Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
12Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
CICLO ECONÔMICO DO CAFÉ

CICLO ECONÔMICO DO CAFÉ

Ratings: (0)|Views: 1,976 |Likes:
Published by luncky_3

More info:

Published by: luncky_3 on May 05, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/30/2012

pdf

text

original

 
CICLO ECONÔMICO DO CAFÉO café chegou ao Brasil, na segunda década do século XVIII, através deFrancisco de Melo Palheta. Estas primeiras mudas foram trazidas da GuianaFrancesa. No século XIX, as plantações de café espalharam-se pelo interior deSão Paulo e Rio de Janeiro. Os mercados nacionais e internacionais, principalmente Estados Unidos e Europa, aumentaram o consumo, favorecendoa exportação do produto brasileiro.Com a queda nas exportações de algodão, açúcar e cacau, os fazendeirossentiram a grande oportunidade de obterem altos lucros com o ³ouro negro´.Passaram a investir mais e ampliaram os cafezais. Na segunda metade do séculoXIX, o café tornou-se o principal produto de exportação brasileiro, sendotambém muito consumido no mercado interno.Os fazendeiros, principalmente paulistas, fizeram fortuna com o comércio do produto. As mansões da Avenida Paulista refletiam bem este sucesso. Boa partedos lucros do café foi investido na indústria, principalmente de São Paulo e Riode Janeiro, favorecendo o desenvolvimento deste setor e a industrialização doBrasil. Muitos imigrantes europeus, principalmente italianos, chegaram paraaumentar a mão-de-obra nos cafezais de São Paulo.
Conseqüências do Ciclo do Café
- A economia brasileira ficou muito dependente das exportações de café.Quando o preço do produto caia, o governo brasileiro comprava estoques equeimava para aumentar o preço (política de valorização do café).- Concentração do poder político e econômico na região Sudeste.- Aumento do desenvolvimento industrial e urbano no Sudeste.- Imigração européia para as lavouras de café e indústrias do Sudeste.- Construção de ferrovias para escoar a produção de café do interior de SãoPaulo para o porto de Santos.

Activity (12)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Rafael Marques liked this
Rose Dias liked this
Tamires Mendes liked this
Marcia Alcazar liked this
AlbrechtAlex liked this
andressalima_ liked this
alice_aac liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->