Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
156Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila Contabilidade de Custos

Apostila Contabilidade de Custos

Ratings:

4.0

(2)
|Views: 30,133 |Likes:
Published by Contaconta

More info:

Published by: Contaconta on May 27, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/08/2013

pdf

text

original

 
Prof. CLAUDIO ZORZO
 PROFESSOR
 
CLAUDIO ZORZO
 
www.estudaqui.com.br1
 
Prof. CLAUDIO ZORZO
CONTABILIDADE DE CUSTOS1 – CONCEITOS
A contabilidade de custos é a área da contabilidade que trata dos gastosque ocorreram na produção de bens ou serviços; tem aplicação em qualquer empresaque possua linha de produção de bens ou serviços.A contabilidade de custos de serviços é a área da contabilidade de custosque analisa os gastos que ocorreram na prestação de serviços como, por exemplo, umcolégio, um hospital, um banco e outras empresas onde se destaca a indústria da prestação de serviços.Contabilidade de custos industrial trata das mudanças patrimoniais sob oaspecto empresarial, analisando o processo industrial como um todo, dando enfoque emtrês elementos básicos:
Matéria - matéria prima.- material secundário.- embalagem.
Força - Mão de obra direta.- Mão de obra indireta.
Capital - Dinheiro.- Financiamentos.Tipos de indústrias mais comuns no Brasil:- Minerais. Mecânicas.- Têxtil. Alimentar.- Automotivas. Transformação.- Beneficiamento. Recondicionamento.A contabilidade de custos tem como objetivo auxiliar a administração daempresa, apresentando as seguintes qualidades:
www.estudaqui.com.br2
 
Prof. CLAUDIO ZORZO
a) ajudar a determinar o preço normal ou satisfatório para os produtos vendidos; b) determina os produtos mais rentáveis e os não rentáveis;c) controla os estoques – matéria prima, em elaboração e produtos acabados;d) apresenta a eficiência dos processos de fabricação;e) detecta as perdas e desperdícios;f) separa custo com ociosidade do custo de produção.Dentro da contabilidade industrial existem conceitos próprios para indicar osinvestimentos efetuados no patrimônio, que são os seguintes:- Bens numerários = São bens de liquidez imediata, constituindo o disponível daempresa, dividindo–se em dinheiro em caixa, em conta corrente e aplicações deliquidez imediata.- Bens de venda = São os bens destinados à comercialização e que constituem oobjeto do negócio da indústria, são os produtos acabados os produtos emelaboração, e dependendo da situação o estoque de matéria prima também podeser caracterizado como bem de venda, mesmo que esta não seja sua função principal.- Bens fixos = São os bens de caráter permanente na indústria, e estão sendoutilizados no processo operacional. Máquinas e equipamentos, instalações,ferramentas, veículos etc.- Bens de renda = São os bens adquiridos com a finalidade de produzir umareceita para a empresa e não estão diretamente ligados ao processo de produção.Como exemplos podemos citar imóveis para aluguel, participações societáriasem outras empresas, investimentos financeiros etc.- Crédito de funcionamento = Representa os valores a receber decorrentes daatividade industrial, ou seja, são receitas das vendas efetuadas. Contas a receber,duplicatas a receber etc.- Crédito de financiamento = Valores a receber em prazo mais longo decorrentede financiamentos a terceiros, e que não está diretamente relacionado com oobjeto da indústria.- Valores imateriais = São os bens intangíveis que figuram no ativo permanente.Como as marcas e patentes, os gastos de reorganização.
www.estudaqui.com.br3

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->