Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
1ª Geração do Romantismo

1ª Geração do Romantismo

Ratings: (0)|Views: 8,355|Likes:
Published by paullo_style

More info:

Published by: paullo_style on May 18, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/02/2013

pdf

text

original

 
1ª Geração Romântica
As gerações românticas
GERAÇÃOTEMÁTICA
PrimeiraNacionalista/indianista
SegundaUltra-romântica/
“mal do século” 
TerceiraSocial e libertária “condoreira”
Como construir a identidade literária de um país?Essa foi àpergunta feita pelos primeiros românticos brasileiros.Inspirados pela Proclamação da Independência, jovensidealistas começaram a buscar símbolos verdadeiramentebrasileiros que pudessem ser cantados em verso e prosa.Na primeira geração como o próprio nome já sugere,encontramos um forte nacionalismo e uma grande aversãoà influência das principais características românticas,através dele há uma valorização da pátria, dos heróisnacionais e do passado histórico.
A primeira geração, também chamada de nacionalista ouindianista, tem como elemento de destaque ser nacionalista eindianista! Surpreendente isso, não é? Mas o fato é que ogrande diferencial dela são esses temas mesmo. Isso porqueno ponto de vista da lírica, da lírica amorosa pura, aquela quenão está combinada com nenhum desses dois temas, o quesobra são as características gerais do Romantismo.
 
A diferença mais palpável, além da combinação da temáticaindianista com a amorosa é o fato de que, ao contrário dasegunda geração, existe serenidade na melancolia e natristeza vividas nos textos da primeira geração.
Os primeiros românticos são conhecidos como nativistas, pois seusromances retratam índios vivendo livremente na natureza, numarepresentação idealizada. O índio é transformado no símbolo dohomem livre e incorruptível.
(veja os principais autores dessaprimeira geração).
(transparência)
Gonçalves de Magalhães1º GeraçãoGonçalves Dias
Enquanto Gonçalves de Magalhães é o introdutor doRomantismo brasileiro, a Gonçalves Dias atribui-se a suaconsolidação.A produção literária de Gonçalves de Magalhães éconsiderada fraca por muitos críticos, sua importância sedeve ao fato de ter sido ele o introdutor do Romantismo emterras brasileiras. E dele também o primeiro manifestoRomântico sobre o Brasil, escrito na revista Niterói.Veja um fragmento do seu
“Ensaio sobre a história daliteratura brasileira”.
 
(transparência)
 
“Não, oh! Brasil! No meio do geralmerecimento tu não deves ficar imóvel etranqüilo, como colono sem ambição e semesperança. O germe da civilização, depositadoem teu seio pela Europa, não tem dado aindatodos os frutos que deveria dar, vícios radicaistem colhido o seu desenvolvimento. Tuafastaste do teu colo a mão estranha que tesufocava, respira livremente, respira e cultivaas ciências, as artes, as letras, as indústrias ecombate tudo o que entrevá-las pode”.
Aqui ele está retratando a vinda dos colonizadores para oBrasil, que como sabemos tinham um olhar de ambição,não pensavam no país, eram egoístas.Veja agora um dos textos mais conhecidos dessa primeirageração romântica:
(transparência)
 
Canção do Exílio"Minha terra tem palmeiras,Onde canta o Sabiá;As aves que aqui gorjeiam,Não gorjeiam como lá.Nosso céu tem mais estrelas,Nossas várzeas têm mais flores,Nossas flores têm mais vida,Nossa vida mais amores.Em cismar, sozinho, à noite,Mais prazer encontro eu lá;Minha terra tem palmeiras,Onde canta o Sabiá.Minha terra tem primores,Que tais não encontro eu cá;Em cismar - sozinho, à noite -

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Patrick Sousa Kiedis added this note
Regular essi site!!!!!!!
Ives Souza da Silva added this note
:( nesse site não tem nada q eu procuro
Laynemille Guimaraes added this note
yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy shatO
Samara Mattos liked this
Malu Moraes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->