Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword or section
Like this
201Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
apostila vestcon

apostila vestcon

Ratings:

4.81

(32)
|Views: 30,775 |Likes:
Published by sandra

More info:

Published by: sandra on May 24, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/25/2014

pdf

text

original

 
CURSO DE CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AULA 01
CONCEITO E ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (SFN)Conceito de SFN
Conjunto de agentes que se dedicam ao trabalho de propiciar condições para amanutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores (Assaf Neto, 2001, in Mercado Financeiro).No SFN, estão reunidos os poupadores, os tomadores e os intermediadores derecursos. Quando uma instituão financeira (IF) capta recursos depoupadores, ela está fazendo uma operação passiva.Por sua vez, quando uma IF aplica os recursos captados, repassando-os aostomadores, ela está fazendo uma operação passiva.Captando ou aplicando recursos, uma IF está desempenhando uma atividadeque lhe é típica. A intermediação financeira. Observe que a figura acimamostra uma IF entre poupadores e tomadores de recursos.
 
PoupadoresTomadores
IFs
CAPTAÇÃO –Operação PassivaAPLICAÇÃO –Operação Ativa
 
Conceito de Instituição Financeira (IF)
A Lei 4.595/64 (Lei que definiu o atual SFN), conceitua instituições financeirascomo: “as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividadeprincipal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursosfinanceiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ouestrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros” (Art.17).
Estrutura do SFN
Conforme o próprio Banco Central do Brasil, o SFN esestruturado daseguinte forma:
Fonte: Banco Central do Brasil. Disponível no site: www.bcb.gov.br 
Observem que o quadro acima, segrega o SFN em 3 grandes grupos: osórgãos normativos, as entidades normativas e os operadores. Cada órgão
OrgãosnormativosEntidadessupervisorasOperadores
Banco Central doBrasil - Bacen Instituiçõesfinanceirascaptadorasdedepósitos àvista Demaisinstituiçõesfinanceiras ConselhoMonetárioNacional -CMN Comissão deValoresMobiliários - CVM Bolsas demercadoriase futuros Bolsas devalores Outrosintermediáriosfinanceiros eadministradoresde recursos deterceiros Superintendênciade SegurosPrivados - Susep ConselhoNacional deSegurosPrivados -CNSP IRB-BrasilResseguros Sociedadesseguradoras Sociedadesdecapitalização Entidadesabertas deprevidênciacomplementar Conselho deGestão daPrevidênciaComplementar- CGPC Secretaria dePrevidênciaComplementar -SPC Entidades fechadas de previdênciacomplementar(fundos de pensão) 
 
normativo tem suas entidades supervisoras que os auxilia na supervisão dosoperadores.Note que a estrutura não se limita as instituições financeiras propriamenteditas, mas abrange o mercado de seguros, capitalização e os planos deprevidência privados, sejam abertos ou fechados.Os órgãos normativos são os entes superiores dentro de cada subdivisão doSFN. São a instância decisória e não têm estrutura física. São geralmente,entes políticos .As entidades supervisoras são órgãos do Governo que implementam e fazemcumprir as decisões dos órgãos normativos dentro do SFN. Como se verápodem ser constituídos na forma de autarquias, empresas blicas ousecretárias.Os operadores são as entidades e empresas que operam no SFN, segundo asregras definidas, seja na legislação, seja pelos órgãos normativos e entidadessupervisoras. Como demonstrado são os bancos, financeiras, corretoras,bolsas, seguradoras etc.
EXERCÍCIOS
1. (BACEN - 2000) Na estrutura do SFN, o Subsistema Operativo, que tem porfunção operacionalizar a transferência de recursos entre poupador para otomador, incluia)bancos de investimento.b)sociedades de crédito, financiamento e investimento.c)bancos múltiplos sem carteira comercial ou de crédito imobiliário.d)cooperativas de crédito.e)bancos comerciais.
RESPOSTA: TODOS OS ITENS SÃO VERDADEIROS.
 
AULA 02
OS ÓRGÃOS NORMATIVOS DO SFN
São 3 os órgãos normativos do SFN:
-
O Conselho Monetário Nacional – CMN;
-
O Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP; e
-
O Conselho de Gestão da Previdência Complementar - CGPC

Activity (201)

You've already reviewed this. Edit your review.
mitrano liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
amandasan_oli liked this
loadinglist liked this
DarylDixon1909 liked this
Ana França liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->