Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
53Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Anais I Congresso Brasileiro de Rochagem

Anais I Congresso Brasileiro de Rochagem

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 2,348|Likes:
Published by martinseder
Anais do I Congresso Brasileiro de Rochagem, que ocorreu em Brasília, entre 21 e 24 de setembro de 2009. Foram selecionados quarenta artigos completos de especialistas brasileiros e estrangeiros sobre o tema. Esta é um contribuição decisiva ao tema, mostrando a importância das rochagem como estratégia sustentável de recuperação da fertilidade dos solos agrícolas, especialmente em países tropicais.
Anais do I Congresso Brasileiro de Rochagem, que ocorreu em Brasília, entre 21 e 24 de setembro de 2009. Foram selecionados quarenta artigos completos de especialistas brasileiros e estrangeiros sobre o tema. Esta é um contribuição decisiva ao tema, mostrando a importância das rochagem como estratégia sustentável de recuperação da fertilidade dos solos agrícolas, especialmente em países tropicais.

More info:

Categories:Types, Research
Published by: martinseder on Jun 20, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/04/2013

pdf

text

original

 
Embrapa Cerrados
Planaltina, DF2010
Editores
 
Eder de Souza MartinsSuzi Hu Theodoro
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaEmbrapa CerradosMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
 
Comissão Organizadora Organização do Evento Comissão organizadora: 
Fernando Freitas Lins (MME)Suzi Hu Theodoro (Petrobras)Eder de Souza Martins (Embrapa)Elzivir Azevedo Guerra (MCT)
 Comitê Executivo: 
Suzi Hu Theodoro (Petrobras - Coordenadora)José Marcos Figueiredo de Oliveira (MME/SGM - Sub-coordenador)Eder de Souza Martins (Embrapa Cerrados)Enir Mendes (MME/SGM)Marcus Manoel Fernandes (CETEC)Mariano Laio de Oliveira (MCT/SETEC)Tássia de Melo Arraes (MCT/SETEC)Kleysson Garrido Rego (FUSI)
 Comitê Técnico-Científco: 
Eder de Souza Martins (Embrapa Cerrados – Coordenador)Adão Benvindo da Luz (CETEM)Adônis Moreira (Embrapa Milho e Sorgo)Álvaro V.de Resende (Embrapa Milho e Sorgo)Basílio E. da Cruz (CPRM-BA)Claudinei Gouveia de Oliveira (UnB/IG)Clenio Pillon (Embrapa Clima Temperado)Edinei de Almeida (AS-PTA)Fernando Freitas Lins (MME)José Carlos Polidoro (Embrapa/Solos)Ivanildo Marriel (Embrapa Milho e Sorgo)Ivan S. C. Mello (CPRM)Marcus Manoel Fernandes (CETEC)Marisa B. de Melo Monte (CETEM)Othon Leonardos (UnB/CDS)Ricardo Melamed (MCT/SEPED)Rita Fonseca (Univ. de Évora/Portugal)Suzi Hu Theodoro (Petrobras)Vinicius Melo Benites Embrapa/Solos)
 Projeto Gráfco e Editoração: 
Divanir Junior (MTb/DF 4536/014/49v)
Patrocínio:
Petrobras, MME (Secretaria de Geologia, Mineração e Transormação Mineral), MCT (Secretarias deDesenvolvimento Tecnológico e Inovação e de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social), EMBRAPA,CNPq, Grupo MIBASA, Mineração Curimbaba, Itaós ertilizantes, terra Produtiva Mineração, FNS Galva-ni. O Congresso teve o apoio da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, FundaçãoSonia Ivar e Quasu Soluções em TI
APRESENTAÇÃO
O I Congresso Brasileiro de Rochagem resultou de um acúmulo de vários anos de pesquisa sobrea utilização de rochas moídas para remineralizar os solos, de orma a melhorar seu perl de ertilidade. Oprincípio desta tecnologia baseia-se no conceito de que dierentes tipos de rochas podem suprir com umademanda adequada de nutrientes os solos tropicais e, em conseqüência as plantas, de orma que os agri-cultores/produtores possam ter produções compatíveis com suas necessidades e para atender o mercado.Parte-se do pressuposto de que sendo o Brasil um país agrícola (e extremamente dependente dacompra de ertilizantes do mercado internacional e que estes ertilizantes têm alcançado preços que compro-metem o equilíbrio do setor - no nal do ano passado os preços alcançaram valores estratoséricos, em unçãoda alta demanda e do preço do petróleo), o país precisa encontrar mecanismos e novas rotas tecnológicasque possam diminuir esta dependência do mercado internacional. Neste sentido, a tecnologia da
Rochagem
 pode-se congurar como uma excelente alternativa, uma vez que o Brasil é um país mega-geodiverso e que,portanto, pode viabilizar o uso de dierentes tipos de rochas, em dierentes regiões para alcançar padrõesde ertilidade combatíveis com as necessidades regionais e ainda acilitar mecanismos de desenvolvimentoregional, dentro de padrões mais sustentáveis (econômica e ambientalmente). A tecnologia da Rochagem oi primeiramente sugerida no Brasil na década de 1950 por Josué Gui-marães e Vlademir Ilchenko (em Minas Gerais). Posteriormente, o proessor Othon Leonardos, da UnB,ez diversas pesquisas relacionadas ao tema e, é considerado como o grande precursor da Rochagem noBrasil. Na década de 1990, outros grupos iniciaram novas pesquisas com enoques especícos. O grupo daUnB, liderado pelo Pro. Othon, passou a testar dierentes tipos de rochas brasileiras, incorporando aosaspectos geoquímicos e agronômicos, um viés mais social e ambiental à pesquisa, mas, também, realizandoexperimentos junto a agricultores amiliares (assentados, quilombolas e pequenos agricultores) em MinasGerais, Bahia, Rio grande do Sul e Pará. Um outro grupo ormado por técnicos da Embrapa, teve comoprincipal meta pesquisar tipos de rochas que pudesse suprir o mercado brasileiro com ontes especícas,em especial o Potássio. Outros grupos dispersos no país e, também no exterior, vêm apresentando trabalhosimportantes. E oi justamente para agregar as diversas pesquisas, que surgiu a ideia de azer o I CongressoBrasileiro de Rochagem.
Congresso Brasileiro de Rochagem (1. : 2010 : Brasília, DF) Anais... / ICongresso Brasileiro de Rochagem; editores Eder de Souza Martins,Suzi Huff Theodoro Planaltina, DF : Embrapa Cerrados, 2010.322 p. ; 30 cm.Data do Evento: 21 a 24 de setembro de 2009.ISBN: 978-85-7075-054-91. Rochagem. – 2. Fertilidade do solo. I. Martins, Eder de Souza.II. Theodoro, Suzi Hutt. III. Título.CDD 21 551.38
Todos os direitos reservados
A reprodução não-autorizada desta publicação, no todo ou emparte, constitui violação dos direitos autorais (Lei no 9.610).
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)Embrapa Cerrados
 
Embrapa 2009
C749a

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->