Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
13Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Informativo Grupo Fiat #101

Informativo Grupo Fiat #101

Ratings: (0)|Views: 3,442|Likes:

More info:

Published by: José Augusto Dantas on Jun 24, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

01/26/2013

pdf

text

original

REVISTA DO GRUPO FIAT DO BRASIL
NúmERO 101 - ABR/mAI 2010
marchionne: “O Brasil é a nossa segunda casa” Fiat, líder de vendas no ercado de táis
CNH nacionaliza equipaentos agrícolas Coau entre os elhores no Prêio Projeto do Ano
magneti marelli lança produtos e serviços de reparação autootiva Iveco Stralis NR:

cainhão pesado inspirado no cliente Case investe no esporte As novas eigências da boa
governança As raízes ineiras da grandefamiglia Perfil:chef meo Biadi
Ações sustentáveis na Fundação Torino

NOVO UNO
por Cledorvino Belini*
H
á momentos particularmente gratificantes na vida empresarial, como aquele em que se anun-
cia um novo ciclo de investimentos e aquele em que se podem mostrar os resultados destes

investimentos. É quando sentimos que estamos no caminho certo, construindo de fato o futuro, ajudando a perpetuar a empresa, contribuindo para o crescimento do país e para o desen- volvimento da sociedade. E se o produto lançado for um sucesso de público e crítica, o sentimento, então, é de satisfação imensurável.

O Grupo Fiat está neste momento inspirador, em que pode apresentar, um após outro, novos empreendimentos e produtos, viabilizados no âmbito dos R$ 6 bilhões que está investindo no Brasil entre 2008 e este ano. Uma parte importante destes recursos gerou as condições para o desenvol- vimento do Novo Uno, ao dotar nossas empresas de centros de engenharia e de design, de equipa- mentos, processos, tecnologia e capacidade de produção para responder ao ritmo e às necessidades do mercado brasileiro. O projeto do novo automóvel mobilizou as forças criativas de várias empresas do Grupo, como Fiat, FPT – Powertrain Technologies, Magneti Marelli, Teksid, Comau e Fiat Group Purchasing, em perfeita sintonia entre Brasil e Itália. Equipes bem preparadas trabalharam com entusiasmo, procurando superar os próprios limites. Evidenciou-se neste processo a maturidade brasileira como polo automotivo de classe global, pois não apenas as empresas do Grupo Fiat, mas a cadeia de fornecedores de produtos e serviços, estiveram à altura de gerar soluções adequadas à concepção de um veículo de nível internacional.

Há também outro momento muito especial na vida empresarial, quando podemos passar a divi- dir nosso tempo entre a rotina dos negócios e a representação institucional, entre o nível micro das decisões empresariais e o macro da economia e da agenda nacional. Pessoalmente, tenho o privilé- gio de viver simultaneamente todos estes momentos especiais. Ao mesmo tempo em que o Grupo Fiat continua a realizar novos investimentos e em que lança um automóvel com grande expectativa de sucesso, assumo a presidência da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entidade que reúne as empresas fabricantes de autoveículos, máquinas agrícolas e de construção e representa um dos mais importantes setores econômicos brasileiros.

O mandato de representação setorial é motivo de muita honra e de sentido de responsabilidade, pois transcorrerá em uma conjuntura de rápidas transformações do perfil global da indústria automobilísti- ca, em que nos cabe incrementar a competitividade de nossa indústria, sempre considerada em conjunto com os fornecedores, outros parceiros e infraestrutura logística, para posicionarmo-nos de modo vence- dor frente à concorrência internacional e retomarmos em plenitude nossa tradição exportadora.

Os desafios são grandes, mas a força para superá-los brota da certeza de que o setor automotivo brasileiro, no qual o Grupo Fiat se insere, é um parque industrial e tecnológico como poucos no planeta e tem um papel estratégico a cumprir no desenvolvimento nacional.

* Presidente do Grupo Fiat para a América Latina
os mments
que valem a ena
CARTAAOLEIT
OR
MUNDoFiAT
MUNDoFiAT
MUNDoFiAT
76
6
sumáRIO
06
8

0
61
82
EXPEDIENTE

Mund Fiat é uma ublicaçã da
Fiat d Basil S/A, destinada asstakehldes
das emesas d gu n Basil.

www.grupofiat.co.br
www.eticagrupofiat.co.br
FIAT DO BRASIL S/A
Presidente: Cledorvino Belini
MONTADORAS
FIAT AUTOMÓVEIS
Presidente: Cledorvino Belini
CASE NEW HOLLAND
Presidente: Valentino Rizzioli
IVECO LATIN AMERICA
Presidente: Marco Mazzu
COMPONENTES
FPT – POWERTRAIN TECHNOLOGIES
Superintendente: Franco Ciranni
MAGNETI MARELLI
Presidente: Virgilio Cerutti
TEKSID DO BRASIL
CEO Nafta e Mercosul: Vilmar Fistarol
SISTEMAS DE PRODUÇÃO
COMAU
Superintendente: Alejandro Solis
SERVIÇOS FINANCEIROS
BANCO FIDIS
Superintendente: Gilson de Oliveira Carvalho
BANCO CNH CAPITAL
Superintendente: Derci Alcântara
FIAT FINANÇAS
Superintendente: Gilson de Oliveira Carvalho
SERVIÇOS
FIAT SERVICES
Superintendente: José Paulo Palumbo da Silva
FIAT REVI
Superintendente: Davide Nicastro
FIDES CORRETAGENS DE SEGUROS
Superintendente: Marcio Jannuzzi
FAST BUYER
Superintendente: Valmir Elias
ISVOR
Superintendente: Márcia Naves
ASSISTÊNCIA SOCIAL
FUNDAÇÃO FIAT
Diretor-Presidente: Adauto Duarte
CULTURA
CASA FIAT DE CULTURA
Presidente: José Eduardo de Lima Pereira
EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO TORINO
Presidente: Raffaele Peano
COMITÊ DE COMUNICAÇÃO

Alexandre Campolina Santos (Fiat Services ), Ana Vi- lela (Casa Fiat de Cultura), Pollyane Bastos (Teksid), Carolina Guimarães (Fundação Torino), Cláudio Rawicz (FPT – Powertrain Technologies), Elena Moreira (Fundação Fiat), Fabíola Sanchez (Magneti Marelli), Fernanda Palhares (Isvor), Guilherme Pena (Fiat Automóveis), Jorge Görgen (CNH), Marco Antônio Lage (Fiat Automóveis), Marco Piqui- ni (Iveco), Milton Rego (CNH), Othon Maia (Fiat Automóveis), Renata Ramos (Comau) e Roberto Baraldi (Fiat do Brasil).

Jornalista Responsável: Marco Antônio Lage
(Diretor de Comunicação da Fiat). MTb: 4.247/MG
Gestão Editorial: Margem 3 Comunicação Es-
tratégica.Editor -Executivo: Wagner Concha.
Colaboraram nesta edição: Adriana Bernardino,

Bianca Alves, Carlos Henrique Ferreira, Carol Lo- pes, Cléa Martins, Guilherme Pena, José Eduardo de Lima Pereira, Juliana Andrade, Paola Coelho, Patrícia Larsen, Rafael Mariani, Renato Morais, Roberto Ângelo, Roberto Baraldi, Rúbia Piancas- telli, Samuel Almeida e Wagner Concha.Projeto

Gráfico e Diagramação: Sandra Fujii. Produ- ção Gráfica: Ilma Costa. Impressão:Lastro. Tiragem: 20.500 exemplares. Redação: Rua dos

Inconfidentes, 1.075, sl. 801 – CEP 30.140-120 – Funcionários – Belo Horizonte – MG – Tel.: (31) 3261-7517.

Fale conosco:mundofiat@fiatbrasil.com.br
Para anunciar: José Maria Neves (31) 3297-8194
- (31) 9993-0066 - mundofiat@uol.com.br
p
or que tudo que é belo tem que custar caro? Por que
produtos fabricados em larga escala não podem ser

personalizáveis, como uma expressão da individuali- dade de seus proprietários? Por que a inovação só se torna acessível aos segmentos mais amplos do mercado quando já está obsoleta?

Colocamos estes questionamentos em evidência e fomos procurar as respostas. Com atenção, ouvimos os consumido- res, nossos parceiros e nossos talentos. Com mais atenção ainda buscamos interpretar as aspirações e sinais do merca- do, provocamos nossos designers, desafiamos nossos enge- nheiros. Por fim, as respostas que encontramos para nossos questionamentos se materializaram não apenas em novos conceitos, mas em um novo carro – o Novo Uno, que a Fiat tem muito orgulho de apresentar ao mercado.

O lançamento do Novo Uno é um evento pleno de signifi- cados. Depois do lançamento do Palio, esta é a segunda vez que o Brasil participa ativamente do desenvolvimento de um automóvel Fiat, destacando-se em todas as etapas de projeto e produção. E o Novo Uno, como o Palio, chega primeiro ao consumidor brasileiro, para depois ganhar novos mercados no exterior.

Este lançamento evidencia também a maturidade do Grupo Fiat no Brasil, pois, além da própria Fiat Automóveis, participaram do projeto a FPT – Powertrain Technologies, a Magneti Marelli, a Teksid, a Comau e a FGP – Fiat Group Purchasing, bem como as empresas de serviços, finanças e capacitação do Grupo, que aportaram ideias, soluções, par- tes e componentes essenciais.

O sentimento é de dever cumprido, pois o resultado é um carro de classe internacional, de qualidade global, alinhado à busca por veículos com mais conteúdo tecnológico, mais bonitos, mais limpos e, sobretudo, mais econômicos. É um projeto que nada fica a dever aos europeus, asiáticos ou nor- te-americanos, com o diferencial de aliar design e tecnologia de ponta ao espírito brasileiro.

O Novo Uno é destaque nesta edição de Mundo Fiat, que traz também as opiniões do CEO do Fiat Group, Sergio Mar- chionne, após sua recente visita ao Brasil, e a posse de Cle- dorvino Belini como presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Boa leitura!
* Diretor de Comunicação Corporativa do Grupo Fiat
Nv Un,
uma essta usada
por MArCo AnTônio lAge*

ALastro, cnsciente de suas esnsabilidades sciais e am- bientais, utiliza aéis Suzan cm cetificad FSC (Forest Stewardship

Council) aa imessã da evista

Mund Fiat. A cetificaçã FSC ga- ante que a matéia-ima flestal aa a duçã d ael é ve- niente de manej cnsidead s- cial, ambiental e ecnmicamente adequad.

A Lastro está em processo de certificação na Cadeia de Custódia – FSC, garantindo a produção de seus impressos com qualidade e sustentabilidade.

06Caa
NoVo UNo

Nvas emções, nvas azões:
Nv Un chega a meca-
d em quat vesões que
emitem ttal esnalizaçã.
Desenvlviment ivilegiu 
cnceit de round square, u
quadad cm cants cuvs,
que esevam a fma gemé-
tica básica, mas destacam a
hamnia.

0 Gu Fiat
SErGIo MArCHIoNNE

CEo d Fiat Gu e da Chysle
visita  Basil aa aticia
da inauguaçã d cmlex
industial da CNH em Scaba
(Sp) e acmanha de et
s detalhes d lançament d
Nv Un.

Investiments
CoMpLEXo INDUSTrIAL CNH

Case New Hlland (CNH) inicia
duçã de máquinas agíc-
las em Scaba, nde também
seã fabicads eças e cm-
nentes aa ulveizades e
clhedas de cana e de café.

8pdut
CNH NACIoNALIZA MÁQUINAS

Clheitadeias de dul t
Cr9060, da New Hlland
Agicultue, e tates da linha

Famall, da Case IH, aga sã
duzids ela Case New
Hlland (CNH) n Basil.

6Lançament
IVECo STrALIS Nr

paa desenvlve a nva família
de caminhões esads, a Ivec
ealizu intensas esquisas
cm ftistas, cncessináis
e autônms, aa gaanti um
mdel mais dutiv e cm
baix cust eacinal.

pdut
rEpArAÇÃo AUToMoTIVA

Magneti Maelli e Texa feecem
linhas de scannes, estações de
ecaga de a cndicinad e
análise de emissões aa cas,
mts e caminhões.

61T a n s    t e
TÁXIS Do BrASIL

Fiat é líde de vendas el
segund an cnsecutiv n
mecad de táxis, gaças a alt
adã de acabament e custs
imbatíveis ds veículs.

66Te n d ê n c i a s
GoVErNANÇA

A esfea cativa basileia
vive uma mudança cultual sem
ecedentes, cm  aument
da tansaência na gestã ds
ats, demnstações e inten-
ções emesaiais.

76 Imigaçã Italiana
ITALIANoS EM MINAS GErAIS

A históia d desenvlviment
ecnômic e scial d Estad
se cnfunde cm as vidas de
inúmes imigantes italians,
que deixaam a Eua aa
sea em sl minei.

82pe  f i l
MEMMo BIADI

o mais tadicinalchef italian
de Bel Hiznte cmeçu
quand tinha aenas 19 ans
e ajudava a mãe, Dna Dena,
n estauante Fntana di Tevi.
Hje ele laneja um futu mais
tanquil, a dedica-se as
msaics, à caça e à esca.

90pêmi
GESTÃo DE proJEToS

Cmau imlanta linhas de
mntagem na fábica Fie 2 da
FpT – pwetain Technlgies
e cnquista tecei luga n
pêmi pjet d An, -
mvid ela evista Mundo PM
em aceia cm a Fundaçã
Getúli Vagas.

realidade Vitual d Nv Un
geada el Cent Estil

Activity (13)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Onur ATASEVEN liked this
Alex Oliveira liked this
buli12 liked this
butyou_cba liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->