Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
45Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A Cultura do Mirtilo

A Cultura do Mirtilo

Ratings: (0)|Views: 8,230 |Likes:
Published by Joaquim
MIRTILO
“A Fruta dos Deuses”

O mirtilo é a fruta mais rica em anti-oxidantes, segundo dados do laboratório do Departamento de Agricultura dos EUA. É possuidor de uma elevada quantidade de polifenóis tanto na casca como na polpa, que lhe conferem funções de protecção sobre as paredes das células. O mirtilo é rico em vitaminas, sais minerais, açúcares e ácidos. Contém vitaminas A e C e minerais como zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Além disso, tem baixo valor calórico e é rica em fibras
MIRTILO
“A Fruta dos Deuses”

O mirtilo é a fruta mais rica em anti-oxidantes, segundo dados do laboratório do Departamento de Agricultura dos EUA. É possuidor de uma elevada quantidade de polifenóis tanto na casca como na polpa, que lhe conferem funções de protecção sobre as paredes das células. O mirtilo é rico em vitaminas, sais minerais, açúcares e ácidos. Contém vitaminas A e C e minerais como zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Além disso, tem baixo valor calórico e é rica em fibras

More info:

Categories:Types, Research
Published by: Joaquim on May 08, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/09/2013

pdf

text

original

 
MIRTILO
“A Fruta dos Deuses”
O mirtilo é a fruta mais rica em anti-oxidantes, segundodados do laboratório do Departamento de Agriculturados EUA.É possuidor de uma elevada quantidade de polifenóistanto na casca como na polpa, que lhe conferem funçõesde protecção sobre as paredes das células.O mirtilo é rico em vitaminas, sais minerais, açúcares eácidos. Contém vitaminas A e C e minerais como zinco,potássio, ferro, cálcio e magnésio. Além disso, tem baixovalor calórico e é rica em fibras, beneficiando a regulação intestinal. Pela ausência de sódioe colesterol, é indicada em regimes para hipertensão arterial, e na prevenção de doençascardiovasculares.Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo também previne doenças relacionadas com avisão.O mirtilo pode ser consumido ao natural, preparado em saladas, sumos, e se for congelado,pode ser usado para a produção de geléias, sorvetes, iogurtes, tortas e na preparação demolhos para pratos diversos; as suas folhas também podem ser utilizadas em chá, rico empropriedades medicinais.A polpa é deliciosamente doce, para alguns, acridoce. Melhora a visão dos que lêem muito,dos que passam muito tempo em frente ao computador ou televisão. Melhora a circulaçãosanguínea nas artérias, veias e capilares.Cresce a cada ano o consumo desta fruta, devido a seus comprovados benefícios para asaúde.Podem ser consumidas no escritório, na hora do lazer, no café da manhã, no lanche datarde, antes de dormir, etc.Por todo o mundo há laboratórios que investigam e estudam os benefícios que o Mirtilo trazà nossa saúde. Já se descobriu que o mirtilo é rico em vitaminas, sais minerais, açúcares eácidos.Também tem propriedades de anti-séptico, anti-diarreico e anti-hemorrágico. A fibra é umcomponente muito abundante nestes frutos, o seu consumo habitual durante os meses emque abundam pode resultar num remédio para tratar constipações e a atonia intestinal.
Anti-oxidante
O mirtilo é o fruto que contém mais anti-oxidantes, que consistem num grupo de vitaminas,de minerais e de enzimas. Os anti-oxidantes trabalham para neutralizar radicais livres queprejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas.Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias taiscomo a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas.
Reduz o Colesterol
 
Novos estudos e pesquisas efectuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos,revelaram que o mirtilo pode também baixar o nível de mau colesterol, e é mais eficienteque muitos medicamentos prescritos pelos médicos.
Infecções Urinárias
Estudos recentes provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratarinfecções no aparelho urinário.
Memória e Coordenação Motora
Melhora a memória e a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo,o mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença deAlzheimer e por acção do envelhecimento, como perda da meria a curto prazo.V
isão
O mirtilo melhora a vista, diversos estudos na Europa documentaram que os mirtilos têmconcentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado comprestações que melhoram a visão nocturna e reduzem a vista cansada.
História
Originários da América do Norte, Ásia e Europa Central, os mirtilos têm sido consumidospelo homem desde tempos pré-históricos. Em Portugal, encontram-se em regiões onde oInverno é muito rigoroso, como a zona do médio Vouga.
Aparência
Existem mais de 30 espécies que crescem em regiões distintas e centenas de diferentesvariedades. Os mirtilos cultivados têm um sabor ligeiramente doce e uma atractiva cor azulpúrpura.É conveniente para se usar em muitas receitas como batidas, molhos, saladas e doces. Outambém se podem simplesmente lavar e comer à mão-cheia, sem necessidade de descascarou cortar!
Interesse Nutricional
Excelente fonte de flavonóides, especialmente antocianinas, que lhe dão a típica corazulada, vitamina C, fibra solúvel e insolúvel, como a pectina. Também muito ricos emtaninos, vitamina E, manganésio e riboflavina.Pobres em calorias e super nutritivos, os mirtilos merecem um lugar privilegiado à nossamesa. Os selvagens são mais adstringentes.Os benefícios dos mirtilos advêm principalmente dos seus pigmentos antocianos que têmum poder anti-oxidante muito elevado. Os anti-oxidantes combatem os radicais livresdestrutivos, compostos instáveis produzidos pelo nosso metabolismo e encontrados nospoluentes ambientais.Pensa-se que os radicais livres podem provocar várias doenças como o cancro e as doençascardiovasculares, bem como contribuir para o processo de envelhecimento e doenças comoas cataratas, glaucoma, varizes, hemorróidas e úlceras pépticas.
Protecção do Coração
 
Segundo um estudo publicado pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os mirtilosfornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, alimento com reputação deprotector do coração.
Fruta Visionária
Os mirtilos melhoram a visão e protegem contra a degeneração macular relacionada com oenvelhecimento; excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos. Tambémmelhoram a visão nocturna e reduzem a vista cansada.
Promovem a Saúde do Trato Urinário
 Estudos recentes conduzidos pela Rutgers University NJ, provaram que o mirtilo temcompostos que ajudam a prevenir e a tratar infeões no aparelho uririo.
Um Cérebro Mais Funcional
Estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a meria e acoordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo, protegendo o cérebrodos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação doenvelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São excelentes antídotos para adepressão.
Uma Eliminação Mais Saudável
Os mirtilos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistemadigestivo.
Comprar / Armazenar
A época dos mirtilos é o verão, quando se pode consumi-los no seu estado natural, frescos;no resto do ano pode encontrá-los congelados e secos.Adquira mirtilos frescos que sejam firmes ao toque, sem humidades aparentes, com a peleseca e com um brilho prateado. Evite frutas demasiado moles, enrugadas ou com sinais demofo. Os pacotes de mirtilos com manchas de sumo indicam que a fruta já não está no seumelhor.Coloque os mirtilos no frigorífico e use-os até 7 dias após compra. Lave-os somenteimediatamente antes de consumi-los.
Sugestões de Uso
Adicionar um punhado de mirtilos às receitas de batidas favoritas.Excelente para adicionar aos cereais matinais, e saladas de frutas. Como recheio de crepes,bolachas e bolos.Às vezes, adquirem uma tonalidade verde quando cozidos e perdem muitas das suaspropriedades anti-oxidantes.

Activity (45)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
João Marques liked this
ntaricha liked this
João Couto liked this
Márcio Bueno liked this
Ana Costa liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->