Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
205Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Dinâmicas de Espiritualidade e Fé

Dinâmicas de Espiritualidade e Fé

Ratings:

4.0

(2)
|Views: 52,142 |Likes:
Published by alanjmo

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: alanjmo on May 03, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/16/2013

pdf

text

original

 
DINÂMICAS DE ESPIRITUALIDADE E FÉ
1 - CAMINHANDO ENTRE OBSTÁCULOS
Tema
: Deus "não permitirá que sejais tentados alémdas vossas forças".
Tempo:
15min.
Material:
garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outroobjeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvamcomo vendas para os olhos.
Desenvolvimento:
Os obstáculos devem ser distribuídos pelasala. As pessoas devem caminhalentamente entre os obstáculos sem avenda, com a finalidade de gravar o local emque eles se encontram.
As pessoas deverão colocar as vendas nosolhos de forma que o consigam ver epermanecer paradas até que lhes seja dadoum sinal para iniciar a caminhada. Ocoordenador, com auxilio de uma ou duaspessoas, imediatamente e sem barulho, tiratodos os obstáculos da sala.
O coordenador insistirá em que o grupotenha bastante cuidado, em seguida pedirápara que caminhem mais rápido. Após umtempo o coordenador pedirá para que todostirem as vendas, observando que oexistem mais obstáculos.
Discutir as dificuldades e obstáculos queencontramos no mundo, ressaltando porémque não devemos temer, pois quem estácom Cristo tem auxílio para vencer.
Iluminação Bíblica:
I Coríntios 10:12-13.
2 - BRASA NO BRASEIRO
Tema:
comunhão e participação
Tempo:
10min.
Participantes:
mínimo 5 pessoas.
Material:
braseiro com várias brasas acesas (podeser uma churrasqueira pequena e carvão); 1 caixade areia; 1 pinça.
Desenvolvimento:
Ao início de uma reunião, o coordenador retira uma brasa do braseiro e coloca nacaixa de areia, informando aos presentesque ao final voltará àquela brasa.
Segue-se uma atividade ou brincadeira.
Ao final chama-se a atenção para a brasaque foi isolada na caixa de areia. Ela estáquase apagada, podendo até ser tocadacom a mão, enquanto as demais, que semantiveram juntas, trocaram entre si emantiveram o calor.
O coordenador promove um debateressaltando o paralelo entre as brasas nobraseiro e os cristãos na Igreja, mantendoaceso o "Fogo da Fé".
3 - CREDO APOSTÓLICO
Tema:
Confissão de fé; descrevendo em quem vocêacredita.
Tempo
: 30 min.
Participantes:
mínimo 6 pessoas.
Material:
papel e canetas, folhas de perguntas,cópia do Credo Apostólico.
Desenvolvimento:
Forme um rculo e proponha um pidoexercício:
Peça a uma pessoa que descreva sua mãe;outra que descreva seu irmão, etc.. Estaspessoas, em voz alta e rapidamente, devemdar algumas informações sobre as pessoasindicadas.
Ressalte as formas de fazer uma descrição:detalhes físicos, características emocionais,gostos, etc...
Depois deste rápido exercício, divida a turmaem 3 grupos.
Cada grupo vai receber um papel com umnome escrito - 1. Deus; 2. Jesus; 3. EspíritoSanto - e deverá compor uma descrição dapessoa indicada no seu papel. Para ajudá-las na descrição vopode acrescentar algumas perguntas: Como esta pessoa agiano passado? E hoje? O que esta pessoa feze/ou faz por vo? Qual sua relação esentimentos para com esta pessoa?
Deixe cerca de 10 minutos. Distribua entãouma folha de perguntas para debate aindanos pequenos grupos:
"Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador doCéu e da Terra"
No que a sua descrição de Deus se parecee/ou difere desta linha do Credo Apostólico?
Para que serve o Credo Apostólico? Porquee quando o dizemos?
"Creio em Jesus Cristo, seu filho unigênito,nosso Senhor e Salvador..."
No que a sua descrição de Deus se parecee/ou difere desta linha do Credo Apostólico?
Para que serve o Credo Apostólico? Porquee quando o dizemos?
106
 
"Creio no Espírito Santo..."
No que a sua descrição de Deus se parecee/ou difere desta linha do Credo Apostólico?
Para que serve o Credo Apostólico? Porquee quando o dizemos?
Acrescente ainda quaisquer outrasperguntas que você queira, de acordo comtempo, grupo e linha de discussão.
Deixe mais um tempo para que cada grupocomente as perguntas. Forme novamenteum círculo com todos e peça comentáriose/ou as respostas a cada pergunta.
Encerre com a leitura de um novo Credo:
Leia a primeira parte do Credo Apostólico,em seguida o grupo 1 lê a sua descrição deDeus; Leia a segunda parte do Credo, e ogrupo 2. Lê a sua descrição de Jesus; Leia aterceira parte do Credo Apostólico e o grupo3. Encerra com sua descrição do EspíritoSanto.
Sugestão:
pode-se ler esta composição, resultadodo trabalho do grupo, com toda a comunidade numculto, substituindo o Credo Apostólico. Leve cópiaspara distribuir à comunidade ou copie o texto emlâminas para retroprojetor para que todos possamacompanhar.
Considerações
: em geral o comportamento daspessoas ao recitar o Credo nos cultos é cabisbaixo efechado. Pode-se fazer uma analogia ao torcedor deum time, que veste camisa, tem bandeiras e flâmulasem casa, canta o hino, se mostra como torcedor. OCredo Apostólico é nossa "bandeira" como cristãos.Ele resume aquilo em que nós cremos, por isso,deveria ser falado em todas as circunstâncias emque somos questionados a respeito de nossa fé e aorecitarmos em nossos cultos, deveria ser dito com acabeça erguida, quem sabe até, olhando nos olhosde outra pessoa.
4 - DE QUEM SERÁ O PRESENTE?
Tema:
Auto-estima; dons e serviço.
Tempo:
20 min.
Participantes:
mínimo 5 pessoas.
Material:
1 Presente (pode ser bombons commensagens, ou outra lembrancinha, mas que tenhauma para cada pessoa. Deve estar em uma caixabonita de presente, que desperte a curiosidade detodos.)
Desenvolvimento:
Embrulhe o presente da seguinte maneira:primeiro uma camada de papel de presente, amensagem número 14. Papel de presente, amensagem mero 13; papel de presente,mensagem número 12, e assim sucessivamenteaté usar todas as mensagens. Termine com umacamada de papel de presente.
Explique que uma pessoa no grupo iráreceber o presente, mas que ela tem que ser apessoa certa. Sorteie quem irá começar abrincadeira. A pessoa sorteada abre o primeiropapel de presente e acha o bilhete e age deacordo, passando o presente a próxima pessoa.Assim até que todos os papéis tenham sidoabertos. Incentive as pessoas a procuraremalguém que ainda não tenha participado a cadanova instrução.
Parabéns!! Você tem muita sorte, foisorteado com este presente. Ele simboliza acompreensão, a confraternização e a amizadeque temos e ampliaremos. Mas o presente nãoserá seu. Observe os amigos e aquele queconsidera mais organizado seo ganhadodele.
A organização é algo de grande valor e vocêé possuidor desta virtude, irá levantar-se paraentregar este presente ao amigo que você achar mais feliz.
Você é feliz, construa sempre a suafelicidade em bases sólidas. A felicidade nãodepende dos outros, mas de todos nós mesmos,mas o presente ainda não será seu. O entreguepara uma pessoa que na sua opinião é muitomeiga.
A meiguice é algo muito raro, e voapossui, parabéns. Mas o presente ainda nãoserá seu. E você com jeito amigo não vai fazer questão de entregá-lo a quem você acha maisextrovertida.
Por ter este jeito tão extrovertido é que vocêestá sendo escolhido para receber estepresente, mas infelizmente ele é seu, passe-opara quem você considera muito corajoso.
Você foi contemplada com este presente, eagora demonstrando a virtude da coragem pelaqual você foi escolhida para recebê-lo, entregue-o para quem você acha mais inteligente.
A inteligência nos foi dada por Deus,parans por ter encontrado espaço parademonstrar este talento, pois muitos de nossosirmãos são inteligentes, mas a sociedade muitasvezes os impede que desenvolvam suainteligência. Agora passe o presente para quemvocê acha mais simpático.
Para comemorar a escolha distribua largossorrisos aos amigos, o mundo está tão amargo epara melhorar um pouco necessitamos depessoas simpáticas como você. Parabéns pelasimpatia, não fique triste, o presente não seráseu, passe-o a quem você acha mais dinâmica.
Dinamismo é a fortaleza, coragem,compromisso e energia. Seja sempre agentemultiplicador de boas idéias e boas ações emseu meio. Precisamos de pessoas como você,parabéns, mas passe o presente a quem vocêacha mais solidário.
Solidariedade é a coisa rara no mundo emque vivemos, de pessoas egocêntricas. Você
107
 
está de parabéns por ser solidário com seuscolegas, mas o presente não será seu, passe-oa quem você acha mais alegre.
Alegria!!! Você nessa reunião poderá fazer renascer em muitos corações a alegria de viver,pessoas alegres como você transmitemotimismo e alto astral. Com sua alegria passe opresente a quem você acha mais elegante.
Parabéns a elegância completa a citaçãohumana e sua presença se torna mais marcante,mas o presente não seseu, passe-o paraaquele amigo que você acha mais bonito.
Que bom!!! Você foi escolhido o amigo maisbonito entre o grupo, por isso mostre desfilandopara todos observarem o quanto você é bonito.Mas o presente não seseu, passe-o paraquem lhe transmite paz.
O mundo inteiro clama por paz e vogratuitamente transmite esta o riqueza,parabéns!!! Você está fazendo falta as grandespotências do mundo, responsáveis por tantosconflitos entre a humanidade. O presente éseu!!! Pode abri-lo. Com muita paz, abra opresente e passe-o a todos os seus amigos edeseje-lhes em nome de todos nós, muita paz.
Se quiser encerre com uma conversa: Quãodifícil foi escolher uma pessoa com a qualidadedescrita? Há mais pessoas no grupo com asmesmas qualidades? Há desvantagens em ter determinadas qualidades ou de que forma aspessoas podem interpretar sua qualidade comoalgo negativo (ex.: elencia pode ser confundida com esnobismo; ou alegria pode ser confundida com falta de realismo)? Quaisqualidades são as mais importantes? Quais sãonecessárias ao trabalho da igreja, e como?
5 - O 13
O
DISCÍPULO
Tema:
Discipulado; seguir a Jesus
Tempo:
20 min.
Participantes:
mínimo 5 pessoas.
Material:
Cartolinas, espelhos ou papel espelhado,canetas.
Desenvolvimento:
Faça um cartão para cada criança, dobrandoum pedaço de cartolina e colando dentro oespelho. Do lado de fora escreva: Quem o13
o
discípulo?
Mostre um cartão, sem abrir, e diga àscrianças que terão - 15 minutos, umasemana, etc - para tentar responder àpergunta e que somente após este temporeceberão o cartão com a resposta.
Prepare e distribua uma lista de tarefas afazer que poderão ajudá-las a encontrar aresposta:
1.
Procurar na Bíblia;
2.
Memorizar o nome dos 12 discípulosde Jesus;
3.
Conversar e entrevistar adultos,pastores, etc..
Após o tempo determinado, ouça os relatosda pesquisa e entregue os cartões. Depoisque as crianças o abrirem converse sobre asreações ao verem sua imagem refletida,como e porque cada um é o 13
o
discípulo,etc..
Escrever o texto de João 15.14 nos cartões.
As crianças podem então preparar um outrocartão para presentear ou preparar convitesou mensagens para distribuir a amigos.
6 - ENFRENTANDO DESAFIOS COM FÉ
Tema:
A Fé supera desafios, testemunho.
Tempo:
15 min.
Participantes:
mínimo 5 pessoas.
Material:
Bola pequena, 10 vasilhames derefrigerante descartáveis, transparentes e comtampa; tinta guache (diversas cores) e onzeetiquetas adesivas
Desenvolvimento:
Encha as garrafas com água. Para dar umcolorido a cada uma das garrafas misture umpouco de guache na água.
Escreva nas etiquetas 10 obstáculos quedificultam a missão de evangelizar e que nosafastam de Deus, como por exemplo:egoísmo, inveja, etc. Peça sugestões ascrianças do grupo. Cole uma etiqueta emcada garrafa e peça às crianças que asarrumem num extremo da sala, como sefossem um jogo de boliche.
Converse com as crianças sobre o que seriacapaz de derrubar estes desafios. Afixe nabola, uma etiqueta com a palavra FÉ.
Começa o jogo, todos deveo mirar osobstáculos e jogar a bola para tentaderrubá-los. Ganha quem conseguir derrubar todos os obstáculos.
Termine fazendo uma reflexão, mostrandoque aqueles que crêem em Deus ocapazes de superar esses obstáculos erealizar grandes obras em Seu nome.
7 - GARRAFA DOS ELOGIOS
Tema
: "a boa palavra o alegra" Pv 12.24b.
Tempo:
10min.
Participantes:
no mínimo 5 pessoas.
Material:
Uma garrafa vazia (pode ser derefrigerante).
108

Activity (205)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Gessica Ramos liked this
Iasmin Sangalo liked this
Cristiane Duarte liked this
Djair Roberto liked this
Monica Telles added this note
Obrigado!! Está sendo muito importante para o meu trabalho de catequista. Paz e Bem!
Jose Orlean liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->