Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Instrumentos Africanos Inseridos Na Cultura Brasileira

Instrumentos Africanos Inseridos Na Cultura Brasileira

Ratings: (0)|Views: 439 |Likes:
Published by Gustavo Souza
Música Afro-brasileira.
Música Afro-brasileira.

More info:

Published by: Gustavo Souza on Jun 04, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/11/2012

pdf

text

original

 
Instrumentos Africanos na Cultura Brasileira
São claras as influencias da África sobre a cultura brasileira, a maior parteda população brasileira é negra, e até mesmo as pessoas que não sãonegras, têm origens africanas, isso por que o povo brasileiro é um dos maismiscigenados do mundo, muitas vezes ocorre de pessoas brancas, teremgrande parte de seus antepassados negros, a miscigenação é um efeitomuito interessante. Os homens e mulheres que vieram da África trouxeramconsigo sua cultura, costumes, culinária e obviamente sua música, há clarassemelhanças entre os ritmos brasileiros e africanos.A capoeira é uma dança que surgiu no Brasil, sendo uma mistura de lutas epassos de dança africanos, apesar de que muitos acreditam que a capoeirasurgiu na África, ela surgiu pela necessidade dos escravos de manterem suacultura e treinarem seu corpo. A capoeira usou instrumentos africanos paradar ritmo a dança. Ela utiliza principalmente o berimbau, que consiste emum arco feito de uma vara de madeira (verga) de comprimento aproximadode 1,50m a 1,70m e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara.Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que funciona comocaixa de ressonância. O tocador de berimbau utiliza uma pedra e umavareta.Há outros instrumentos de origem africana, apesar de não serem utilizadosna capoeira, são eles;
 
Afoxé
- instrumento percussivo composto de uma cabaça cobertacom uma rede de contas ao redor de seu corpo. O som é produzidoquando se giram as contas em um sentido, e a extremidade doinstrumento (o cabo) no sentido oposto.
Agogô
- instrumento percussivo composto de duas a quatrocampânulas de tamanhos diferentes, ligadas entre si pelosvértices. Para se tirar som desse instrumento usa-se uma baquetade madeira.
Balafon
- precursor do xilofone, possui um reduzido número deteclas colocadas sobre meias cabaças que servem comoressonadores. Isto exige uma amarração especial onde se utilizamcouro, bambus e cordas.
Caxixi -
instrumento de percussão que consiste em um pequeno cestode palha contendo sementes que se entrechocam quando sacudido. Éusado, no Brasil, em conjugação com o berimbau.
Chocalho de pé -
instrumento percussivo feito de pequenas peças(cascas secas de frutas, unhas de cabra, búzios) presas a um fio outecido, que produzem um som achocalhado ao baterem entre si,conforme o movimento das pernas de quem o usa.
Clava -
instrumento percussivo correspondente a duas peças de madeirana forma de cilindro que são percutidas uma na outra. Os pigmeus usamclavas rústicas – tocos de madeira.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->