Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
P. 1
LIDERANÇA CRISTÃ Princípios e Prática

LIDERANÇA CRISTÃ Princípios e Prática

Ratings:

4.9

(10)
|Views: 4,665 |Likes:
Published by Nelson Jr

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Nelson Jr on May 28, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/13/2013

pdf

text

original

 
LIDERANÇA CRISTÃPrincípios e Prática
por Rev. Roger L. Smalling, D.Min
© 15 de Março, 2005. Todos os direitos reservados por Roger Smalling.Tradutor 
Francisco Moura da Silva
 
PREFÁCIO
A maior bênção que um obreiro principiante podeter é servir sob a direção de um mentor piedoso.Mas esse privilégio é muito raro.Os princípios expostos neste livro são frutos dador... de observar o sofrimento de cristãosexpostos a líderes abusivos.Escrevi este livro com a esperança de que algumdia, o estudante que tenha chegado a liderança,escute que alguém comente com ele:-
Foi um grande privilégio conhecê-lo.
O AUTOR
O Dr. Roger Smalling trabalha no ministério desde1964, quando foi enviado a Europa como ummissionário, com uma organização de missõesindependente. Sua experiência em liderançadurante sua carreira inclui o serviço como Líder deCampo para França; mais tarde, como vice-diretor para América do Sul e der de campo paraEquador.Posteriormente, enquanto servia com a IgrejaPresbiteriana na América, no Equador, Dr.Smalling foi um instrumento na criação de umeficiente sistema de preparação de líderes para opresbitério nacional. Partes deste livro nasceramdesse sistema.Neste momento, o Dr. Smalling serve como diretor e fundador de V
isión R.E.A.L
, o ramo hispano damissão Ministérios em Ação. Este título é umacróstico em espanhol para “Reforma En AméricaLatina” e se ocupa de estabelecer e supervisar oscentros de preparação de líderes da região de falahispana. Dr. Smalling também colabora com oSemirio Internacional de Miami como umconferencista por toda América Latina.Roger está casado com Dianne, sua esposa hámais de 30 anos.
CONTEÚDOParte Um: PRINCÍPIOS
Capítulo Um:
 A Liderança Cristã é Simples
Capítulo Dois:
 A Virtude Fundamental 
Capítulo Três:
 A Filosofia da Liderança Cristã
Capítulo Quatro: O
s Perigos das Hierarquias
Capítulo Cinco:
 Aspectos da Liderança
Capítulo Seis:
 A Visão
Capítulo Sete:
Planificação e Metas
Capítulo Oito:
O Pensamento Criativo
Capítulo Nove:
Relações Entre Líderes Cristãos
Parte Dois: PRÁTICA
Capítulo Dez:
 A Comunicação com osSubordinados
Capítulo Onze:
Comunicação
,
a AfirmaçãoPositiva
Capítulo Doze:
Comunicação, Corrões e
RepreensõesCapítulo Treze:
Os Três Martelos
Capítulo Catorze:
Tratando com Lobos
Capítulo Quinze:
Pessoas que Causam Divisão
Capítulo Dezesseis:
Resoluções de ConflitosMenores e Diplomacia
Capítulo Dezessete:
Tomada de Decisões
Capítulo Dezoito:
Defendendo-se Verbalmente
Parte Três: O MENTOR
Capítulo Dezenove:
O Coração do Mentor 
Capítulo Vinte:
Quem É Competente para Ser Mentor?
Capítulo Vinte um:
O Pacto com o Mentor 
ConclusãoApêndice:
O Princípio de Peter 
GlossárioBibliografiaNotas Finais
INTRODUÇÃO
Muitos dos livros sobre liderança cristã são umcompêndio de eloqüentes exortações sobre ocaráter e o compromisso como requisitos para alideraa. Alguns apresentam uma analisesdetalhado das qualidades do carater, como as queencontramos em I Timóteo 3. Estes livros noslevam em forma frustrante a preguntar-nos:-Agora, Que devo fazer exatamente?Outros livros contêm tantas técnicas prácticas deadministrão que o nos deixam nenhumdesafio espiritual, e inclusive chegamos a duvidar de que alguns dos motivos atrás destas técnicasvenham de Deus.Este livro inclusive ambos aspectos. opodemos considerar a liderança cristã sem tocar aspectos chaves do carater. Ao mesmo tempo,precisamos das herramientas práticas paradesenvolver uma visão e ministério.Esta é a razão pela qual o livro contém duaspartes. A Parte Um contêm capítulos que mostramas virtudes e atitudes chaves na liderança bíblica,em contraste com os formatos do mundo. A ParteDois contêm os capítulos restantes que tratam deelementos práticos e relacionais.
O que não inclui este livro?
Este livro o tenta ser um guia completo deliderança cristã. Se assim fosse, deveria ser um
 
livro enorme no lugar de alguns curtos capítulos. Éum suplemento breve, elaborado para estudá-loconjuntamente com outras obras, com o queevitamos a redundância.
Leituras Sugeridas
Originalmente este livro correspondia a doiscursos, com leituras obrigarias da obra
Liderança Espiritual 
de Oswaldo Sanders. Por esta razão, as leituras sugeridas constam no finaldos capítulos. Decidi não tirálas, porque talvez oleitor deseje fazê-las.O livro de Sanders é excelente para desenvolver ocaráter do líder. De forma bem acertada, Sanderstrata das motivões corretas, assim comotambém dos requerimentos bíblicos para a vidaespiritual de um líder.No entanto, o livro de Sanders carece deinformação prática do tipo administrativo que oestudante precisa para praticar a liderança em seucontexto.
CATULO UM: A Lideraa CriséSimples
Simplicidade da Liderança Cristã
Boas notícias! A liderança cristã é simples!Isto o significa que seja fácil. Mesmo quesigamos todos os princípios corretos, as coisaspodem sair mal e podem desenvolver situaçõestensas. A lideraa crispode ser um durotrabalho.Por 
simples
quero dizer que os prinpiosessenciais são fáceis de compreender e simplesde aplicar se temos a coragem moral para fazê-lo.A liderança cristã não é algo misterioso para unspoucos escolhidos com um dom especial desabedoria. Os princípios estão disponiveis paratodos, inclusive para os que não têm o chamadopara um oficio bíblico. Estes princípios influem nosdons das pessoas, com ou sem títulos.Aos que Deus escolheu para a liderança, Paulolhes disse:
Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, parainstruir em justiça, para que o homem de Deusseja perfeito e perfeitamente instruído para todaboa obra.
II Tm. 3:16-17Em suma: Tudo o que você precisa para ser umlíder cristão efetivo está na Bíblia. Note o quePaulo diz
inteiramente preparado
. Você talvez nãosabe o
nde
achar um prinpio na blia oureconhecer um quando o vê, mas está
. Por issoeste curso é muito útil. ________________________________________ 
A liderança cristã éfundamentalmente simples
 ________________________________________________________________________ 
Os paradigmas administrativos do mundo dosnegócios mudam constantemente. Asorganizações cristãs com freqüência publicam ourecomendam livros baseados nestes paradigmas.Por que? Porque os cristãos falham em perceber o paradigma bíblico.Se você estabelece sua organização ou programapara parecer como os negócios do mundo, severá obrigado também a aplicar os princípiosadministrativos do mundo. Nunca poderá evitá-loscompletamente.Abundam os livros que o uma mistura deprincípios cristãos e técnicas de administração domundo secular. Ler estes livros causa incômodoporque os escritores dão a impressão de queestão tratando de misturar azeite e agua; ou seja,misturando a liderança cristã com práticas dascorporações do mundo.A maioria destes livros é escrita por empresáriosaposetados que lutaram para serem cristãos nomundo dos negócios seculares e o conseguiramcom algum grau de êxito. Então eles instalam umescritório na igreja e tratam de aplicar osprincípios dos negócios, baseando na suposiçãode que o que é bom para os negócios deve ser bom para a igreja, enquanto ignora as diferençasinerentes entre os dois donios no que dizrespeito à filosofia e aos propósitos.
1
O PONTO DE VISTA BÍBLICO DALIDERANÇA
A Bíblia ensina a ÚNICA filosofia de liderançacristã, a que Cristo resumiu e moldou em Mateus20. Os princípios de serviço e sofrimento são abase da relação do líder com seus subordinados,desde que o líder mostre respeito para com seuscolegas de ministério, considerando-os comoiguais.Sou Presbiteriano em minha teologia de governoda igreja. Sou antiherárquico com respeito àsrelações entre ministros e mantenho firmemente oconceito de igualdade entre ministros em umaestrutura não hierárquica.
2
Da Escritura e da experência sabemos que asherarquías cristãs geram abuso e resultam naanulação da autoridade espiritual.A filosofia da liderança cristã no mundo modernoesprofundamente afetada pelos atuaisparadigmas de administração herárquica. Algunslivros sobre a lideraa criso simplesimitações, em linguagem religiosa, dos negóciosda cultura americana. Algumas vezes os cristãosque têm êxito nos negócios imaginam que podemincorporar seu “êxito” à igreja e fazer o Reino deDeus eficiente...Como se a eficiência tivesse umgrande valor no Reino de Deus.

Activity (45)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
bom de mais liked this
laurabarros31 liked this
Vanessa Santos liked this
Rubemar Andrade liked this
Simoni Campelo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->