Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
12Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Arte Em Seda

Arte Em Seda

Ratings: (0)|Views: 1,113 |Likes:
Published by KarineBitencourt

More info:

Published by: KarineBitencourt on May 18, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/11/2013

pdf

text

original

 
as das técnicas mais importantes
ICA "PINCEL" OU TRADIONAL
lizado com pincel cujo tipo de cerdasnderá do tecido escolhido. Partindo de umae base à que, ainda úmida, agrega-se umaais clara ou mais escura, no caso de queta de luzes ou de sombra. Deve-selhar com pequenos movimentos circularesncel e esfumando nas áreas determinadas.
ICA IMITAÇÃO BORDADO RICHELIEU
ser realizado de duas maneirasmolde vazado ou com aplicador: Prepara-molde vazado com um desenho especialRichelieu e estampa-se com tinta comumrelevo. Depois do estampado recortam-seeas correspondentes que ficarão unidasfestões. Com aplicador e tinta para relevoisnaga, coloca-se diretamente marcandoas bordas do desenho, e depois se realizaorte do tecido.
ICA PORCELANIZADA
teriza -se por ter o fundo pintado coma cor predominante no desenho, que podematizada com outras cores Nesta técnica émental o uso da cor branca, que é o queirá o volume e a luminosidade da pintura.técnica pode ,nspa-rentes
Seda: Truques e segredos
Manter a natural distinção da seda requerprestar atenção a poucos emborafundamentais requisitos.Os bons trabalhos se conseguem respeitandoaté os mínimos detalhes.
Estiramento do tecido em bastidor compercevejos Passos a seguir:
1-
Fixar a seda com percevejos em um doslados do bastidor.
2-
Fazer a mesma coisa com o ladoperpendicular ao primeiro. Completar os quatrolados.Para conseguir um estiramento perfeito,procurar que os percevejos estejam à mesmadistância um do outro.ANTES DE USAR NOVAMENTE OSPERCEVEJOS. TENHA O CUIDADO DEVER SE NÃO TÊM RESTOS DE TINTAPARA NÃO SUJARA SEDA NOVA. PARALIMPÁ-LOS, BASTA SUBMERGI-LOS EMUMA SOLUÇÃO DE ÁGUA E ÁLCOOL.
 
Como guardar a seda antes de pintar.
Aconselhamos enrolar e guardar em tubos depapelão. Desta maneira evitará que se dobre eque de formem rugas que enfraquecem osfilamentos e provoquem rugas permanentes.Não se deve enrolar em plásticos já que asfibras naturais de ressecam e deterioram.O plástico não permite que respirem.
Fórmula exata
 QUANDO SE MISTURAM AS TINTAS OUADICIONA ÁGUA. DEVERÁ ANOTARSEMPRE A MEDIDA DE CADA UMA DELASPARA PODER PREPARAR, SENECESSITAR MAIS QUANTIDADE EMPROPORÇÕES EXATAS.
 
 
para criar relevos (puff)
em-se em frascos e bisnagas com bico aplicador. São utilizados com pincel ou estêncil (moldeo). Expandem-se (incham) com ferro ou secador de cabelo. Podem der encontrados em todasres e também transparente, para misturar com a cor que deseje utilizar.s a seguir utilizando o pincel:ransferir o desenho depois de estirar bem o tecido. Respeitar a direção do desenho para pintarcom pincel de cerda. Deixar secar de um dia para o outro.ssar ferro pelo avesso, sobre um tecido macio. Ter em conta a temperatura do ferro de acordoao tecido que utilize.
3-
O relevo obtido dependerá da quantidade de tinta utilizada.
Verniz para bordejar (termolinaleitosa)
Utiliza-se para passar na beiradado tecido para não desfiar. Étransparente, permite umacabamento que muitas vezessubstitui a costura e é resistenteao lavado freqüen-te.Como se utiliza:
1 -
Depois de pintado a borda dodesenho, aplicar o verniz parabordejar (termolina leitosa) dosdois lados do tecido (pela frentee por trás do desenho) Utilizarpincel.
2 -
Deixar secar e recortar.
cil-
Podem, ser simples e compostos (também chamados moldes vazados). Conseguem-serados, mas também podem ser feitos com:
ografias que não sirvam:
lavá-las com água• Para facilitar o deslizamentodo "cutter" é aconselhável• Quando se termina de utilizaro molde vazado, limpar com um
 
ria para desbotar e retirarompleto a cor. Recortá -las"cutter” , estilete ouuer outro instrumento deafiado.
lina de ilustração:
temdo brilhoso e não deve serdo para uso prolongado.
lina resistente:
elhável para o usongado e trabalhos grandes.ópia às quais são aderidasl auto-adesivoparente.
cristal:
ideal para usongado.cortar o molde vazado sobreum vidro ou azulejo.• Quando se usa o moldevazado, convém pôr folhas depapel embaixo do tecido parafacilitar a absorção da tinta.• Pincelar o molde vazado comcola permanente para aderiloao tecido. Outra opção é usar"rolinhos" de fita crepe. Deveestar bem seguro para evitarque se mova ao passar aesponja.tecido úmido, deixar secar e pôrpapel entre cada um deles, paraprotegê-los.
 A seda, atenções especiais
R BRANCA EM AQUARELAS PARA SEDA.
ser adquirida no comércio, porém não éutilizada porque a própria seda dáosidade. Esta tonalidade é útil para corrigir, mas deve ser tido em conta que perderátransparência, que é o maior encanto dara em seda.
ntes efeitos com o sal 
ordo à grossura do sal que utilizamos,mos conseguir diferentes efeitos.Ode ser fino ou grosso (utilizadas parahar). Em algumas livrarias artísticas podemnseguir sal especial para técnicas em seda.
s métodos de reserva para pintar 
dos já mencionados, podem se utilizarém outros elementos para pintar em seda.
va com cera:
aplica-se com pincel e permiter grandes áreas. Dá uma proporçãonte ao desenho, especialmente se desejaar superposição de cores
Como fazer extensões quando o tecido é menor doque o bastidor.
Quando isso acontece podemos fazer extensõescom tiras de tecido, que sustentaremos na sedacom alfinetes e no bastidor, com percevejos. éuma forma de não ter que comprar bastidores detodos os tamanhos.
Bastidores de bordado
Os bastidores quesão utilizadospara bordartambémpodem servirpara estirara seda edepoispintar.O únicoinconveniente éque não venhamem tamanhos grandes.

Activity (12)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Lucinha Madeira liked this
Bethania Bomfim liked this
Suelen E Ravi liked this
Maria Jose65 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->