Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
231Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Teste Tuberculínico – “PPD” – Intradermo-reação para Tuberculose – Reação de Mantoux

Teste Tuberculínico – “PPD” – Intradermo-reação para Tuberculose – Reação de Mantoux

Ratings:

4.78

(9)
|Views: 115,215 |Likes:
Documento de amostra do LABConsult.
www.labconsult.com.br
Documento de amostra do LABConsult.
www.labconsult.com.br

More info:

Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
Laboratório Clínico
...
Setor: ColetaTeste Tuberculínico PPDIntradermo-reação paraTuberculose – Reação de MantouxSub-setor:Indexação:
Teste Tuberculínico – “PPD” – Intradermo-reação paraTuberculose – Reação de Mantoux
1.Princípio
Indicada como método auxiliar no diagnóstico da tuberculose, a prova tuberculínica, quando reatora, isoladamente,indica apenas contato com o Bacilo da Tuberculose e não é suficiente para o diagnóstico da tuberculose doença. No Brasil a tuberculina usada é o PPD RT23, aplicado por via intradérmica no terço médio da face anterior doantebraço esquerdo, na dose de 0,1 ml, equivalente a 2 UT (Unidades de Tuberculina). PPD é “purified proteinderivative” e serve apenas para verificação de reação de hipersensibilidade cutânea (Teste de Mantoux). Estedocumento descreve o procedimento para a realização, a interpretação e a garantia da qualidade da realização desta prova, em conformidade com as normas do Ministério da Saúde do Brasil.
2.Material
Algodão.
Álcool a 70%
Seringa para injeção intradérmica de insulina 1 ml com agulha hipodérmica curta.
Régua milimétrica
Tuberculina PPD RT 23 SSI para Teste de Mantoux, 2 UT/0,1 ml (1 UT corresponde a 0,02 mcg detuberculina PPD RT 23). Frasco com 1,5 ml. Fabricante: Statens Serum Institut, 5 Artillerivej, 2300Copenhagen S. Denmark. Distribuidor: Lisfarma Importação, Exportação e Comércio Ltda., R. Diana,592 Cj. 52 S.Paulo – SP – Fone (0xx11) 3872 9911 ou 0800 12 9911 – CGC 68 132 950/0001-03.Registro no Min. Saúde número 10254380001.
Armazenamento
: As soluções de tuberculina devem ser armazenadas em ambiente refrigerado, de 2 a8ºC e protegido da luz solar (validade de 6 meses, em geral). Não congelar nem expor à luz solar direta.Respeitar a validade constante do rótulo. Após uma ampola ter sido aberta, a sobra deve ser armazenadaem ambiente refrigerado a 2 a 8ºC e ser utilizada no máximo em 24 horas.
3.Aplicação
Figura 1 – Injeção Intra-dérmica de PPD
1.O teste é realizado mediante a injeção intradérmica de 0,1 ml de solução de tuberculina.Distribuição:Versão 2.0 No. de Cópias:Página 1 de 4
LAB
Consult 
-
Tecnologia e Informações para Laboratórios Clínicos -
www.labconsult.com.br 
 
Laboratório Clínico
...
Setor: ColetaTeste Tuberculínico PPDIntradermo-reação paraTuberculose – Reação de MantouxSub-setor:Indexação:2.A área mais apropriada é o terço médio ventral do antebraço, de preferência esquerdo. Anotar na fichado paciente o braço onde foi aplicado o PPD.3.A injeção deve ser realizada na camada mais superficial da pele (intradérmica) visto que, caso sejarealizada mais profundamente, a reação será de leitura difícil.4.Quando a injeção é realizada corretamente, a formão de pequena pula lida comaproximadamente 10 mm de largura, com aspecto de “casca de laranja” e que se mantém endurecida por cerca de dez minutos.
4.Leitura
O resultado deve ser avaliado após 3 a 4 dias da injeção (72 a 96 horas). A reação positiva seobserva quando há uma infiltração nodular, plana e irregular (pápula), acompanhada de área eritematosa(avermelhada) de extensão mais ou menos delimitada. Deve-se medir o tamanho apenas do nódulo (pápula)com uma régua milimétrica no sentido transversal em relação ao maior eixo do braço e anotar o resultado emmm. Atenção: medir só a pápula, não medir a área vermelha em volta. O paciente reator forte pode aindaapresentar a chamada “reação flictenular”, crivada de pequenas bolhas e pústulas. Esta reação em geral seassocia à presença de tuberculose ativa e deve ser relatada.
Figura 2 – Mensuração CorretaNota do LABConsult:
Devido à curta validade do frasco depois de aberto e devido ao período deleitura de 2 a 3 dias, e considerando ainda que o Teste Tuberculínico nunca constitui urgência,recomendamos que o laboratório realize a aplicação do PPD apenas às segundas e terças-feiras, com leituraapós 72 horas.
5.Interpretação
0 – 4 mm = Não reator: Indivíduo não infectado pelo
M. tuberculosis
ou com hipersensibilidadereduzida.
5 – 9 mm = Reator fraco: Indivíduo vacinado com BCG ou infectado por 
M. tuberculosis
ou outrasmicobactérias.
≥ 10 mm = Reator forte: indivíduo infectado pelo
M. tuberculosis
,(doente ou não) e indivíduos vacinadoscom BCG nos útimos dois anos.
Presença ou ausência de reação flictenular.Distribuição:Versão 2.0 No. de Cópias:Página 2 de 4
LAB
Consult 
-
Tecnologia e Informações para Laboratórios Clínicos -
www.labconsult.com.br 
 
Laboratório Clínico
...
Setor: ColetaTeste Tuberculínico PPDIntradermo-reação paraTuberculose – Reação de MantouxSub-setor:Indexação:
Figura 3 – PPD reator forte
6.Notas adicionais
Algumas circunstâncias podem interferir no resultado, tais como desnutrição, aids, sarcoidose, neoplasias,doenças linfoproliferativas, uso de corticosteróides e drogas imunossupressoras, gravidez, etc;
Todos os indivíduos infectados pelo HIV devem ser submetidos ao teste tuberculínico. Nesses casos,considera-se não-reator aquele com endurecimento entre 0-4 mm e reator aquele com endurecimento de 5mm ou mais. Para os pacientes que iniciam tratamento anti-retroviral indica-se repetir o teste não-reator após seis meses, pois pode haver melhora da resposta. Outra opção é o Teste tuberculínico com 5 UT emtodos os pacientes HIV positivos com suspeita de tuberculose. Muitos pacientes com AIDS avançada podem ser anérgicos, sendo que 33 a 50% dos pacientes com AIDS e tuberculose têm uma reação fraca (<10 mm). 50 a 80% dos pacientes com Tuberculose e soropositivos, mas sem AIDS reagem ao PPD;
 Nos indivíduos vacinados com BCG, sobretudo entre aqueles imunizados há até dois anos, a provatuberculínica deve ser interpretada com cautela porque, em geral, apresenta reações de tamanho médio podendo alcançar 10 mm ou mais.
Todo o pessoal da área de saúde deve fazer um PPD à admissão.
7.Valor clínico
Um teste cutâneo negativo não exclui a doença em pacientes imunocomprometidos e pacientes com tuberculoseavançada podem ser anérgicos (não reagir). Pacientes vacinados com BCG poderão ter o teste positivo. Um testetuberculínico negativo não pode ser o único critério para excluir o diagnóstico de tuberculose.
8.Validação Clínica
Os testes in vitro, como é o caso do Teste Tuberculínico, não podem ser controlados mediante as técnicas de controleinterno da qualidade tradicionais. Recomendamos que o laboratório mantenha um registro de todas as provasrealizadas com paciente, aplicador, leitor, reagente usado, lote e resultado. Periodicamente compilar as estatísticasdos resultados e realizar sua análise crítica.Para a validação clínica selecionar periodicamente resultados em todas as categorias e compilar outros resultados deexames (BAAR, Cultura para BK, Biópsias, Rx tórax, etc) e verificar junto ao médico assistente a correlação entreos resultados. Realizar a análise crítica e manter estes registros para comprovação junto ao programa de acreditação.Distribuição:Versão 2.0 No. de Cópias:Página 3 de 4
LAB
Consult 
-
Tecnologia e Informações para Laboratórios Clínicos -
www.labconsult.com.br 

Activity (231)

You've already reviewed this. Edit your review.
Tenho 57nos fiz esta semana um teste PPD e o resultado foi reator 17mm,mas ñ tenho febre ,Já aconteceu a 12 anos atrás com 27mm fui internada fiz tratamento ,pensei que tinha ficado boa .Fiz RX ñ deu nada ,Fz RX face tbm ñ deu nada,estou mt preoculpada ,me esclareça por favor.
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
1 hundred reads
Camila Zanette liked this
Luciano Camargo liked this
Guilherme Santos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->