Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
232Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Tipologia de eventos

Tipologia de eventos

Ratings: (0)|Views: 107,987|Likes:
Published by mojosc

More info:

Published by: mojosc on May 06, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

11/22/2013

pdf

text

original

 
1
PLANEJAMENTO DE EVENTOSAULA 3TIPOLOGIA DE EVENTOS - A INFLUÊNCIA DAS NECESSIDADESDOS PÚBLICOS NA FORMULAÇÃO DE EVENTOS.
Por mais que os eventos sejam uma das formas encontradas pelas empresas para falar comseus colaboradores internos, clientes e demais públicos, é necessário sempre tornar o eventoum acontecimento especial, tanto para a empresa organizadora como para o participante.Tornar um evento um acontecimento que traga emoções, experiências, que seja memorável éter a necessidade de conhecer profundamente o público-alvo. Determinar a classificação porobjetivo ou por áreas de atuação, posteriormente a tipologia de um evento, só é possívelquando a empresa sabe o perfil do público que pretende trabalhar.Existem inúmeras possibilidades e tipos de eventos capazes de atender a cada um dosobjetivos mais específicos e complexos de qualquer empresa, pessoa, independentemente deseu porte, verba disponível, produto/serviço comercializado, estrutura de marketing e outrascaracterísticas.
 
TIPOLOGIA DE EVENTOS
No quadro abaixo, estão relacionados os tipos de eventos mais conhecidos no mercado:Almoço Debate PainelAssembléia Desfile PalestraBazar Encontro Pedra fundamentalBrainstorming Entrevista coletiva PerformanceBrunch Excursão Pré-estréiaCafé da manhã Exposição PosseCampanha Feira PremiaçãoCampeonato Festa RegataCarnaval Festival RetrospectivaCasamento Formatura ReuniãoChá da tarde Fórum RoadshowChurrasco Gincana Rodada de negóciosCoffee-break Happy hour RodeioColetiva de imprensa Inauguração SalãoColóquio Jantar SarauComemoração Jornada SemanaCompetição Lançamento de livro SeminárioComício Lançamento de produto ShowConcerto Leilão ShowcasingConcilio Mesa-redonda SolenidadeConclave Micareta SorteioConcurso Missa TeleconferênciaConferência Mostra TorneioConfraternizações Noite de autógrafos VernissageCongresso Oficina VideoconferênciaConvenção Olimpíada VisitaCoquetel Open day WorkshopCoral OperaCurso Outorga de títulosEtc.
 
2
A seguir, estão descritos as características dos eventos mais utilizados pelo mercado:
 
Almoço ou jantar
Trata-se de refeição oferecida durante o dia (almoço) ou à noite (jantar). Existem inúmerostipos de cardápio, bem como várias maneiras servi-la. As mais utilizadas são a americana(sistema self-service, ou sistema em que cada convidado ou participante se serve sozinho dacomida, que está exposta em bandejas num expositor), e a francesa (cada prato é servido porgarçons ou garçonetes a cada convidado ou participante, que aguarda sentado em seuslugares à mesa). A combinação do tipo de cardápio e forma de serviço é que determina otempo necessário para a degustação completa (entrada, prato (s) principal(is) e sobremesa).
 
Banquete
É uma refeição servida com todo o requinte possível, pois é utilizada em ocasiões solenes queexigem qualidade e sofisticação em todos os detalhes.
 
Brainstorming
O objetivo deste evento é encontrar soluções para um problema. Bastante usado pelospublicitários, permite uma análise ampla das várias possibilidades para uma questão.Segundo Cesca, este evento tem os seguintes passos: "exposição do problema pelocoordenador por 10 a 15 minutos: lançamento de idéias, seleção de idéias e síntese". Esseformato pode ser muito bem empregado também em eventos para a área de consultoria.
 
Brunch
Uma expressão da língua inglesa, que é mais do que apenas a junção das palavras café damanhã (breakfast) com almoço (lunch). Os serviços e produtos nele oferecidos são também oretrato da contração, pois é um café da manhã tão farto que chega a ser um minialmoço. Éservido perto do horário do almoço.
 
Café da manhã
Servido nas primeiras horas da manhã, compõe-se basicamente crê frutas da estação, bebidas(café, chá, chocolate, água e sucos naturais), cereais, pães, manteiga, geléias, omeletes ouovos mexidos, torradas, bolos, tortas salgadas, e uma grande variedade de itens, que podemconter uma profusão de diferentes cardápios. Muito utilizado também nos encontrosprofissionais.
• Casamento
União solene entre duas pessoas de sexos diferentes, com legitimação civil e religiosa,podendo ser oferecido aos convidados uma recepção. Por se tratar da celebração da uniãoreligiosa ou civil entre duas pessoas, esse tipo de evento requer atenção especial; o cuidadodeve ser o mesmo com casamentos, ou celebrações de bodas. Um quesito importante é tercriatividade para encontrar soluções que estejam de acordo com o bolso do cliente e com anecessidade de fazer dessa ocasião um momento muito especial.
 
Coffee-break
Expressão idiomática da língua inglesa que, de tão utilizada no país, superou sua tradução:intervalo para o café, pois é oferecido nas interrupções dos eventos. Possui muitas opções decardápio, mas são petiscos de rápido consumo, incluindo salgados, doces e bebidas (café, chá,sucos e refrigerantes), dispostos em mesas estrategicamente colocadas no saguão à saída dassalas de reunião ou num canto da mesma sala.
 
Colóquio
Muito utilizado pelo segmento médico, deriva-se da conferência. Seu objetivo maior é discutir etomar decisão sobre determinado assunto. Após a definição e exposição de um tema central
 
3
feita por um profissional de projeção, a platéia é dividida em grupos de debates. O resultado decada grupo é apresentado por seus representantes para votação e aprovação da platéia.
 
Comemorações
São atos em que se celebra ou homenageia uma profissão ou status, como o Dia das Mães ouo Dia da Secretária. Os eventos sociais mais solicitados são os almoços ou jantares.
 
Competição
Tem o objetivo de estimular a concorrência, o desafio e a disputa entre os participantes.Também propicia a integração das pessoas envolvidas e a descoberta de novos talentos. Ascompetições mais comuns têm caráter esportivo ou cultural.
 
Concurso
A partir de critérios determinados com antecedência (de avaliação, premiação, desempate,duração, concorrentes, júri etc.), este evento competitivo visa estimular os participantes aalcançar metas ou objetivos predefinidos. Também busca divulgar políticas e interesses deuma organização política ou empresarial.
 
Conclave
Embora tenha organização e formato de um congresso, seu caráter religioso confere-lhecaracterísticas singulares. As conclusões dele advindas podem ser adotadas pela congregaçãoque o organiza.
 
Conferência
Consiste em reunião bastante formal, com a apresentação de um tema específico por umexpositor ou conferencista (uma autoridade no assunto), por um tempo limitado e para umgrande número de ouvintes. Após a explanação, ele responde às perguntas formuladas pelosouvintes ou platéia. Esse tipo de evento, normalmente, é um dos formatos utilizados emseminários e congressos. Tem curta duração quando acontece como evento isolado.
 
Confraternizações
Reunião de pessoas com o intuito de promover a descontração, a integração ou negócios.
 
Congresso
Pode ser definido como uma reunião formal de participantes de um mesmo grupo profissional,ou de uma entidade associativa que os agrega. O congresso visa estudar ou debater temas deinteresse geral de determinada área de atuação. Também é veículo de intercâmbio setorial ede difusão técnico-científica, acelerando o desenvolvimento da categoria profissional. É eleitauma comissão organizadora responsável pelo planejamento, pelo regulamento e regimento epelo controle financeiro do evento.As sessões de trabalho dos congressos são divididas em várias atividades, como: mesa-redonda, reuniões, debates, painel. Os temas podem ser oficiais ou livres. Estudam temasdiversos, e ao final do trabalho, as conclusões e votações são adotadas no todo ou em parteapós serem encaminhadas às autoridades competentes, com o pronunciamento oficial daclasse.
 
Convenção
Atividades restritas a um grupo específico e que são pagas unicamente pela entidadeempresarial, política ou partidária promotora do evento. É realizada para reunirem profissionaisou partidários e pode também ser feita por setores distintos de determinada organização oucongregar todos os seus integrantes.

Activity (232)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred thousand reads
Carlos Santos added this note|
Ótimo material.
Carlos Santos liked this
1 hundred reads
1 hundred thousand reads
1 thousand reads
Débora Cota liked this
Jéssica Samara liked this
Yeda Ruiz liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->