Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
teo sist 2

teo sist 2

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 335 |Likes:
Published by Nelson Jr

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Nelson Jr on May 28, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/12/2010

pdf

text

original

 
Igreja Batista do Recreio Escola Bíblica 2005Módulo 4. Teologia Teologia Sistemática II A Natureza Humana / aula pag 1 / 4Aula ministrada pelo Professor:
 Joel de Brito Soares
2 ª aulaI – NATUREZA HUMANA
1. Antropologia teológica1) Antropologia
Estudo do homem considerado na série animal.
“É uma ciência que se preocupa em definir a noção de raça, grupo natural de homens que apresentamum conjunto de caracteres físicos e fisiológicos hereditários comuns. Estabelece uma classificaçãobiológica das raças baseada nos caracteres comparados da anatomia externa e interna, da fisiologia e da patologia. Antropologia cultural, Estudo das crenças e instituições (cultura) concebidas como fundamentos das estruturas sociais e consideradas em suas relações com a personalidade . Antropologiadiferencial, estudo das modificações individuais dos homens, qualquer que seja a raça a que pertença.(Seu método de estudo é a biotipologia, que procura caracterizar cada tipo individual.”
(GrandeEnciclopédia Delta-Larousse – Volume I – Página 410)).
“História natural do homem, estudado anatômica e fisiologicamente, e como fazendo parte da sérieanimal. Estudo das raças e variedades humanas. Estudo do homem como ser moral . (A antropologia, nos seus diversos ramos, compreende a antropologia propriamente dita que estuda as características dasraças humanas, a história, a lingüística, e a etnografia). (Teologia) Figura de estilo pela qual se atribuema Deus ações humanas, as suas paixões, etc., por exemplo: À mão direita de Deus; Deus arrependeu-se deter criado o homem; a cólera de Deus.
Ανθροπο
 S 
( Homem) +
Λογο
 S 
(Tratado) +
ia.” 
(Caldas Aulete – Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa – Volume I – Página 303).
2) Teologia
Para termos uma idéia do seu significado vamos ficar com a definição de Strong apenas:
“Teologia é aciência de Deus e das relações entre Deus e o Universo.”
(Teologia Sistemática – Augustus HopkinsStrong – Volume I – Página 21).Ainda segundo Strong
“o alvo da Teologia é a certificação dos fatos que dizem respeito a Deus àsrelações entre Deus e o universo, e a apresentação de tais fatos em sua unidade racional como partesconexas de um formulado e orgânico sistema de verdade.”
(idem – Página 22).Ele diz mais que
“a possibilidade da Teologia tem uma tríplice base: 1 - Na existência de um Deus que serelaciona com o Universo; 2 - Na capacidade da mente humana de conhecer Deus e algumas de taisrelações; 3 - Na provisão de meios pelos quais Deus se põe em real contato com a mente ou, em outras palavras, na provisão de uma revelação.”
(idem - página 23).
3) Antropologia teológica
“O homem não é somente a coroa da criação, mas também é objeto de um especial cuidado de Deus.”.
 A Revelação de Deus na Bíblia é um registro dos procedimentos de Deus para com a raça humana, eespecialmente uma revelação da redenção que Deus preparou para o homem e para a qual Deus procura preparar o homem.A antropologia teológica
 
não deve ser confundida com a antropologia geral ou ciência da humanidade,“que inclui todas as ciências que têm os homens como objeto de estudo”, como vimos nas definições próprias anteriores.Aquelas ciências ocupam-se, como dito, “da origem e história da humanidade, da estrutura fisiológica e dascaracterísticas psíquicas do homem em geral e das várias raças da humanidade em particular, com o seudesenvolvimento etnológico, lingüístico, cultural e religioso.”
 
Igreja Batista do Recreio Escola Bíblica 2005Módulo 4. Teologia Teologia Sistemática II A Natureza Humana / aula pag 2 / 4
“A antropologia teológica ocupa-se unicamente do que a Bíblia diz a respeito do homem e da relação emque ele está e deve estar com Deus. Ela reconhece a Escritura como a sua fonte, e examina osensinamentos da experiência humana à luz da Palavra de Deus”.
(Teologia Sistemática – Louis Berkhof – Página 167).
4) A criação do homem
Segundo a Bíblia. Gênesis 1:26-27; 2:7, 21-23Gn 1:26-27
“26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre todaa terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, àimagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
Gn 2:7
“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego devida, e o homem passou a ser alma vivente.”
Gn 2:21-23
“21 Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomouuma das suas costelas e fechou o lugar com carne. 22 E a costela que o SENHOR Deus tomara aohomem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. 23 E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meusossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.”
Vamos ficar na menção dos textos, eis que o tema será objeto da próxima aula e deverá ser estudadocom a profundidade que merece, não obstante as breves considerações a seguir, tendo em vista ohomem ser a coroa da criação:
a.
 
É o único animal racional (linguagem, símbolos verbais, frases); b.
 
É o único animal tecnológico (faz ferramentas, acende fogo, edifica, usa roupas.);c.
 
É o único animal político (promulga leis, tem vida social, participa de associações);d.
 
É o único animal histórico (cultura tradicional, história humana);e.
 
É o único animal religioso (rituais, liturgias);f.
 
É o único animal ético (consciência moral, certo ou errado, valores);g.
 
É o único animal de senso estético (ornamenta-se, pinta).h.
 
O homem ocupa uma posição invejável (Salmo 8:4-8).É um pequeno deus? (não temos o poder criativo como o de Deus, apesar de criados à sua imagem esemelhança).
5) O homem é bom (?)
De toda a sua criação anterior ao homem viu Deus que ela era boa – Gênesis 1:4,10,12,18,21,25 – significando que o mundo não possuía defeitos nem pecado.
Gn 1:4 “Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão.”Gn 1:10 “À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso erabom.”Gn 1:12 “A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores quedavam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.”Gn 1:18 “para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus queisso era bom.”Gn 1:21 “Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus queisso era bom.”
 
Igreja Batista do Recreio Escola Bíblica 2005Módulo 4. Teologia Teologia Sistemática II A Natureza Humana / aula pag 3 / 4
Gn 1:25 “E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.”
  Nesta mesma linha de raciocínio é dito em Gênesis 1:31 – 
“Viu Deus tudo o que tinha feito, e que eramuito bom.” 
aí incluído o homem , último a ser criado com particularidades próprias.O homem é bom?Em seu estado original, sim.O que determinou a mudança deste estado?
6) O pecado
O pecado desvirtuou a imagem de Deus e em conseqüência o homem sofreu punição e ele foi:
a.
 
Expulso do paraíso (Gênesis 3:23);
Gn 3:23 “O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.”b.
 
Condenado à labuta e à tristeza (Gênesis 3:16,19; Jó 5:6-7);
Gn 3:16 “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio dedores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.” ·Gn 3:19 “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porquetu és pó e ao pó tornarás.” Jó 5:6-7 “6 Porque a aflição não vem do pó, e não é da terra que brota o enfado. 7 Mas o homemnasce para o enfado, como as faíscas das brasas voam para cima.”c.
 
Condenado à morte temporal (Gênesis 3:19; Romanos 5:12; I Coríntios 15:22);Rm 5:12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte,assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”
1Co 15:22 “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados emCristo.”
Condenado à morte eterna (Romanos 5:18,21; 6:23);
 Rm 5:18 “Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação,assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dávida.” Rm 5:21 “a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.” Rm 6:23 “Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temosem união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.”
Que não pode ser remediada por ele mesmo (Provérbios 20:9; Jeremias 2:22; Jeremias 13:23); e sim por Deus que prometeu e enviou Jesus Cristo (Gênesis 3:15; João 3:16).
 Pv 20:9 “Quem pode dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado?”. Jr 2:22 “Pelo que ainda que te laves com salitre e amontoes potassa, continua a mácula da tuainiqüidade perante mim, diz o SENHOR Deus.” Jr 13:23 “Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal.”Gn 3:15 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te feriráa cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
 Jo 3:16 “
 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o quenele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Fabbyo1299 liked this
John Paul Rock liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->