Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
32Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Busquhe exemplos que mostrem a importância do ciclo do nitrogênio

Busquhe exemplos que mostrem a importância do ciclo do nitrogênio

Ratings: (0)|Views: 19,340 |Likes:
Published by felipetacco

More info:

Published by: felipetacco on May 03, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/18/2013

pdf

text

original

 
Busque exemplos que mostrem a importância do ciclo do nitrogênioRelacione o ciclo do nitrogênio com a síntese de proteínas,assim como aimportância dessa síntese para a vida como a conhecemos.
Importância:Formação de proteínas. O nitrogênio é indispensável à vida, uma vez que entrana constituição das proteínas e ácidos nucléicos. Admite-se, que o corpohumano, 16% é constituído por proteínas. A mais importante fonte denitrogênio é a atmosfera. Cerca 78% do ar atmosférico são formados por nitrogênio livre (N2 – gás), mas a maioria dos seres vivos é incapaz deaproveitá-lo no seu metabolismo. O nitrogênio está presente nos aminoácidosdas proteínas, nas bases nitrogenadas dos ácidos nucléicos. No ciclo donitrogênio participam bactérias, algas azuis (cianofíceas) e fungos.
Procure informações sobre o uso de fertilizantes á base de nitrogênio
FERTILIZANTE DE NITROGÊNIO, Um polímero de uréia-formaldeído empartículas de liberação lenta útil como fertilizante para intensificar ofornecimento prolongado de nitrogênio necessário para desenvolvimento ecrescimento da planta e um fertilizante granular preparado com o polímero deuréia formaldeído em partículas.
 
Pesquise informações sobre as reações de obtenção de algumassubstancias nitrogenadas fabricadas a partir da amônia e presentes emfertilizantes, tais como a uréia ((NH2)2 co).O nitrato de amônio (NH4NO3), o sulfato de amônio ((NH4)2SO4), ocloreto de amônio (NH4Cl), o fosfato de cálcio e amônio (CaNH4PO4) e onitrato de amônio e cálcio (CaNH4(NO3)3).
O ar que nos rodeia possui 80% de nitrogênio. Este nitrogênio do ar podecombinar-se com outros elementos químicos dando origem à produtosfornecedores de nutrientes aproveitáveis pelas plantas.Assim, na indústria, a combinação do N do ar com o hidrogênio (H), sobtemperatura elevada e pressão, produz a amônia anidra (NH3). E esta amôniaé o produto de partida para a obtenção de outros adubos nitrogenados. Aamônia contem 82% de N.+ Ácido Nítrico = Nitrato de Amônio (32% N)+ Ácido Sulfúrico = Sulfato de Amônio (20% N)AMÔNIA(NH3) + Ácido Fosfórico Fosfato Monoamônio (11% N)Fosfato Diamônio (17% N)+ CO2 = Uréia (45% N)O gás natural é a maior fonte de hidrogênio para a produção de amônia,requerendo cerca de 1.030 m3 de gás por tonelada de amônia. Este gásfornece, também, o dióxido de carbono (CO2) para a produção de uréia.Na presença de catalisador de níquel e temperatura alta (660°C) o gás naturalreage com o vapor, produzindo monóxido de carbono e hidrogênio.O Nitrogênio tirado do ar é adicionado ao hidrogênio e a mistura é passada emoutro catalisador mediante alta temperatura e pressão produzindo a amônia.N2 + 3H2 = 2 NH3a) Uréia - o monóxido de carbono produzido pela decomposição do gás naturalé convertido em dióxido de carbono. Este reage com a amônia para formar auréia CO(NH2) 2, à alta temperatura e pressão. A solução é evaporada paradar a uréia.CO2 + 2NH3 = CO(NH2) 2 + H2OA uréia tem 45% de nitrogênio. É o produto com maior teor de nitrogênio.b) Nitrato de amônio - uma parte da amônia é queimada para produzir ácidonítrico que, por sua vez, reage com a amônia para dar nitrato de amônio(NH4NO3) em solução. Este é evaporado até um licor concentrado fundido eapós granulado.NH3 + HNO3 = NH4NO3O nitrato de amônio tem um teor de 33% de nitrogênio.c) Sulfato de amônio - a amônia combina-se com o ácido sulfúrico oriundo daindústria do aço e forma o sulfato de amônio.2NH3 + H2SO4 = (NH4)2SO4
 
O sulfato de amônio possui 20% de nitrogênio.d) MAP e DAP - a amônia combinando-se com o ácido fosfórico produz osfosfatos de amônio. São produtos com altos teores de fósforo, alta solubilidadee muito utilizados pelas indústrias de fertilizantes por fornecerem N e P,minimizando os custos.O fosfato diamônio (DAP) apresenta, em média, 17% de N e 47% de P2O5. Ofosfato mono amônio apresenta, em média, 11% de N e 54% de P2O5.
Busque informações sobre reações que descrevem o uso da amôniacomo matéria-prima usada na produção de acido nítrico e da barrilha(carbonato de sódio).
Barrilha ou carbonato de sódio (Na2CO3)HNO3 (processo Ostwald)oxidação catalítica da amônia a NO, seguida da oxidação do NO a NO2 eposterior reação do NO2 com água para formar HNO3.4NH3(g) + 5 O2 (g) _______ 4 NO(g) + 6 H2O(g)2 NO(g) + O2(g) ---------------- 2 NO2(g)2 NO2(g) + H2O(l) ----------------- HNO3 + HNO2são resfriados e voltam ao processo:2HNO2 ----------- H2O + NO2 + NO3 NO2 + H2O ----------- 2HNO3 + NOreação global:NH3 + 2O2 ------------ HNO3 + H2ONa2CO3 (processo Solvay)1) obtenção do gás carbônico por decomposição térmica do carbonato decálcio.CaCO3 (s) ---------- CaO (s) + CO2 (g)2) transformação do gás carbônico em hidrogenocarbonato de amônio(bicarbonato de amônio), por reação com amônia em meio aquoso.CO2 (excesso) + NH3 + H2O ------------NH4HCO33) decomposição térmica do hidrogenocarbonato de sódio.NaCl(aq) + NH4HCO3(aq) ---------------- Na2HCO3(s) + NH4Cl

Activity (32)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Lucas Silva added this note
Tirei zero porque eu copiei o trabalho inteiro
Jonas Henrique added this note
Hehe, muito bom cara, vlw
Digão Gi liked this
Erika Rye liked this
Jackeline Alves liked this
Noara Abrantes liked this
Hellen Amanda added this note
adorei esse trabalho...me ajudou muito com informações necessarias!!
Flavia Cordeiro added this note
e muito bom este sete k

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->