Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Telecurso 2000 - Química 42

Telecurso 2000 - Química 42

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 414 |Likes:
Published by QuimicaTC

More info:

Published by: QuimicaTC on May 28, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/14/2009

pdf

text

original

 
AULA
42
l
Transformação do nitrogênio emfertilizantes
l
Limpeza de derramamentos depetróleo
l
Solubilização do oxigênio na água
l
Interação entre moléculas de água
l
Pontes de hidrogênio
®
O que é petróleo
®
Frações do petróleo
®
Átomos que formam a molécula deágua
®
Densidade de uma substância
®
Dissolução de uma substância emoutraO petróleo é uma das fontes mais importantes de matéria-prima do mundoatual. A separação das substâncias que estão misturadas no petróleo é feita pormeio de uma destilação fracionada. As matérias-primas separadas são transfor-madas numa variedade enorme de materiais: saquinho plástico de supermerca-do, roupas, sapatos, tintas, brinquedos, móveis, colchões, peças de carros, deônibus, de aviões, corantes etc.O petróleo é também muito importante na alimentação porque uma fraçãodele é usado para fabricar fertilizantes.As plantas precisam de nitrogênio mas elas não conseguem absorvê-lodiretamente. Na indústria de fertilizantes, o nitrogênio do ar é transformado emamônia e em nitratos que são compostos que as plantas conseguem absorver.Para transformar o nitrogênio em amônia, usamos uma fração do petróleo comofonte de hidrogênio. É por isso que falamos que até para a alimentação o petróleoé importante.Do petróleo, extraem-se combustíveis para aviões, carros, ônibus e cami-nhões e também para cozinhar.
O que vocêvai
 
aprender
 
42
A U L A
Isto lheinteressaSeria bom já saber
Como limparderramamentos depetróleo?
 
AULA
42
É impossível viver hoje em dia sem petróleo. Muitos países como o Brasilprecisam comprar petróleo do exterior, o qual é transportado pelos naviospetroleiros. Muitas vezes, durante um transporte, acontecem derramamentos depetróleo no mar, que causam problemas graves para peixes e aves marinhas.A limpeza desse petróleo é feita de várias maneiras. Dependendo dotamanho do derramamento, o petróleo pode ser sugado com bombas, ou entãoqueimado. Outras vezes a limpeza é feita com detergente. É o mesmo detergenteutilizado na cozinha para lavar pratos e panelas. Qualquer forma de limpezasempre acarreta problemas para peixes e aves do mar.Quando se joga muito detergente nos rios, o oxigênio, que normalmente estádissolvido na água, escapa para a atmosfera, então os peixes morrem porque nãoconseguem respirar.
l
Por que o oxigênio escapa quando se coloca detergente na água?É porque o detergente enfraquece a superfície da água. As moléculas de águaque ficam na superfície são fortemente atraídas pelas moléculas vizinhas e pelasmoléculas que estão em baixo. É por isso que a gente consegue colocar nasuperfície da água objetos que têm densidade maior que a água.É por essa razão que você consegue colocar, por exemplo, uma folha de papelna superfície da água. Com cuidado, você consegue colocar até uma agulha emcima da água. Experimente.Coloque água num copo e, com muito cuidado, ponha uma agulha nasuperfície. Depois molhe um palito com um pouco de detergente, e mergulhe-operto da agulha e veja o que acontece.
l
Por que a agulha vai para o fundo quando se coloca na água o palitomolhado com detergente?Primeiro precisamos entender por que a agulha fica na superfície da água.A molécula de água tem uma parte positiva e uma parte negativa. Os átomosde hidrogênio têm carga parcial positiva e o átomo de oxigênio tem carga parcialnegativa. Isto faz com que a molécula da água tenha um polo positivo e um polonegativo. Assim as moléculas de água se atraem umas às outras, formandopontes de hidrogênio.As moléculas de água que estão no meio do líquido são atraídas por outrasmoléculas de água em todas as direções, para baixo, para cima para os lados, etc.Mas as moléculas que estão na superfície são atraídas só pelas moléculas queestão dos lados e no meio do líquido, porque fora só tem ar.É como se as moléculas formassem uma película fininha na superfície.
Uma molécula deágua do meio dolíquido é puxadapara todos oslados, inclusivepara cima e parabaixo.As moléculas deágua da superfíciesão puxadas parabaixo e para oslados.
 
AULA
42
Essas ligações, chamadas de pontes de hidrogênio, são ligações fortes. Umamaneira bem simples de verificar a existência dessas pontes de hidrogênio éentender por que o gelo bóia na água.O gelo bóia na água porque sua densidade é menor do que a densidade daágua líquida. A densidade do gelo é menor do que a da água líquida por causadas pontes de hidrogênio que ligam as moléculas de água umas às outras. Nogelo elas se ligam de forma mais aberta. Isso provoca uma expansão no gelo.
l
Mas, voltando à experiência da agulha no copo com água, o que aconteceuquando foi colocado o palito molhado no detergente?Quando se coloca detergente, algumas moléculas de água da superfície sãosubstituídas por moléculas de detergente. Isso enfraquece a força da superfícieda água. Porque a atração entre duas moléculas de água é mais forte do que aatração entre molécula de água e molécula de detergente. Por isso, quando asmoléculas de detergente se misturam com as moléculas de água da superfície, asuperfície da água fica mais fraca. Foi por isso que a agulha afundou na água.Com a superfície da água mais fraca, o oxigênio que estava dissolvido escapada água, provocando a morte dos peixes que não têm oxigênio suficiente pararespirar. Algumas vezes a superfície dos rios fica coberta de espuma. Ela se formaquando se agita uma água que tem sabão ou detergente. Quando você agita, naverdade está pondo ar dentro do líquido. Como o detergente enfraqueceu asuperfície da água, o ar sai facilmente de dentro da água, formando as bolhas.Com as substâncias que extraímos do petróleo fabricamos grande partedos combustíveis que consumimos, em casa e na indústria. Do petróleotambém são extraídas matérias-primas para a fabricação de plásticos, que sãoprodutos muito importantes para a vida moderna. O Brasil precisa importarpetróleo, que é transportado em navios-tanque. Quando há derramamento depetróleo no mar, muitas vezes a limpeza é feita com o uso de detergentes.Misturando detergente na água, o oxigênio que estava dissolvido escapa, o queprovoca a morte dos peixes.

Activity (2)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->