Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Telecurso 2000 - Química 21

Telecurso 2000 - Química 21

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 672 |Likes:
Published by QuimicaTC

More info:

Published by: QuimicaTC on May 28, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/13/2012

pdf

text

original

 
21
A U L A
l
Que existem muitos tipos de aço
l
Aço inoxidável
l
Tamanho e massa das partículasde uma substância simples
l
Recuperação das sucatas
l
Composição de uma mistura
l
Aço recuperado
®
O que é ferro gusa
®
O que é aço
®
O que é fusão
®
O que é substância simples
®
O que acontece quando umasubstância se dissolve num líquido
®
O que é carbono Já sabemos que para extrair o ferrodo minério, é preciso aquecê-lo forte-mente, junto com carvão e calcário. Oferro derretido sai com carbono dissol-vido. E é chamado de ferro gusa. Émuito duro e, além de quebrar comfacilidade, tem muita impureza. Por issonão é tão usado.Para diminuir a quantidade de car- bono do ferro gusa, queima-se o carbo-no com oxigênio. O volume de oxigênioé controlado para sobrar no ferro exata-mente a quantidade de carbono que se quer. As propriedades do aço dependemmuito da quantidade de carbono dissolvido no ferro.Agora vamos saber como a sucata de ferro é transformada outra vez em aço.O metal escuro, quase preto, que a maioria das pessoas chama de ferro, naverdade é aço. As moedas, a chave de fenda, a tesoura, o cabo e as varetas doguarda chuva, o arame, as molas, os pregos, os parafusos são todos feitos de aço.
Como se obtém açoa partir da sucata?
 
21
A U L A
O que vocêvai aprenderSeria bom já saberIsto lheinteressa
minério na terraminério misturadominério concentradometal impurometal puroobjetosucataescavaçãoconcentraçãoextraçãopurificação
    r    e    c     i    c     l    a    g    e    m
 
21
A U L A
Você já deve ter percebido que existem vários tipos de aço. Existem açosque enferrujam com muita facilidade (os ferros de construção) e aços quedificilmente enferrujam (o aço usado para fazer garfos, colheres, facas,moedas etc.).Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Pense nos objetos que estão ao seu redor. Você deve ter reparado quealguns são feitos de aço e enferrujam com facilidade; outros também sãofeitos de aço e não enferrujam. Faça uma lista de objetos que são feitos de açoe escreva ao lado de cada objeto:
enferrujaenferrujaenferrujaenferrujaenferruja
e
não enferrujanão enferrujanão enferrujanão enferrujanão enferruja
. Se você tiverdúvida sobre um metal, faça a prova do ímã.O aço inoxidável, além do carbono, tem outros metais, principalmenteníquel e crômio.Quanto maior a quantidade de crômio no aço, mais resistente aoenferrujamento ele é. O aço inoxidável que tem muito crômio praticamente nãoenferruja.O crômio não deixa o aço enferrujar porque quando ele entra em contactocom o ar, se liga rapidamente com o oxigênio.
CRÔMIO
QQQ+QQQ
OXIGÊNIO
QQQ
®
QQQ
ÓXIDO
 
DE
 
CRÔMIO
O
óxido de crômio óxido de crômio óxido de crômio óxido de crômio óxido de crômio 
é um composto muito duro que gruda fortemente noresto do metal. É como se formasse uma casquinha dura, transparente, em cimado metal, impedindo que o ferro que está no aço seja atacado pelo oxigênio oupela água, não permitindo seu enferrujamento.
 
21
A U L A
Mas, não é só a camada de óxido de crômio que protege o aço inoxidável.Quando se mistura níquel e crômio com o ferro, as partículas desses metaistomam o lugar de algumas partículas do ferro. Lembre-se de que, no aço sólido,as partículas de ferro estão formando uma pilha bem ordenada.Lembra-se da pilha de laranjas? Quandose mistura crômio e níquel ao ferro, écomo se misturássemos laranjas detamanhos parecidos. Essa mistura departículas de crômio e níquel no açomuda a força que liga as partículas deferro. O ferro fica mais resistente.
l
E as partículas de carbono que também estão misturados no aço? Paraonde elas vão?As partículas de carbono são muito pequenas e por isso ficam nos buraquinhos que se formam entre as partículas de ferro. É como se misturásse-mos bolinhas de gude na pilha de laranjas. As bolinhas de gude não vão ficar nolugar das laranjas, porque são muito pequenas. Elas vão ficar nos vãos entre aslaranjas.No aço inoxidável, as partículas decrômio e níquel ocupam o lugar dealgumas partículas de ferro,enquanto as partículas de carbonoficam nos vãos que se formamentre as partículas de ferro.As partículas de ferro são iguais entre si, no tamanho e na massa; as decrômio também são iguais entre si; o mesmo acontece com o carbono. Mas, secompararmos as partículas dos três elementos, elas terão massas diferentes.Cada substância simples é formada por partículas que têm o mesmotamanho e a mesma massa.Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Como seria a densidade de uma substância formada por partículas grandese leves?Nós usamos laranjas de tamanhos diferentes e bolinhas de gude paraexplicar como as partículas de ferro, crômio, níquel e carbono formam o aço. Masas partículas dessas substâncias são muito pequenas. Tão pequenas que não dápara ver nem com microscópio.

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Raylla do Dennys liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->