos específicos estabelecidosa partir dos objetivos educacionais.
Conhecimentos a serem aprendidospelos alunos no sentidodeterminado pelos objetivos.
Procedimentos e recursos de ensinoque estimulam, orientam epromovem as atividades deaprendizagem.
Procedimentos de avaliação quepossibilitem a verificação, aqualificação e a apreciaçãoqualitativa dos objetivos propostos,cumprindo pelo menos a fuãopedagógico-didática, de diagnósticoe de controle no processoeducacional.
2 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTOESCOLAR
O trabalho docente é uma atividadeconsciente e sistemática, em cujo centroesa aprendizagem ou o estudo dosalunos sob a direção do professor.O planejamento é um processo deracionalização, organização ecoordenação da ação docente, articulandoa atividade escolar e a problemática docontexto social. A escola, os professorese os alunos são integrantes da dinâmicadas relações sociais; tudo o que aconteceno meio escolar esatravessado porinfluências ecomicas, poticas eculturais que caracterizam a sociedade declasses. Isso significa que os elementos doplanejamento escolar objetivos,
Organizado por Prof. Waldirene Amorim
1
 
DIDÁTICAProf. Waldirene Amorim
conteúdos, métodos – estão recheados deimplicações sociais, têm um significadogenuinamente político. Por essa razão, oplanejamento é uma atividade de reflexãoacerca das nossas opções e ações; se nãopensarmos detidamente sobre o ruma quedevemos dar ano nosso trabalho,ficaremos entregues aos rumosestabelecidos pelos interessesdominantes na sociedade. A ão deplanejar é uma atividade consciente deprevisão das ações docentes,fundamentadas em opções potico-pedagicas, e tendo como refenciapermanente situações didáticas concretas(isto é, a problemática social, econômica,política e cultural que envolve a escola, osprofessores, os alunos, os pais, acomunidade, que interagem no processode ensino).O planejamento escolar tem, assim, asseguintes funções:
Explicitar prinpios, diretrizes eprocedimentos de trabalho docenteque assegurem a articulação entreas tarefas da escola e as exigênciasdo contexto social e do processo departicipação democrática.
Expressar os vínculos entre oposicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional, as açõesefetivas que o professor irá realizarem sala de aula, através deobjetivos, contdos, todos eformas organizativas de ensino.
Assegurar a racionalização,organização e coordenação dotrabalho docente, de modo que aprevisão das ações docentespossibilite ao professor a realizaçãode um ensino de qualidade e evitea improvisação e rotina.
Prever objetivos, conteúdos emétodos a partir da consideraçãodas exigências propostas pelarealidade social, do nível depreparo e das condões cio-culturais e individuais dos alunos.
Assegurar a unidade e a coerênciado trabalho docente, uma vez quetorna possível inter-relacionar, numplano, os elementos que compõemo processo de ensino: os objetivos(para que ensinar), os conteúdos (oque ensinar), os alunos e suaspossibilidades (a quem ensinar), osmétodos e técnicas (como ensinar)e a avaliação, que estáintimamente relacionada aosdemais.
Atualizar o conteúdo do planosempre que é revisto,aperfeoando-o em relação aosprogressos feitos no campo deconhecimentos, adequando-os àscondões de aprendizagem dosalunos, aos todos, cnicas erecursos de ensino que vão sendoincorporados na experiênciacotidiana.
Facilitar a preparação das aulas:selecionar o material didático emtempo bil, saber que tarefasprofessor e alunos devem executar,replanejar o trabalho frente a novassituações que aparecem nodecorrer das aulas.Para que os planos sejam efetivamenteinstrumentos para a ão, devem sercomo um guia de orientação de devemapresentar ordem seqüencial,objetividade, coerência, flexibilidade.
3 ETAPAS DO PLANEJAMENTO DEENSINO3.1 Conhecimento da realidade:
Para poder planejar adequadamente atarefa de ensino e atender àsnecessidades do aluno é preciso, antes dequalquer coisa, saber para quem se vaiplanejar. Por isso, conhecer o aluno e seuambiente é a primeira etapa do processode planejamento. É preciso saber quais asaspirações, frustrações, necessidades epossibilidades dos alunos. Fazendo isso,estaremos fazendo uma Sondagem, isto é,buscando dados.Uma vez realizada a sondagem, deve-seestudar cuidadosamente os dadoscoletados. A conclusão a que chegamos,as o estudo dos dados coletados,
Organizado por Prof. Waldirene Amorim
2
 
DIDÁTICAProf. Waldirene Amorim
constitui o Diagnóstico.Sem a sondagem e o diagnóstico corre-seo risco de propor o que é imposvelalcançar ou o que não interessa ou, ainda,o que já foi alcançado.
3.2 Requisitos para o planejamento
Objetivos e tarefas da escolademocrática: eso ligados àsnecessidades de desenvolvimentocultural do povo, de modo apreparar as crianças e jovens paraa vida e para o trabalho.
Exigências dos planos e programasoficiais: são as diretrizes gerais, sãodocumentos de referência, a partirdos quais são elaborados os planosdidáticos específicos.
Condições prévias para aaprendizagem: está condicionadopelo nível de preparo em que osalunos se encontram em relação ástarefas de aprendizagem
3.3 Elaboração do plano:
A partir dos dados fornecidos pelasondagem e interpretados pelodiagnóstico, temos condições deestabelecer o que é possível alcançarem oque julgamos possíveis e como avaliar osresultados. Por isso, passamos a elaboraro plano através dos seguintes passos:
Determinação dos objetivos.
Seleção e organização dosconteúdos.
Análise da metodologia de ensino edos procedimentos adequados.
Seleção de recursos tecnológicos.
Organização das formas deavaliação.
Estruturação do plano de ensino.
3.4 Execução do plano:
Ao elaborarmos o plano de ensino,antecipamos, de forma organizada, todasas etapas do trabalho escolar. A execuçãodo plano consiste no desenvolvimento dasatividades previstas.Na execução, sempre haverá o elementoo plenamente previsto. Às vezes, areação dos alunos ou as circunstâncias doambiente dispensa o planejamento, pois,uma das características de um bomplanejamento deve ser a flexibilidade.
3.5 Avaliação e aperfeiçoamento doplano:
Ao término da execução do que foiplanejado, passamos a avaliar o próprioplano com vistas ao replanejamento.Nessa etapa, a avaliação adquire umsentido diferente da avaliação do ensino-aprendizagem e um significado maisamplo. Isso porque, além de avaliar osresultados do ensino-aprendizagem,procuramos avaliar a qualidade do nossoplano, a nossa eficiência como professor ea eficiência do sistema escolar.
4 O PLANO DA ESCOLA
O plano da escola é o plano pedagógico eadministrativo da unidade, onde seexplicita a concepção pedagica docorpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, acontextualizão social, econômica,política e cultural da escola, acaracterizão da clientela escolar, osobjetivos educacionais gerais, a estruturacurricular, diretrizes metodológicas gerais,o sistema de avaliação do plano, aestrutura organizacional e administrativa.O plano da escola é um guia deorientação para o planejamento doprocesso de ensino. Os professoresprecisam ter em mãos esse planoabrangente, não só para uma orientaçãodo seu trabalho, mas para garantir aunidade teórico-metodológica das
Organizado por Prof. Waldirene Amorim
3

Activity (300)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred thousand reads
1 hundred thousand reads
Patrícia BarSan liked this
Rafaela Santos liked this
millaf liked this
Gercilene Vidal added this note
Parece atualzada

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->