Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
32Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX

AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Ratings:
(0)
|Views: 8,170|Likes:
Published by zecapone
Vanguardas Artísticas início Século xx
Vanguardas Artísticas início Século xx

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: zecapone on May 14, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/06/2013

pdf

text

original

 
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Em inícios do século XX, novas correntes artísticas surgiram, umpouco por toda a Europa, com o objectivo de cortarem com o passado, comaquilo que consideravam ultrapassado e sem sentido. Assim, vão surgir asseguintes vanguardas:
1.FAUVISMO
Iniciada em 1905, a corrente Fauvista, liderada por
Henry Matisse
,foi a primeira a revelar a sua intenção de cortar com as regras artísticas doPassado.Afirmando que, numa pintura, a cor deve ter uma primazia emrelação á forma, os fauvistas o utilizá-la livremente, sem quaisquernoções das cores mais bonitas ou das melhor empregues num quadro comdeterminadas figuras. Assim, as cores utilizadas o fortes, por vezeschocantes, causando de imediato uma sensação de choque ou estranheza atodos que visualizavam as obras.Os Fauvistas o praticar uma cnica muito pida, sem daremgrande importância ao acabamento ou ao pormenor das formas. O queinteressa, mais uma vez, é a cor, e o efeito que ela produz junto dosespectadores.
Fig. n.º 1
– Henri Matisse,
Retrato com Risca Verde
(Senhora Matisse), 1905
2. EXPRESSIONISMO
 
O Expressionismo surgiu na Alemanha em 1905 e, tal como ofauvismo, tinha o objectivo de agitar a sociedade de então, que continuavaa desprezar a novidade e o avanço. No entanto, a crítica dos expressionistasvai ser ainda mais severa.Os expressionistas tentavam, através da sua pintura, chamar aatenção da sociedade para a falta de sensibilidade existente na época. Porisso, vão exprimir, sem quaisquer problemas, as suas emoções, os seussentimentos, em oposição á severidade da sociedade burguesa.Com base nestas ideias, o expressionistas vão-se organizar em doisgrupos:
omovimento “movimento “
Die Bruck” Die Bruck” 
(A Ponte), que teve em
Ernst LudwigKirchner
,
Emil Nolde
,
Max Pechstein
e
Otto Mueller
os principaisrepresentantes. Estes defendiam uma arte com temáticas pesadas,como a morte, as desigualdades sociais e a angústia, representadasatravés de grandes manchas de cor, intensas e contrastantes,utilizadas de forma livre. Para ter ainda mais expressividade,distorciam as formas;
Omovimento movimento
Der Blaue ReiteDer Blaue Reiter 
(O Cavaleiro Azul), iniciado por
Kadinsky
e
Marc
, utilizava um desenho muito menos pesado, masmais intelectualizado, exprimindo as emoções de uma forma mais“poética”.
Fig. n.º 2
– Edvard Munch,
O Grito
, 1893
3. CUBISMO
 
O Cubismo surgiu em 1907 em Paris, por
Pablo Picasso
e
GeorgesBraque
. A pintura cubista foi, definitivamente, a que cortou com oscânones da pintura dos séculos anteriores.Baseados nas figuras geométricas, os cubistas o transformarcompletamente as formas em figuras totalmente geométricas, dando a ideiade volume.No entanto, a mais profunda característica do cubismo é o facto depassar a representar as formas de uma maneira mais vasta: rejeitando aideia de que a representação só pode ser feita de uma forma directa,Picasso e companhia vão mostrar as várias faces de um objecto, fazendouma justaposição de planos.
Fig. n.º 3
– Pablo Ruiz Picasso,
 As meninas de Avinhão
, 1907
4. ABSTRACCIONISMO
A corrente abstraccionista, iniciada por
Kandinsky
e
Piet Mondrian
,vai ainda mais longe que o cubismo. Rejeitando a representação do real, dovisível, os abstraccionistas tentam tirar todo o pormenor e volume aosobjectos, reduzindo-os a formas muitas vezes indefinidas.O objectivo desta corrente é criar uma linguagem universal que sejaentendida por todas as classes sociais (
abstraccionismo sensível ou líricoabstraccionismo sensível ou lírico
).O
abstraccionismo geométricoabstraccionismo geométrico
pretende retirar toda a emotividade àpintura, libertando-a de tudo o que não é essencial, reduzindo-se à linha,cor, composição e espaço bidimensional. As formas são básicas, indo desderectângulos a quadrados.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->