Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
73Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
apostila de comandos elétricos

apostila de comandos elétricos

Ratings: (0)|Views: 6,020 |Likes:
Published by jptmorais

More info:

Published by: jptmorais on May 30, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/04/2013

pdf

text

original

 
CURSO DE COMANDOSELÉTRICOSPRODUÇÃO DE C.A. TRIFÁSICA E ALTERNADORES TRIFÁSICOS
Objetivo:
Mostrar a necessidade do comando industrial; apresentação do painel de comando e enfocar como principal elemento de comando.
Introdução:
Uma indústria é constituída por uma infinidade de máquinas, desde um simples esmeril atéenormes máquinas automáticas que realizam muitas operações diferentes. È comum encontrarmosmáquinas totalmente automáticas que realizam uma série de operações com um simples toque de botão.Mas se faz necessário lembrar de que os responsáveis pelos movimentos que uma máquina efetua são osmotores elétricos e que quanto mais operações diferentes uma máquina efetuar, mais motores existirão para acioná-la.Surge então a necessidade de se estabelecer qual a ordem de acionamentos de um determinadonúmero de motores e para fazer esses acionamentos automaticamente se faz necessário um circuito elétricochamado Circuito de Comando da Máquina.Este circuito deverá possuir características tais que possibilitem o acionamento de motores pequenos e grandes além de acioná-los a grande distância.O circuito de comando de uma máquina é constituído pôr uma variedade de componentes os quaisvamos estudá-los um a um separadamente.Se como técnicos ou simplesmente como estudiosos da matéria fizermos a análise de umainstalação elétrica, encontramos uma série de equipamentos e dispositivos que numa seqüência lógica,dentro das atribuições do circuito, efetuam cada qual uma função elétrica definida. Portanto, cadaequipamento, ou cada dispositivo por mais simples que seja, deve ter uma construção determinada, pararealizar o que dele se espera . De um modo geral, podemos distinguir quatro grandes classes dedispositivos elétricos, que se destinam ao Comando, a Proteção, a Medida e a Regulação.Os dispositivos de comando, fundamentalmente, e de acordo com a terminologia oficial em vigor se subdividem em seccionadores, chaves e disjuntores, classificação baseada nas características próprias eque são inseridas nos circuitos em posição adequada. Os de proteção devem reagir em função dasgrandezasmais. Efetuam ainda a fiscalização das condições de circulação da corrente e da tensão elétrica. Quanto aosaparelhos de medição, permitem os mesmos em cada instante a verificação numérica das grandezaselétricas, pelos voltímetros, amperímetros, frequencímetros e outros mais, que, em última análise são oreflexo das condições de alimentação e de carga, própria do sistema. Com referência aos de regulação,como a própria denominação já esta explicando, são dispositivos que permitem uma regulagem.
COMANDO A DISTÂNCIA
Toda máquina possui um painel de controle onde se encontram os componentes de acionamento damáquina, tais como botoeiras, chaves seletoras, lâmpadas de sinalização,etc. Entretanto este painelnormalmente fica distante dos motores que devem ser acionados.Portanto surge a necessidade de utilizarmos um elemento principal de chaveamento para aalimentação dos motores e que possa ser comandado á distância Sem esse elemento principal dechaveamento, precisaríamos levar os cabos alimentadores a partir da linha de alimentação, passa-los por um elemento de chaveamento e segui-los até o local onde estão os motores.
1
 
CURSO DE COMANDOS ELÉTRICOS
PRODUÇÃO DE C.A. TRIFÁSICA E ALTERNADORESTRIFÁSICOS
Porém, isso seria impraticável pelo fato de que se o(s) motor(es) foss(em) de grandes po-tências os cabos possuíram bitolas elevadas, além de que o elemento de chaveamento teria que possuir características especiais, fazendo com que o sistema ficasse com preço elevado.
Geração e Distribuição de energia.
O tipo de energia elétrica mais utilizado no mundo, e sobretudo no Brasil, é o da energia elétricaem corrente alternada no sistema trifásico. De fato, trata-se de um sistema em que a energia é facilmentegerada, transmitida e distribuída. Nesta lição, você vai aprender coisas importantes sobre os circuitos trifásicos. Você vai aprender. por exemplo, que eles podem ser ligados de duas maneiras: em estrela e cm triângulo. Estudará também ocomportamento das tensões e correntes nesses dois tipos de ligação.Para estudar os conteúdos desse capítulo, é imprescindível que você conheça o que é correntealternada.
Usinas geradoras:
Um dos modos de se produzir eletricidade é pela ação do magnetismo. Os geradores elétricos são osequipamentos que produzem eletricidade por meio desse processo. Para que isso aconteça. é necessário queeles sejam acionados por urna força mecânica.Para produzir eletricidade, as usinas utilizam grandes geradores que são acionados por alguma forma deenergia.Existem vários tipos de usinas geradoras de eletricidade:Usinas HidroelétricasUsinas TermoelétricasUsinas Termonucleares
2
 
Usinas Eólicas
CURSO DE COMANDOS ELÉTRICOS
PRODUÇÃO DE C.A. TRIFÁSICA E ALTERNADORESTRIFÁSICOS
Usinas Hidroelétricas:
As usinas hidroelétricas empregam a força da água represada que passa por uma tubulação e fazgirar à turbina. A turbina, então, faz girar o gerador que produz eletricidade.
Usinas Termoelétricas:
Para transformar a água em vapor, as usinas termoelétricas utilizam o calor gerado pela queima delenha, carvão mineral ou óleo combustível. O vapor produzido por essa combustão faz girar a turbina. Aturbina. por sua vez, aciona o gerador que produz eletricidade.
Usinas Termonucleares:
As usinas termonucleares também utilizam o calor para a geração de energia. O calor, entretanto, éobtido por meio de uma tecnologia muito sofisticada. Nesse tipo de usina, temos o seguinte processo: o calor é produzido pela desintegração dos átomos nointerior do reator. O calor, então, aquece a água e a transforma em vapor Esse vapor, por sua vez, convertetambém em vapor a água do reservatório seguinte. Por fim, o vapor desse reservatório faz girar a turbinaque aciona o gerador de eletricidade.
3

Activity (73)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
ffabiaofaria liked this
Abel Quianga liked this
Cri Sil liked this
Pedro Paulo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->