Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
9Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Iº SÁBADO DE FORMAÇÃO ESCUTISTA - CAMPISMO E PIONEIRISMO

Iº SÁBADO DE FORMAÇÃO ESCUTISTA - CAMPISMO E PIONEIRISMO

Ratings: (0)|Views: 3,021|Likes:
Published by sevenjesus

More info:

Published by: sevenjesus on May 04, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOCX, TXT or read online from Scribd
See More
See less

01/29/2013

pdf

text

original

 
CAMPISMO E PIONEIRISMO
CAMPISMO
O que é acampar?
Antes de mais, disciplina, ordem e horário, um acampamento que respeite o seuhorário tem já garantido metade do seu êxito.A preocupação da saúde, o que deve estar sempre presente é ginástica diária, boahigiene, uso frequente e completo da água.Espírito de iniciativa e de construção para a instalação do acampamento, a vida delabor intenso amacia os caracteres, estabelece a fraternidade suscita a energia viril necessáriaà vida de campo.Espírito de alegria e descontracção, pelas canções, pelas histórias, pelasrepresentações no fogo de conselho.Educação pelo belo e pela grandeza, pela boa escolha do local, bom panorama, boalocalização e beleza das construções.Educação pela entre-ajuda e caridade, pela vida colectiva de grupo, do bando, dapatrulha e ou equipe, como é evidente.Educação da vida espiritual, pela oração diária, o acampamento desenvolve o sentidoautêntico da oração.Um bom escuteiro começa sempre por escolher a zona de repouso, as tendas paradormir devem de estar separadas umas das outras e instaladas nas orlas das árvores.A zona de higiene, protegida pela folhagem e afastada das tendas é o local ideal. Não énecessário estar instalado perto da água, mas deve possuir sempre água armazenada.Zona de alimento, a cozinha deve estar perto da tenda e da sala de comer.Deve de existir uma zona de silêncio onde todos se encontram para celebrar ou rezar.Zona do fogo de conselho, fogueira protegendo o chão, bancos, e tudo mais que énecessário, criarão o ambiente. O resto são as nossas músicas, poemas, mímicas,representações e etc.Por fim deve de existir uma zona de avisos, deve ser um pano esticado com espiasservira perfeitamente para colocar os avisos.As tendas devem de ser o local onde guardamos o nosso equipamento e passamos anoite. Por isso devem de ser montadas com cuidado e em locais não muito inclinados, onde noverão possa bater uma sombra amiga durante as horas mais quentes. Devem de limpar oterreno, apenas retirar os paus e pedra, se for muito húmido utilizar fetos ou folhas secas paracobrir o chão. Devem de ter em atenção à colocação da porta evitando os ventos mais fortes.Os panos ou capas das tendas devem de estar bem esticados.
Como Cortar um Pau com a Faca do Mato:
Para evitar que se corte um dedo ou uma mão, os movimentos da faca devem sersempre feitos para fora do nosso corpo, no sentido oposto à mão com que seguramos no pauou ramo. Assim, a lâmina da faca nunca vem contra nós por azar!
 
SIM
 NÃO 
Machado:
A diferença entre o
machado
e a
machada
(ou machadinha) está no tamanho. Omachado é grande e usa-se com as duas mãos. A machada é mais pequena e basta uma mãopara a manobrar. O Escuteiro costuma usar a machada.
Utilização do Machado:
O Escuteiro sabe usar o machado e a machada correctamente.
 
A machada, usada só com uma mão, requer mais pontaria do queforça. De facto, os golpes com a machada são dados pausadamente,calculando sempre o local do golpe, e sem excesso de força.Uma machada não se pega com as duas mãos desferindo fortíssimosgolpes no alvo. Este é um gesto típico dos pata-tenras.
 
O machado, apesar de ser pegado com 2 mãos, usa-se tambémpausadamente, sem força excessiva e apostando sempre na pontaria. A machada, por poder ser usada apenas com uma mão, deve ser pegada pela «pega»,na ponta do cabo, e não a meio do cabo.
T
em-se melhor balanço, e é preciso fazer-se menos força.
SIMNÃO
S
empre que se começa a usar um machado, deve-se verificar o seguinte:1-
 
se a cunha está bem fixa; mergulhar o machado em água faz inchar a madeira eassim garantir melhor a fixação do cabo na lâmina;2-
 
se não há ninguém à volta que possa ser atingida por um golpe;Para cortar um ramo,
nunca o devemos fazer em cima da terra
, pois a lâmina acabarásempre por se enterrar no solo, estragando o fio. Deve-se sempre apoiar o ramo em cima deum cepo mais grosso.
 
 
SIM
 
NÃO O ponto onde vamos cortar deve estar bem apoiado e o mais fixo possível.
SIM
 NÃO Nunca se deve desferir golpes com o machado sobre um ponto do ramo que estejasem apoio, pois o efeito será muito pouco e o ramo ao vibrar pode fazer com que o machadosalte e atinja o utilizador.
 
SIM
 NÃOA inclinação do machado é importantíssima para os efeitos dos golpes. Nunca sedevem dar os golpes com a lâmina num ângulo de 90º, ou seja, na vertical. Deve-se inclinarsempre o machado para fazer aproximadamente um ângulo de 60º. Os golpes devem seralternados, ora inclinado para aesquerda ora para a direita.O machado nunca deve seusado como martelo, pois não foi paraisso que foi feito.

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Muma's Anjos liked this
Muma's Anjos liked this
Muma's Anjos liked this
Sandra Sofia liked this
Pedro Guilherme liked this
a9613937401 liked this
blunt!! liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->