Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
50Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Factores de Aprendizagem Psicologia Da Aprendizagem

Factores de Aprendizagem Psicologia Da Aprendizagem

Ratings: (0)|Views: 8,881 |Likes:
Published by Herlander-2010
Este é um trabalho de factores que influenciam a aprendizagem que foi elaborado pelo melhor aluno de psicologia do imne marista cristorei de luanda chamado herlander da 11c
Este é um trabalho de factores que influenciam a aprendizagem que foi elaborado pelo melhor aluno de psicologia do imne marista cristorei de luanda chamado herlander da 11c

More info:

Published by: Herlander-2010 on Jun 23, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/19/2013

pdf

text

original

 
Factores de Aprendizagem
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordando sobre os factores que influênciam o processo deaprendizagem procurei detalhar explicitamente cada um dos factores, memória,motivação, idade, inteligência, desenvolvimento, conhecimentos anteriores, factoressociais e a participação ou cooperação mostrando a relação entre os respectivosfactores com a aprendizagem, porque a influência de cada um destes factoresdurante o desenvolvimento de um individuo, irão determinar o modo de como aspessoas aprendem e as condições necessárias para a sua aprendizagem. 
Factores de AprendizagemPágina 1
 
Factores de Aprendizagem
Aprendizagem é a aquisição ou mudança relativamente estável eduradoura do comportamento ou do conhecimento, devido à experiência, ao treinoou ao estudo, com uma fuão adaptativa relativamente ao meio e às suasmudanças". A palavra aprendizagem deriva da palavra latina "apprehendere" quesignifica adquirir o conhecimento de uma arte, ofício ou outra coisa através doestudo ou da experiência. A aprendizagem implica em geral uma mudança decomportamento através de experiências práticas. Só consideramos que houve umaaprendizagem, se as mudanças provocadas pela mesma forem relativamentepermanentes. Para que possam ocorrer processos de aprendizagem , é necessárioque o organismo tenha atingido um grau desenvolvimento adequado.
FACTORES DE APRENDIZAGEM- Motivação- Inteligência e Desenvolvimento- Idade- Percepção- Memória- Os conhecimentos anteriores- Factores sociaisMotivação
A motivão designa um conjunto de foas internas ou impulsos queorientam o comportamento de um indiduo para determinado objectivo. (Amotivação é um conjunto de forças internas que mobilizam e orientam a acção deum organismo em direcção a determinados objectivos como resposta a um estadode necessidade, carência ou desequilíbrio.)
Ciclo motivacional
O motivo é a razão que leva o organismo a agir; é o estado do organismo peloqual a energia é mobilizada e dirigida a determinados elementos do meio.No ciclo motivacional existem geralmente três etapas: necessidade, impulso eresposta (meta).É a necessidade (estado de falta fisiológica ou psicológica) que origina oimpulso ou pulsão. O impulso é a força que impele a pessoa à acção, ao conjunto decomportamentos que permitem atingir o objectivo. O impulso termina quando ameta, o objectivo, é alcançada. Se a meta é atingida, a necessidade é satisfeita e oimpulso é reduzido.
Factores de AprendizagemPágina 2
 
Factores de Aprendizagem
O comportamento motivado está intimamente ligado ao funcionamento dosistema endócrino e a diferentes estruturas do sistema nervoso.
TIPOS DE MOTIVAÇÃO
Motivações fisiológicas (primárias, inatas, básicas ou biogénicas):As motivações fisiológicas são inerentes à estrutura biológica do organismo,tendo por função garantir o equilíbrio orgânico – homeostasia (é um processodinâmico de auto-regulação que assegura a sobrevivência do organismo.Exemplos de motivações fisiológicas são: o sono, a dor, a fome, a sede.O sono é um impulso que tem um papel fundamental no equilíbrio orgânico. Odesejo de dormir é um dos impulsos mais fortes. É o hipotálamo que regula o sono.O impulso da dor tem por função a defesa do organismo, conduzindo-o aevitar o estímulo doloroso para manter o equilíbrio orgânico.A sensação de fome é provocada pelas contracções do estômago, quedesencadeiam estímulos internos que nos levam a procurar alimento. O hipotálamodetecta situações de carência orgânica: sentimos fome. É este estado que nos levaa orientar acções com o objectivo de satisfazer a necessidade.A aprendizagem tem um papel importante na satisfação do impulso da fomenos seres humanos: o que comemos, quando e como comemos são determinadospela cultura a que pertencemos.
FRUSTRAÇÃO E CONFLITO
A frustração é o bloqueio do comportamento motivado, isto é, um obstáculoimpede que o desejo, o objectivo, seja alcançado. (Frustração primária é a queresulta da ausência do objecto de satisfação da motivação; frustração secundária éa que resulta da interposição de um obstáculo.)A tolerância à frustração, isto é, a capacidade de suportar a frustração,depende de vários factores como a idade (por exemplo, uma criança pequena comfome suporta a situação de não comer com menos tolerância do que um adulto) e aaprendizagem, nomeadamente a socialização (que ensina o modo como o sujeitoreage à frustração).As reacções à frustração podem ir da agressão (directa ou deslocada) àapatia (indiferença).A agressão directa acontece quando o indivíduo agride a causa que provocoua frustração; na agressão deslocada, o sujeito desloca a sua agressão paraelementos não responsáveis pela frustração. A auto-agressão é uma forma deagressão deslocada em que o sujeito se agride a si próprio.
Factores de AprendizagemPágina 3

Activity (50)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
susa182 liked this
Neli Sebastiao added this note
OBRIGADO POR M FACILITAREM MUI NAS PESQUISAS PARA O MEU BOM CONHECIMENTO
Mário Vladmir Pio added this note
obrigado por contribuirem no estudo do povo.
O AGRADCMNTO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO.Obrigado e bom trabalho.
Isabela Santos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->