Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
293Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila Cosméticos

Apostila Cosméticos

Ratings: (0)|Views: 31,558 |Likes:
Published by balanceadox

More info:

Published by: balanceadox on May 11, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/13/2013

pdf

text

original

 
Introdução:
Desde a remota antiguidade o homem tem buscado ba naturezasubstâncias que o possam auxiliar na conservação da juventude,retardando o aparecimento dos sinais da idade. Plantas, sementes, mel,cereais, argila, são usados como cosméticos a muito tempo. Com odesenvolvimento da industria de cosméticos, estes produtos foramrelegados a segundo plano.Porém, notando o prejuízo causado pelo uso abusivo de algumassubstancias, o homem voltou a se interessar por produtos naturais, quecausar menor impacto a saúde e do meio ambiente.Em tempos de tecnologia avançada sofisticadas e processos avançadosde automatização, haverá aquelas que possam ver na manipulação decosméticos, com suas técnicas artesanais de produção, um retrocessoou uma volta ao passado. Diríamos a estes que o termo correto paraesta suposição, seria de volta do futuro. A razão é obvia pois amanipulação resgata a presença e a essencialidade do especialista,possibilita o profissional da química a personalização da formula efornece ao cliente um medicamento sob medida, individualizado.Atende assim, ao anseio do homem contemporâneo – o de ser tratadocomo ser único – na contra mão da massificação imposta pelastecnologias de alta produtividade.Com esse curso, se uma pessoa quiser produzir seus próprioscosméticos, ou mesmo ao escolher seu cosmético industrializado, elaterá conhecimento para a escolha do produto mais adequado a suascaracterísticas fisiológicas. Também foram selecionadas para este cursoas plantas mais utilizadas, como descrição de suas propriedades e asformas de uso.Muitas pessoas são alérgicas a cosméticos, muitas vezes isto ocorre porcausa dos conservantes, corantes e perfumes utilizados. Quando estesprodutos são preparados em pequenas quantidades em formulaçõesespecificas, estes aditivos não precisam ser usados.
“Aquilo que guardamos para nós, acabamos perdendo um dia;aquilo que damos, conservamos às vezes, para sempre”.
 
Curso de cosméticos
1º) Aspectos Gerais das formulações para uso tópicoPreparaçõesDermatológicaspectos cosm sempre.dendo um iuilo quedamos, conservamos as vezes , para sempre.s. odutos naturais,que causar menor impacto
Destinam-se a serem aplicadas sobre a pele e mucosas acessíveis,com uma função terapêutica ou protetora.
Ações na Pele
a)
 
ANTINFLAMATÓRIA: diminui o edema, eritema e asensibilidadeb)
 
ADSTRINGENTE: produz a vaso constrição local e acoagulação de albuminas.c)
 
EMOLIENTE: suaviza a pele prevenindo o ressecamentod)
 
DUBEFACIENTE: produz vaso dilatação locale)
 
QUERAFOLÍTICA: dissolve formações queratoliticasf)
 
QUERATOPLÁSTICAS: promove a renovação do epitéliog)
 
PIGMENTOGÊNEA: estimula a produção de melaninah)
 
DESPIGMENTOGÊNEA: inibe a produção de melaninafacilita a remoção de manchasi)
 
ANTIACTÍNICA: protege a pele contra os efeitos daradiação solar.
2º) Veículos para Medicações Tópicas
a)
 
SOLUÇOESProdutos da dissolução de qualquer substancia em um líquido,ou mistura de líquidos, formando um sistema homogêneo.Veiculo mais comuns: água e misturas de álcool/água.Ex.: solução formol 5%, solução de minoxidil a 2% etc.b)
 
SUSPENSÕES
 
Dispersão de um pó em um líquido, que nele seja insolúvel.Ex.: suspensão de enxofre, suspensão de calamina etc.c)
 
EMULSOESPreparações de aspecto leitoso, obtidas pela dispersão de duasfases não miscíveis (óleo e água).d)
 
POMADASPreparações constituídas exclusivamente por um ou maiscorpos graxos de consistência mole.Ex.: Pomada simples (vaselina + lanolina)e)
 
PASTASPreparações constituídas por um veículo aquoso ou oleosoincorporadas de 20% a 50% de substâncias pulverulentas nãosolúveisEx.: Pasta d’água (veiculo aquoso)Pasta de oxido de zinco (veículo oleoso)f)
 
GELESDispersões semi-sólidas transparentes que liquefazem aocontato com a pele, deixando uma camada delgada nãogordurosa.São obtidos por dispersão de materiais mucilaginosos naturaisou sintéticos (Agar, gelatina, metrecelulose, hidroxi-etil-celulose (natrosol) pectina, plietilenoglicol, carbopol, etc.) naágua, ou mistura de água e ouros solventes.
Ações de Ativos na Pele
Anticaspa e Antiseborréico

Activity (293)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
Ola boa noite alguém do blog poderia ensinar me a fazer base perolizada para shampoo se passarem todas as medidas já convertidas em ml ou litro ficaria grato, alguma formula de shampoo perolizado sem sal? meu é mail é marcioalessandro31@hotmail.com
Patricia S Silva liked this
Vinicius Pires liked this
jessicanaka liked this
luz_1 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->