Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
53Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL

Ratings: (0)|Views: 5,716 |Likes:
Published by Alciris Correa

More info:

Published by: Alciris Correa on May 27, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/29/2013

pdf

text

original

 
 
DESEMPENHO INSTITUCIONAL NAS EMPRESAS PÚBLICAS
 
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL1-DEFINIÇÃO:
Avalião de desempenho é uma ferramenta indispenvel no contextoorganizacional nas instituições públicas e privadas. É um instrumento de trabalho que se consolidacomo uma necessidade relacionada ao comportamento ético institucional, especialmente para asorganizações que atuam na esfera pública que precisam dar uma resposta à sociedade bonsresultados de suas ações. A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão do poder organizacional relacionadas ao atendimento dos objetivos da alta administração.É indispenvel para as organizações que haja comprometimento dos princípios delegalidade e eficiência na prestação de serviços ao cidadão.
 Avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, e das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. ... é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, aexcelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, a sua contribuição para o negócio daorganização (CHIAVENATO 1999, p.354).
Para que tenhamos êxito na avaliação do desempenho é necessário um modelo de avaliaçãode abordagem sistêmica, sempre primando por integrar as avaliações da atuação individual, dotrabalho em equipe, dos resultados atingidos pelas unidades e da satisfação dos usuários dosserviços públicos.A Avaliação de Desempenho é um processo contínuo de acompanhamento do desempenhodos servidores públicos, pela ótica individual, buscando atingir os seguintes objetivos:
Avaliar as reais necessidades de capacitação e desenvolvimento profissional;
Fazer reflexão junto ao servidor a cerca de sua atuação trabalhista, ou seja buscar umaavaliação diagnóstica;
Avaliar potenciais, otimizando o desenvolvimento profissional;A Avaliação de Desempenho sob a ótica institucional tem como objetivos primordiais:• Melhorar o aperfeiçoamento na prestação de serviços externos e internos;• Democratizar o trabalho;• Implantar novas práticas na gestão de pessoas;• Planejar carreiras;• Melhorar os processos de gestão na área de Recursos Humanos;• Avaliar as limitações do sistema organizacional (individual, institucional e de atendimento à população);• Subsidiar o planejamento de contratação de pessoal.
2-DIMENSÕES DO DESEMPENHO:
A Avaliação de Desempenho é fundamentada por Dimensões Individual e Institucional, einterage com diversos atores, que são: os servidores, os gestores, as equipes de trabalho e osusuários, disponibilizando integração em cada foco estudado.1.
DESEMPENHO INDIVIDUAL;
2.
DESEMPENHO INSTITUCIONAL.
 
1.DESEMPENHO INDIVIDUAL:
A Dimensão individual é formada por dois níveis de avaliação:
• Gerencial
– para os servidores que dirigem equipes, e estas estão em sua responsabilidade
• Funcional
– para os servidores que não possuem equipes na sua responsabilidade.
2.DIMENSÃO INSTITUCIONAL:
A Dimensão institucional é formada por:
RT
– resultado do plano de trabalho/metas;
Equipe
 – avaliação do trabalho realizado pela equipe;
Usuário
 – busca do nível de satisfação dos usuários;
Condições de trabalho – 
avaliadas pelas equipes discriminadas no processo, as condições daUnidade que irão influenciam nos resultados de trabalho.
3-CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO:Pressupostos :
- implantação de gestão do desempenho- vontade da alta administração- instrumentos de alinhamento dos gerentes intermediários com a alta administração- comunicar os objetivos e valores da alta administração- dispor da alta administração em exercer o poder, em coordenação com os meios e ferramentasdisponibilizadas a fim de alcançar os seus objetivos-Construção de uma cultura organizacional direcionada com os valores da alta administração
4- SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL:
O sistema de avaliação deve seguir o de planejamento e assim pode ser subclassificado emInstitucional, equipes ou unidades orgânicas, e individual. Esses devem estar interligados aodesdobramento da estratégia.Representação em termos gerais:
Tipo de AvaliaçãoObjeto daAvaliaçãoAvaliadoNatureza dasMetasLigação dasMetasInstitucional
OrganizaçãoAlta AdministraçãoEstratégicasAlta
Equipe
UnidadeOrganizacionalGerenteSetoriais/FuncionaisMédia
Individual
IndivíduoServidorOperacionaisFracaA qualidade do desdobramento do planejamento estratégico para os níveis inferiores é quedetermina a intensidade de envolvimento entre metas de unidades e/ou servidores com a estratégia.
Avaliação Institucional
A dimensão institucional para efeitos gerais terá que ser desdobrada, ao nível de unidadesorgânicas. Caso este fator venha inexistir , a gestão do desempenho não consegue atingir as metas propostas, pois o desdobramento será realizado de maneira intuitivamente por cada gerente,dificultando o processo de comunicação .Os sistemas de avaliação do governo federal, é enfático na avaliação da dimensãoinstitucional e uma individual. Os instrumentos avaliativos individual do governo federaldirecionam-se ao conteúdo do trabalho, mesmo que haja dois elementos de desempenho.

Activity (53)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Marilene Batista added this note
BOM!
Tatiane Tosta liked this
Laohu Wuxia liked this
psicologarenata liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->