Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
40Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Simulado de Direito Internacional

Simulado de Direito Internacional

Ratings:

3.0

(1)
|Views: 7,099|Likes:
Published by ccarrrloss
Questões com gabarito.
Questões com gabarito.

More info:

Published by: ccarrrloss on Jun 20, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/04/2013

pdf

text

original

 
Simulado de Direito Internacional - OAB1. Ramiro, cubano, é casado com Antonia, portuguesa. O casal reside emBarcelona, Espanha, onde nasce sua filha Julia. Supondo que Cuba adote ocritério misto e Portugal e Espanha o critério do ius saguinis, marque aalternativa correta:
a) Julia é natural da Espanha e tem as nacionalidades originárias da Espanha e dePortugal;b) Julia é natural da Espanha e tem as nacionalidades originárias de Cuba ePortugal;c) Julia é natural da Espanha e possui apenas a nacionalidade cubana;d) Julia é natural da Espanha e possui apenas a nacionalidade portuguesa.
2. Um americano, portador do visto de turista, é localizado trabalhandocomo atendente em um hotel de luxo situado na zona sul do Rio deJaneiro. Pergunta-se: Legalmente, o que a Polícia Federal poderá fazercom esse estrangeiro:
a) Expatriá-lo;b) Expulsá-lo;c) Extraditá-lo;d) Deportá-lo.
3. O estrangeiro que foge para o nosso País porque é perseguido porquestões religiosas em seu Estado de origem poderá pedir a condição derefugiado ao:
a) Alto Comissariado das Nações Unidas;b) Comitê Nacional para Refugiados;c) Conselho Nacional de Imigração;d) Departamento de Polícia Federal.
4. O brasileiro que for nomeado para o cargo de magistrado do TribunalPenal Internacional poderá receber do Ministério das Relações Exterioresum passaporte:
a) Comum;b) Para estrangeiro;c) Oficial ou de serviço;d) Diplomático.
5. Uma procuração lavrada em um cartório suíço, devidamenteconsularizada e traduzida para o nosso vernáculo por intérprete juramentado, terá eficácia em nosso país se:
a) Não ofender a soberania nacional, a ordem pública e os bons costumes;
 
b) For homologada pelo STJ;c) For ratificada pelo Presidente da República;d) For publicada no Diário Oficial.
6. Leia as afirmativas abaixo e marque a opção correta:
I - O processo de opção de nacionalidade é protocolado na Polícia Federal.II - O processo de naturalização é protocolado na Justiça Federal.III - O Brasil adota o critério do ius soli para conceder sua nacionalidade originária.IV - O Inglês pode se naturalizar brasileiro após um ano de permanência em nossoterritório.a) I e II são verdadeiras e III e IV são falsas;b) I e II são falsas e III e IV são verdadeiras;c) Todas são falsas;d) Todas são verdadeiras.
7. Em relação às sentenças estrangeiras é correto afirmar que:
a) Serão executadas pela justiça federal como título extrajudicial após seremhomologadas pelo STF;b) Serão executadas pela justiça federal como título judicial após seremhomologadas pelo STF;c) Serão executadas pela justiça federal como título judicial após seremhomologadas pelo STJ;d) Serão executadas pela justiça estadual como título judicial após seremhomologadas pelo STJ.
8. Francisco, português, portador do visto temporário para estudos noBrasil foi localizado em janeiro de 2006 pela Polícia Federal trabalhandocomo chef de um restaurante de comidas típicas portuguesas na Barra daTijuca. Levando-se em consideração que desde março 2004 Francisco viveuma união estável com Márcia, também portuguesa, que conheceu naFaculdade de Medicina no Brasil e com quem tem um filho nascido no Riode Janeiro em outubro de 2005. Pergunta-se: O que poderá ocorrer comFrancisco?
a) Ser deportado para Portugal;b) Ser extraditado para Portugal;c) Ser expulso para Portugal;d) Todas as alternativas estão erradas.
9. A violação substancial de um tratado multilateral por um doscontratantes autoriza as outras partes, por consentimento unânime, asuspenderem a execução do tratado, no todo ou em parte, ou a
 
extinguirem o tratado. Entretanto, tais regras não se aplicam àsdisposições sobre:
a) a proteção contra a poluição do meio ambiente.b) a proteção da pessoa humana, contidas em tratados de caráter humanitário.c) a solidariedade internacional com a prática de atos de terrorismo.d) privilégios e imunidades dos Estados soberanos.
10. Leia as alternativas abaixo e marque a opção correta:
I. A carta rogatória será executada pela justiça estadual.II. Um testamento celebrado no exterior produzirá efeitos depois de homologadopelo Superior Tribunal de Justiça.III. Uma sentença estrangeira deve ser homologada no Supremo Tribunal Federal.IV. O Brasil só homologa sentença estrangeiras cujo litígio envolvam apenasbrasileiros.a) Todas são verdadeiras;b) Apenas a II é verdadeira;c) Apenas a III é falsa;d) Todas são falsas.
11. João, angolano, portador do visto temporário, que está a dois anostrabalhando no Brasil em uma agência de viagens onde é querido por todosprotocola seu pedido de naturalização junto a Polícia Federal. Pergunta-sequal das alternativas abaixo aponta a solução correta para o presentecaso:
a) O pedido será deferido porque João é oriundo de país que adota a línguaportuguesa como idioma oficial e possui idoneidade moral;b) O pedido será indeferido porque João não possui o visto permanente, condiçãoindispensável para a concessão do seu pleito;c) O pedido será indeferido porque é necessário que João resida no Brasil há pelomenos quinze anos;d) O pedido será arquivado porque a Polícia Federal não é competente paraprotocolar e processar o pedido de naturalização.
12. O estrangeiro que pretenda ingressar no Brasil a serviço de empresaEstatal Estrangeira deverá solicitar um visto:
a) De trânsito;b) Oficial;c) De cortesia;d) Diplomático.
13. Quais são os países que integram o Conselho de Segurança da ONU eque têm direito a veto?

Activity (40)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Itana Brito liked this
Marcela Jef liked this
Karina Avelar liked this
Keila Maria liked this
Christina Brito liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->