Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
5Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
TEOLOGIA REFORMADA

TEOLOGIA REFORMADA

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 523|Likes:
Published by Nelson Jr

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Nelson Jr on May 28, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/14/2012

pdf

text

original

 
Página
Textos da Reforma
Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria
Responsável: Dawson Campos de LimaE-mail:
TEOLOGIA REFORMADA
 James Montgomery Boice
A Teologia Reformada recebe seu nome da Reforma Protestante do séculoXVI, com suas ênfases teológicas distintas, mas é teologia solidamentebaseada na própria blia. Os crentes na tradão reformada m altaconsideração as contribuições específicas como as de Martinho Lutero, JonhKnox e, particularmente, de João Calvino, mas eles também encontram suasfortes distinções nos gigantes da fé que os antecederam, tais como Anselmo eAgostinho e principalmente nas cardas de Paulo e nos ensinamentos de JesusCristo.Os Cristãos Reformados sustentam as doutrinas características de todos oscristãos, incluindo a Trindade, a verdadeira divindade e humanidade de JesusCristo, a necessidade do sacrifício de Jesus pelo pecado, a Igreja comoinstituição divinamente estabelecida, a inspiração da Bíblia, a exigência paraque os crisos tenham uma vida reta, e a ressurreição do corpo. Elessustentam outras doutrinas em comum com cristãos evangélicos, tais como justificação somente pela fé, a necessidade do novo nascimento, o retornopessoal e visível de Jesus Cristo e a Grande Comissão.O que, então, distinto a respeito da Teologia Reformada?
1.A Doutrina das Escrituras
O compromisso da reforma para com a Escritura enfatiza a inspiração,autoridade e suficiência da Bíblia. Uma vez que a Bíblia é a Palavra de Deus e,portanto, tem a autoridade do próprio Deus, os reformadores afirmam queessa autoridade é superior àquela de todos os governos e de todas ashierarquias da Igreja. Essa convicção deu aos crentes reformados a coragempara enfrentar a tirania e fez da teologia reformada uma força revolucionáriana sociedade. A suficiência das Escrituras significa que ela não necessita sersuplementada por uma revelação nova ou especial. A blia é o guiacompletamente suficiente para aquilo que nós devemos crer e para como nósdevemos viver como cristãos.Os Reformadores, em particular, João Calvino, enfatizaram o modo como aPalavra escrita, objetiva e o ministério interior, sobrenatural do Espírito Santotrabalham juntos, e o Espírito Santo iluminando a Palavra para o povo deDeus. A Palavra sem a iluminação do Espírito Santo mantém-se como um livrofechado. A suposta condução do Espírito sem a Palavra leva a erros excessos.Os Reformadores também insistiam sobre o direito de os crentes estudarem asEscrituras por si mesmos. Ainda que o negando o valor de mestrescapacitados, eles compreenderam que a clareza das Escrituras em assuntosessenciais para a salvação torna a Bíblia propriedade de todo crente. Com essedireito de acesso, sempre vem a responsabilidade sobre a interpretaçãocuidadosa e precisa.
 
Página
Textos da Reforma
Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria
http://www.geocities.com/Athens/Bridge/3039
Responsável: Dawson Campos de LimaE-mail:
dawson@samnet.com.br
2.A Soberania de Deus
Para a maioria dos reformadores, o principal e o mais distinto artigo docredo é a soberania de Deus. Soberania significa governo, e a soberania deDeus significa que Deus governa sua criação com absoluto poder e autoridade.Ele determina o que vai acontecer, e acontece. Deus o fica alarmado,frustrado ou derrotado pelas circunstâncias, pelo pecado ou pela rebeldia desuas criaturas.
3.
As Doutrinas da Gra
[Leia o artigo
 ]
A Teologia Reformada enfatiza as doutrinas da graça.
Depravação Total:
Isso não quer dizer que todas as pessoas são tão másquanto elas poderiam ser. Significa, antes, que todos os seres humanos sãoafetados pelo pecado em todo campo do pensamento e da conduta, de formaque nada do que vem de alguém, separado da graça regeneradora de Deus,pode agradá-lo. À medida que nosso relacionamento com Deus é afetado, nóssomos o destruídos pelo pecado, que ningm consegue entenderadequadamente Deus ou os caminhos de Deus. Tampouco somos nós quebuscamos Deus, e, sim, é ele quem primeiramente age dentro de nós paralevar-nos a agir assim.
Eleição Incondicional:
Uma ênfase na eleição incomoda muitas pessoas,mas o problema que as preocupa não é realmente a eleição; diz respeito àdepravação. Se os pecadores são tão desamparados em sua depravação, comoa Bíblia diz que são, incapazes de conhecer a Deus e relutantes em buscá-lO,então, o único meio pelo qual eles podem ser salvos é quando Deus toma ainiciativa de mu-los e salvá-los. É isso que significa eleição. É Deusescolhendo salvar aqueles que, sem sua soberana escolha e subseqüente ação,certamente pereceriam.
Expiação Limitada:
O nome é, potencialmente, enganoso, pois ele parecesugerir que os reformadores desejam de alguma forma limitar o valor da mortede Cristo. Não é o caso. O valor da morte de Cristo é infinito. A questão ésaber qual é o propósito da morte de Cristo e o que ele realizou com ela. Cristopretendia fazer da salvação algo não mais que possível? Ou ele realmentesalvou aqueles por quem morreu? A Teologia Reformada acentua que Jesusrealmente fez a propiciação pelos pecados daqueles a quem o Pai escolhera.Ele realmente aplacou a ira de Deus para com seu povo, assumindo a culpasobre si mesmo, redimindo-os verdadeiramente e reconciliandoverdadeiramente aquelas pessoas específicas com Deus. Um nome melhor paraexpiação “limitada” seria redenção “particular” ou “específica”.
Graça Irresistível:
Abandonados em nós mesmos, nós resistimos à graçade Deus. Mas, quando Deus age em nosso coração, regenerando-nos e criandouma vontade renovada, então, o que antes era indesejável torna-se altamentedesejável, e voltamo-nos para Jesus da mesma forma como antes fugíamos

Activity (5)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Nadia Silva liked this
fabiosmanoel liked this
josewilkson liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->