Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
22Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Contabilidade - Métodos de Avaliação de Estoques M5 AR

Contabilidade - Métodos de Avaliação de Estoques M5 AR

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 10,851 |Likes:
Published by Contaconta

More info:

Published by: Contaconta on May 27, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/02/2013

pdf

text

original

 
 
 © Copyright 2006- Direitos Reservados
http://www.grupoempresarial.adm.br11/5/2006 12:16:18 página
1
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES
 
O maior objetivo do custeio do estoque é a determinação de custos adequados àsvendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado.Em adição ao fatorlucro, existe um número de outros fatores que influenciam as decisões relativasà seleção dos métodos de custeio de estoque.A lista destes fatores, excluindo adefinição de lucro, incluiria:
Aceitação do método pelas autoridades do Imposto de Renda;
A parte prática da determinação do custo;
Objetividade do método;
Utilidade do método para decisões gerenciais.1. AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES
1
O método de avaliação escolhido afetará o total do lucro a ser reportado para umdeterminado período contábil. Permanecendo inalterados outros fatores, quantomaior for o estoque final avaliado, maior será o lucro reportado, ou menor seráoprejuízo. Quanto menor o estoque final, menor será o lucro reportado, ou maiorserá o prejuízo.Considerando que vários fatores podem fazer variar o preço de aquisição dosmateriais entre duas ou mais compras (inflação, custo do transporte, procura demercado, outro fornecedor, etc.), surge o problema de selecionar o método que sedeve adotar para avaliar os estoques.Os métodos mais comuns são:
Custo MédioEste método, também chamado de método da média ponderada ou média móvel,baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos.O método de avaliação do estoque ao custo médio é aceito pelo Fisco e usadoamplamente. Por esse critério, os estoques são avaliados pelo custo médio deaquisição, apurado a cada entrada de mercadorias, ponderado pelas quantidadesadquiridas e pelas anteriormente existentes.
 
1
O princípio contábil de Custo de Aquisição determina que se incluam no custo dosmateriais, além do preço, todos os outros custos decorrentes da compra, e que sededuzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidas.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->