Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
74Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Brincadeiras, brinquedos e jogos do Brasil

Brincadeiras, brinquedos e jogos do Brasil

Ratings: (0)|Views: 27,060 |Likes:
Published by OFICINATIVA
Publicação financiada pela AACID (Agência Andaluza de Cooperação Internacional de Desenvolvimento) e pela ONG cordobesa CIC Batá. pesquisa realizada por Carlos Rogerio e Fabi Menassi entre julho e dezembro de 2009.
Publicação financiada pela AACID (Agência Andaluza de Cooperação Internacional de Desenvolvimento) e pela ONG cordobesa CIC Batá. pesquisa realizada por Carlos Rogerio e Fabi Menassi entre julho e dezembro de 2009.

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: OFICINATIVA on May 28, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/12/2013

pdf

text

original

 
 
E se brincamos / jogamos todos e todas? 
Brincadeiras,brinquedos e jogos do Brasil
Carlos Rogerio Fabiana Menassi 
 Y si jugamos todos y todas?Proyecto de cooperación internacional financiadopor CIC Batá y AACID
 
 
BRINCAR é ter desejos e expressá-los empráticas corporais individuais ou coletivas semrestrições. BRINCAR é parte integrante da vida,não só para crianças como se quer estabelecer nas sociedades modernas. São valoresinestimáveis de todos os povos retransmitidosorganicamente dentro das comunidades e queresistem criativamente a todo tipo de opressãoe de transformação.Se retornamos no tempo, veremos que asbrincadeiras são originárias de celebraçõesrituais nas quais eram privilegiadas asinterações intergeracionais. E não se paravanunca de BRINCAR pois era / é apossibilidade de reconhecer o mundoimediato, experimentando-o sem risco. E é aresolução de conflitos mais democrática deum grupo, considerando o que é melhor para tod@s @s envolvid@s.E felizmente nosso país tem incontáveisexpressões desse fazer humano o que nospermite viver em razoável harmonia social.Logo, concordamos plenamente com o grandeescritor e desenhista Ziraldo:"não conheço nenhum canalha quetenha sido uma criança feliz"...Que possamos todos e todasBRINCAR cada vez mais!!!¿Y SI JUGAMOS TODOS Y TODAS? é uma realização da ONGDcordobesa CIC Batá (Centro de Iniciativas para la Cooperación),argumento apresentado e selecionado no edital de 2007 promovido pelaAgencia Andaluza de Cooperación Internacional al Desarrollo (AACID)para projetos de sensibilização e educação para o desenvolvimento.O objetivo é mostrar a diversidade do mundo aos europeus através dosaspectos lúdicos de cada cultura, principalmente daquelas culturasencaradas como ameaçadas ao desenvolvimento local.Está ocorrendo também em outras partes do planeta e finalizará comuma exposição pela região sul da Espanha, realização de oficinaspráticas e a edição de materiais pedagógicosque serão distribuídos a diversas organizações.
 
¿Y SI JUGAMOS TODOS Y TODAS? é uma realização da ONGDcordobesa CIC Batá (Centro de Iniciativas para la Cooperación),argumento apresentado e selecionado no edital de 2007 promovido pelaAgencia Andaluza de Cooperación Internacional al Desarrollo (AACID)para projetos de sensibilização e educação para o desenvolvimento.O objetivo é mostrar a diversidade do mundo aos europeus através dosaspectos lúdicos de cada cultura, principalmente daquelas que sofremcom problemas de pobreza e todo o acarretado por essa condição.Está ocorrendo também em outras partes do planeta e finalizará comuma exposição pela região sul da Espanha, dinamização de oficinaspráticas e a edição de materiais pedagógicosque serão distribuídos a diversas instituições.
 
 
O lúdico no Brasil
Podemos dizer que brincamos o tempotodo, em todos os lugares. Está naessência de nosso povo. E a rua é onosso local preferido. Nela nosrelacionamos, percebemosoportunidades e limites,desenvolvemos competênciascognitivas, motoras e afetivas quepermanecem por toda a vida. Sejamosnós crianças, adultos ou idosos.Nosso potencial lúdico é nossalinguagem mundial. E só lembrar nossas manifestações artísticas ouesportivas. São nossos corpos, nossasmentes, nossos sentimentos, nossashistórias, nossos espíritos, expostosintegralmente a quem queira ver e secomunicar. É quando melhor usamosnossa inteligência, são nossos maioresdesafios. E estas são as maissignificativas qualidades doBRINCAR...O objetivo de nossas existências éBRINCAR e nós brasileiros parecemoscompreender, acreditar e apoiar essatese. Brincamos por amor e amamospor brincar. Sentimos, sem pudor,prazer com e pelo entorno ambiental –pessoas e espaços. Com eles, nosrelacionamos carinhosamnte atravésda visão, da audição, do olfato, do tatoe do paladar. Se não fossemos tãoafetados pela alienação de um estilo devida globalizado e consumista, nosaproximaríamos da perfeição...
"Ao brincar com a criança,o adulto está brincando consigo mesmo" 
 
Carlos Drummond de Andrade 
O brincar / jogar em nossas ações – 3

Activity (74)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Pablo Pinheiro liked this
Danilo Benício liked this
Fabi Menassi liked this
Larissa Brugnaro added this note
e sobre o jogoo da forca
Roberio Souza added this note
muita coisa nesse salte neeeeee eu prefiro menos coisa e coisa mais com claresa e coisa mais ]
Brendinhàáh Borges added this note
sua feia gorducha

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->