Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
32Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Busquhe exemplos que mostrem a importância do ciclo do nitrogênio

Busquhe exemplos que mostrem a importância do ciclo do nitrogênio

Ratings: (0)|Views: 22,315|Likes:
Published by felipetacco

More info:

Published by: felipetacco on May 03, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/18/2013

pdf

text

original

 
Busque exemplos que mostrem a importância do ciclo do nitrogênioRelacione o ciclo do nitrogênio com a síntese de proteínas,assim como aimportância dessa síntese para a vida como a conhecemos.
Importância:Formação de proteínas. O nitrogênio é indispensável à vida, uma vez que entrana constituição das proteínas e ácidos nucléicos. Admite-se, que o corpohumano, 16% é constituído por proteínas. A mais importante fonte denitrogênio é a atmosfera. Cerca 78% do ar atmosférico são formados por nitrogênio livre (N2 – gás), mas a maioria dos seres vivos é incapaz deaproveitá-lo no seu metabolismo. O nitrogênio está presente nos aminoácidosdas proteínas, nas bases nitrogenadas dos ácidos nucléicos. No ciclo donitrogênio participam bactérias, algas azuis (cianofíceas) e fungos.
Procure informações sobre o uso de fertilizantes á base de nitrogênio
FERTILIZANTE DE NITROGÊNIO, Um polímero de uréia-formaldeído empartículas de liberação lenta útil como fertilizante para intensificar ofornecimento prolongado de nitrogênio necessário para desenvolvimento ecrescimento da planta e um fertilizante granular preparado com o polímero deuréia formaldeído em partículas.
 
Pesquise informações sobre as reações de obtenção de algumassubstancias nitrogenadas fabricadas a partir da amônia e presentes emfertilizantes, tais como a uréia ((NH2)2 co).O nitrato de amônio (NH4NO3), o sulfato de amônio ((NH4)2SO4), ocloreto de amônio (NH4Cl), o fosfato de cálcio e amônio (CaNH4PO4) e onitrato de amônio e cálcio (CaNH4(NO3)3).
O ar que nos rodeia possui 80% de nitrogênio. Este nitrogênio do ar podecombinar-se com outros elementos químicos dando origem à produtosfornecedores de nutrientes aproveitáveis pelas plantas.Assim, na indústria, a combinação do N do ar com o hidrogênio (H), sobtemperatura elevada e pressão, produz a amônia anidra (NH3). E esta amôniaé o produto de partida para a obtenção de outros adubos nitrogenados. Aamônia contem 82% de N.+ Ácido Nítrico = Nitrato de Amônio (32% N)+ Ácido Sulfúrico = Sulfato de Amônio (20% N)AMÔNIA(NH3) + Ácido Fosfórico Fosfato Monoamônio (11% N)Fosfato Diamônio (17% N)+ CO2 = Uréia (45% N)O gás natural é a maior fonte de hidrogênio para a produção de amônia,requerendo cerca de 1.030 m3 de gás por tonelada de amônia. Este gásfornece, também, o dióxido de carbono (CO2) para a produção de uréia.Na presença de catalisador de níquel e temperatura alta (660°C) o gás naturalreage com o vapor, produzindo monóxido de carbono e hidrogênio.O Nitrogênio tirado do ar é adicionado ao hidrogênio e a mistura é passada emoutro catalisador mediante alta temperatura e pressão produzindo a amônia.N2 + 3H2 = 2 NH3a) Uréia - o monóxido de carbono produzido pela decomposição do gás naturalé convertido em dióxido de carbono. Este reage com a amônia para formar auréia CO(NH2) 2, à alta temperatura e pressão. A solução é evaporada paradar a uréia.CO2 + 2NH3 = CO(NH2) 2 + H2OA uréia tem 45% de nitrogênio. É o produto com maior teor de nitrogênio.b) Nitrato de amônio - uma parte da amônia é queimada para produzir ácidonítrico que, por sua vez, reage com a amônia para dar nitrato de amônio(NH4NO3) em solução. Este é evaporado até um licor concentrado fundido eapós granulado.NH3 + HNO3 = NH4NO3O nitrato de amônio tem um teor de 33% de nitrogênio.c) Sulfato de amônio - a amônia combina-se com o ácido sulfúrico oriundo daindústria do aço e forma o sulfato de amônio.2NH3 + H2SO4 = (NH4)2SO4
 
O sulfato de amônio possui 20% de nitrogênio.d) MAP e DAP - a amônia combinando-se com o ácido fosfórico produz osfosfatos de amônio. São produtos com altos teores de fósforo, alta solubilidadee muito utilizados pelas indústrias de fertilizantes por fornecerem N e P,minimizando os custos.O fosfato diamônio (DAP) apresenta, em média, 17% de N e 47% de P2O5. Ofosfato mono amônio apresenta, em média, 11% de N e 54% de P2O5.
Busque informações sobre reações que descrevem o uso da amôniacomo matéria-prima usada na produção de acido nítrico e da barrilha(carbonato de sódio).
Barrilha ou carbonato de sódio (Na2CO3)HNO3 (processo Ostwald)oxidação catalítica da amônia a NO, seguida da oxidação do NO a NO2 eposterior reação do NO2 com água para formar HNO3.4NH3(g) + 5 O2 (g) _______ 4 NO(g) + 6 H2O(g)2 NO(g) + O2(g) ---------------- 2 NO2(g)2 NO2(g) + H2O(l) ----------------- HNO3 + HNO2são resfriados e voltam ao processo:2HNO2 ----------- H2O + NO2 + NO3 NO2 + H2O ----------- 2HNO3 + NOreação global:NH3 + 2O2 ------------ HNO3 + H2ONa2CO3 (processo Solvay)1) obtenção do gás carbônico por decomposição térmica do carbonato decálcio.CaCO3 (s) ---------- CaO (s) + CO2 (g)2) transformação do gás carbônico em hidrogenocarbonato de amônio(bicarbonato de amônio), por reação com amônia em meio aquoso.CO2 (excesso) + NH3 + H2O ------------NH4HCO33) decomposição térmica do hidrogenocarbonato de sódio.NaCl(aq) + NH4HCO3(aq) ---------------- Na2HCO3(s) + NH4Cl

Activity (32)

You've already reviewed this. Edit your review.
Lucas Silva added this note
Tirei zero porque eu copiei o trabalho inteiro
Jonas Henrique added this note
Hehe, muito bom cara, vlw
1 thousand reads
1 hundred reads
Digão Gi liked this
Hellen Amanda added this note
adorei esse trabalho...me ajudou muito com informações necessarias!!
Flavia Cordeiro added this note
e muito bom este sete k
Erika Rye liked this
Jackeline Alves liked this
Taila Roberta added this note
muitoo bom o site encontre tudo o q procurava obrigadaa beijinhoss tailaa

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->