Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Telecurso 2000 - Ensino Fund - História Geral 28

Telecurso 2000 - Ensino Fund - História Geral 28

Ratings:

4.67

(3)
|Views: 4,136|Likes:
Published by Historia TC

More info:

Published by: Historia TC on May 28, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/01/2010

pdf

text

original

 
28
AULA
A
Paz Armada chegou ao fim com a eclosãoda Grande Guerra de19141914191419141914. A corrida armamentista, o jogo de alianças e astensões resultantes das disputas imperialistas entre as potências européiastiveram como resultado o maior conflito armado de todos os tempos.Participaram da guerra as potências européias e suas colônias, outrosEstados menores, os Estados Unidos e o Japão. A guerra começou por causade um atentado terrorista na conturbada região dos Bálcãs.
A Grande Guerra
A Grande Guerra foi um conflito entre as potências industriais pela hegemoniana Europa e no mundo. Durante a Paz Armada, as potências européias investi-ram maciçamente na produção de armas cada vez mais destrutivas. Além disso,mantinham exércitos em estado de prontidão. O custo de manutenção dosexércitos era muito alto: em algum momento, teriam de justificar a sua existência.
A PrimeiraGuerra Mundial
 
28
A U L A
 
28
AULA
A política de alianças: rumo à guerra mundialA política de alianças: rumo à guerra mundialA política de alianças: rumo à guerra mundialA política de alianças: rumo à guerra mundialA política de alianças: rumo à guerra mundialA política de alianças das potências européias durante a Paz Armadatransformou a guerra num conflito generalizado.ATríplice AliançaTríplice AliançaTríplice AliançaTríplice AliançaTríplice Aliança reunia os impérios militaristas da Alemanha e da Áustriae o reino da Itália.
l
AAlemanhaAlemanhaAlemanhaAlemanhaAlemanha mantinha um exército permanente de mais de 1 milhãode soldados. Uma das principais potências econômicas da Europa, com60 milhões de habitantes, a Alemanha alegava precisar de espaço parase expandir.
l
Apesar de suas dimensões colossais, oImpério Austro-HúngaroImpério Austro-HúngaroImpério Austro-HúngaroImpério Austro-HúngaroImpério Austro-Húngaro apresenta-va uma situação interna extremamente frágil, pois abrigava várias naciona-lidades. As tensões entre germanos e eslavos provocavam insurreições elevantes populares. O nacionalismo eslavo e a disputa entre a Rússia e aÁustria pelo domínio da região agravaram a situação.
l
AItáliaItáliaItáliaItáliaItália se aliou à Alemanha e à Áustria procurando expandir seus domínioscoloniais. Além disso, tinha pretensões na região dos Bálcãs. Durante a PazArmada, manteve um exército permanente e construiu uma frota de guerraconsiderável.Para contrabalançar a Tríplice Aliança, a França, a Rússia e a Inglaterraformaram aTríplice EntenteTríplice EntenteTríplice EntenteTríplice EntenteTríplice Entente.
l
AFrançaFrançaFrançaFrançaFrança ainda se recuperava da derrota de18711871187118711871 diante da Alemanha,quando perdeu os ricos territórios da Alsácia e da Lorena. Internamente, aslutas entre os trabalhadores e a burguesia e os escândalos financeirose políticos debilitavam a Terceira República. Apesar disso, a França haviareunido um considerável império colonial, tornando-se a segunda potênciacolonial européia, logo atrás da Inglaterra. Isso levou a uma maior aproxima-ção entre os dois países. Em19041904190419041904, eles assinaram um pacto de amizade.
l
ARússiaRússiaRússiaRússiaRússia aderiu à aliança entre a França e a Inglaterra em19081908190819081908. Internamen-te, o império russo continuava absolutista e semifeudal. Apesar disso,empreendeu uma bem-sucedida política imperialista na Ásia e conseguiumanter sob sua dominação os povos eslavos do Báltico, aguçando as tensõesna região. Disputava com a Alemanha a supremacia na Polônia e na Europacentral.
l
AInglaterraInglaterraInglaterraInglaterraInglaterra foi a maior potência econômica do século XIX. A estabilidadeinterna, somada ao grande desenvolvimento de sua indústria, fez dela umapotência de primeira ordem no cenário mundial. Seu império colonial reuniauma população de mais de 450 milhões de habitantes. No início do séculoXX, optou por uma política de aproximação com a França, que resultou naformação da Tríplice Entente. A Primeira Guerra Mundial marcou o iníciodo desmoronamento do poder britânico no mundo.O atentado em SarajevoO atentado em SarajevoO atentado em SarajevoO atentado em SarajevoO atentado em SarajevoNo dia28 de junho de 191428 de junho de 191428 de junho de 191428 de junho de 191428 de junho de 1914, o príncipe herdeiro da coroa austríaca, arquiduqueFrancisco Ferdinando, foi assassinado na cidade deSarajevoSarajevoSarajevoSarajevoSarajevo, na Bósnia. A visitado herdeiro a essa região tinha um nítido conteúdo político: pretendia demons-trar o domínio austríaco na região. O atentado, cometido por um estudante
 
28
AULA
ligado a uma organização secreta sérvia, desafiou a autoridade austríaca naregião. A resposta foi imediata: a Áustria interveio na Sérvia.A Rússia também mobilizou seus exércitos na região. Em pouco tempo, todaa Europa estava em guerra. Os motivos que desencadearam o conflito foram:
l
a rivalidade entre as grandes potências pelo domínio dos mercados coloniais;
l
a corrida armamentista, geradora de novas tensões, e o estado de prontidãodos exércitos dos países europeus;
l
a política de alianças entre as potências, que transformou o conflito numenfrentamento generalizado;
l
as tensões geradas pelo imperialismo europeu na região dos Bálcãse os conflitos de fronteiras entre os principais Estados europeus.
As frentes da guerra
A Primeira Guerra Mundial durou mais de quatro anos. Mas, apesar daparticipação dos Estados Unidos e do Japão e dos enfrentamentos nas colônias,foi um conflito essencialmente europeu.As principais “frentes” de batalha foram as seguintes:
l
afrente ocidentalfrente ocidentalfrente ocidentalfrente ocidentalfrente ocidental se desenvolveu nas fronteiras entre a Bélgica, a Françae a Alemanha;
l
nafrente dos Bálcãsfrente dos Bálcãsfrente dos Bálcãsfrente dos Bálcãsfrente dos Bálcãs, a Sérvia, a Romênia e a Grécia, com apoio da TrípliceEntente, lutaram contra a Áustria, a Turquia e a Bulgária;
l
noOriente MédioOriente MédioOriente MédioOriente MédioOriente Médio, turcos e ingleses lutaram na Síria, Arábia e Palestina;
l
afrente orientalfrente orientalfrente orientalfrente orientalfrente oriental se desenvolveu nas fronteiras da Rússia com a Alemanhae a Áustria;
l
afrente alpinafrente alpinafrente alpinafrente alpinafrente alpina se desenvolveu na fronteira austro-italiana;
l
ascolônias alemãscolônias alemãscolônias alemãscolônias alemãscolônias alemãs na África e no Pacífico foram invadidas por ingleses, japoneses e seus aliados;
l
aguerra marítimaguerra marítimaguerra marítimaguerra marítimaguerra marítima se desenvolveu principalmente no Atlântico e no Medi-terrâneo.A técnica a serviço da destruiçãoA técnica a serviço da destruiçãoA técnica a serviço da destruiçãoA técnica a serviço da destruiçãoA técnica a serviço da destruiçãoO grande desenvolvimento técnico e industrial alcançado pelas potênciaseuropéias durante a Paz Armada resultou na criação dearmas de guerraarmas de guerraarmas de guerraarmas de guerraarmas de guerraextremamente poderosasextremamente poderosasextremamente poderosasextremamente poderosasextremamente poderosas.
Cena da PrimeiraGuerra Mundial,mostrando adevastação de umbosque.

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
mpf1972 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->