Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
51Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila Geografia - Ensino Fundamental - Módulo 02

Apostila Geografia - Ensino Fundamental - Módulo 02

Ratings:

4.75

(8)
|Views: 23,003 |Likes:
Published by Ensino Fundamental

More info:

Published by: Ensino Fundamental on Jun 13, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/17/2013

pdf

text

original

 
Prefeitura Municipal de Santos
ESTÂNCIA BALNEÁRIA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
Equipe InterdisciplinarMódulo IICiclo IEnsino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos
Santos2003
 
2
 
LANÇANDO UM NOVO OLHAR SOBRE A GEOGRAFIA
A Geografia deve ocupar-se em pesquisar como o tempo torna-se espaço e de como o tempopassado e o tempo presente têm, cada qual, um papel específico no funcionamento do espaço atual.“A Geografia deve levar em conta as formações sociais no interior das quais se colocam asquestões de diferenciação do espaço social, o que implica que a história não é concebida como fatorde explicação da geografia (historicismo), mas, ao contrário, a geografia é que é pensadahistoricamente.”
(C. Grataloup e J. Levy, 1977 p.49).
 O espaço geográfico é a natureza modificada pelo homem por meio do seu trabalho. Aconcepção de uma natureza natural, onde o homem não existisse, ou não fora o seu centro, cedelugar à idéia de uma construção permanente da natureza artificial ou social, sinônimo de espaçohumano. A sociedade cria necessidades e para satisfazê-las, cria novas necessidades. Desta forma, oespaço é sempre reelaborado por meio da ação humana (trabalho). Novos espaços surgem, outros seampliam, alguns permanecem iguais por determinado tempo. Os grupos humanos plantam, criamanimais, desmatam florestas, canalizam rios, exploram os recursos naturais para satisfazer as suasnecessidades.
“Pode-se dizer que não há fatosgeográficos, mas uma maneira geográficade considerar cada conjunto de fatos.”
P. Rat, geólogo, 1969
 
3
 
ESPAÇO GEOGRÁFICO
Para o aluno situar-se no espaço geográfico como agente transformador, podemos pedir adescrição da própria moradia, solicitando a descrição de como ocupa o espaço nos diferentesambientes em que circula: escola, entre amigos, família etc. Possibilitar ao aluno pensar em suacontribuição na construção desse espaço, em como organiza seus objetos, como se comporta emrelação ao meio ambiente – se joga lixo nas ruas, se suja a praia, se rabisca paredes.
ESTUDO DO MEIO
O estudo do meio é importante para desenvolver nos alunos o hábito da investigação, dareflexão e da crítica. Proporciona o exercício de uma atitude científica com investigação,entrevistas, observação e comparação entre o estudo (escola) e a vida em movimento (sociedade).Embora excursões ou viagens sejam importantes, o estudo do meio pode ser feito dentro da própriaescola, em casa, nos ambientes que o aluno freqüenta. Afinal, o meio não é algo à parte, isolado doambiente escolar.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->